quinta-feira, setembro 23, 2010

Como as coisas se fazem


Uma fonte do PSD - muito provavelmente um deputado de uma das comissões que vai receber o comissário europeu - passa a informação ao Diário de Notícias:

Equipa da UE vem fiscalizar Orçamento
Comissário para Perspectivas Financeiras, Janusz Lewandowski, vai à Comissão Parlamentar de Orçamento com a execução de 2010 na mira da UE
A fonte sabia o que fazia. Contava com a indigência do jornalismo português. O Diário de Notícias nem sequer se deu ao trabalho de fazer o básico - confrontar as fontes, no caso, o Ministério das Finanças, o "alvo" desta suposta missão europeia. Mais: o jornal nem sequer se deu ao trabalho de suprir a ignorância dos seus jornalistas, ou seja, averiguar se aquele comissário poderia fazer o que estava em causa.

Resultado: a Comissão Europeia viu-se obrigada a fazer um desmentido:
Em comunicado, a Comissão diz que “esta informação não corresponde à realidade. De facto, o Comissário Janusz Lewandoski estará em Portugal entre os dias 12 e 15 de Outubro no âmbito de uma tour de capital (à semelhança do que aconteceu recentemente com a Lituânia e a França) para discutir as perspectivas financeiras da União Europeia pós-2013, e não o orçamento português, porque não são essas as suas competências.”
“Lembramos que as competências do Comissário Janusz Lewandoski se inserem no âmbito da ‘Programação financeira e orçamento da União Europeia’. No quadro da repartição interna de competências no colégio de comissários, a análise dos orçamentos nacionais dos Estados-membros compete ao Comissário europeu para os assuntos económicos e monetários, Olli Rehn”, acrescenta a mesma fonte.
Obviamente, duas horas depois de o comunicado de Bruxelas ter sido emitido, o DN ainda não tinha qualquer referência no seu site...

4 comentários :

Rosa disse...

A que ponto chegam os Media?? E quem está por trás de todas estas informações?
Tanto se fala em ética e código deontológico mas, afinal, tudo é válido para alarmar e desestabilizar
a vida das pessoas.Começo a ficar preocupada com as informações que lemos nestes jornais...também não será honesto analisar a veracidade das fontes?

Anónimo disse...

Quem está por trás? É quem quer ir ocupar o lugar de Sócrates?

Gomes, Alentejo

Rosa disse...

Mas nunca desta forma...é tanta a sujeira que fazem que salpicam toda a gente...nomeadamente eles próprios...
Nunca se viram processos ilícitos tão descarados...

Anónimo disse...

Os jornais;quase todos,têm feito uma campanha miserável contra Sócrates e o Governo.Por isso deixei de os adquirir.Recuso-me a ler pasquins.É uma vergonha.O que será deste País,daqui para a frente? Tanto estes como os desportivos chegam a meter nojo!!!!