segunda-feira, setembro 20, 2010

Afinal de contas, quem fala verdade?



No sábado, José Sócrates afirmou no Porto que "está implícito em tudo o que foi dito, e que também foi assumido, que esta modificação constitucional mais do que uma simples modificação é um programa de governo". E justificou esta afirmação: é que Pedro Passos Coelho, ao afirmar que o seu programa de governo não pode ser aplicado com esta Constituição e que, consequentemente, a Constituição precisa de ser alterada, "está verdadeiramente a dar nota daquilo que pretende fazer no Governo".

Passos Coelho ensaiou imediatamente uma tentativa de desmentir o primeiro-ministro, recusando a acusação de que o projecto de revisão constitucional do PSD seja um programa de governo.

Quem terá razão, afinal de contas? Nada como consultar o ABC da Revisão Constitucional do PSD. Por exemplo, estes dois extractos do ABC:
    • “A Constituição, tal como está, não permite uma série de medidas que porventura um governo do PSD poderia levar a cabo”;
    • “[...] um Programa de Governo do PSD que, [com a actual] Constituição em vigor, encontrará caminhos constitucionalmente fechados ao seu programa de reformas”.
Estamos esclarecidos?

Sem comentários :