sexta-feira, setembro 10, 2010

No jardim da Celeste, giroflé, giroflá…



A inventona de Belém foi uma coisa séria e ocorreu em duas fases, a última das quais bruscamente no Verão passado. Tivemos encontros secretos, entrega a jornalistas de dossier feito por Fernando Lima com dados pessoais de um assessor do primeiro-ministro, manchetes de jornais, uma desastrada comunicação ao país do Chefe do Estado, remoção precipitada para os bastidores do braço direito do inquilino de Belém, intervenções avulsas a alimentar a inventona, quer de Cavaco [“deixem passar as eleições e tentarei, de forma discreta, obter informações sobre questões de segurança”, tendo acrescentado, a insistência de uma jornalista, que “a senhora não é ingénua. Eu também não”], quer da então líder da oposição, a malograda Dr.ª Manuela [“Não quero saber se há escutas ou não há. A verdade é que as pessoas sentem que há”], e dois jornalistas triturados (José Manuel Fernandes e Luciano Alvarez, autores materiais da inventona).

Hoje, João Pedro Henriques, «[n]uma referência implícita ao "caso das escutas", que agitou o País no Verão de 2009», sintetiza a inventona nestes termos: “um assessor de imprensa do PR insinuou que o staff de Cavaco estaria sob vigilância do Governo”. Coisa mais doce. Só faltou mesmo dizer que, se não fosse o Governo ter feito as escutas, ninguém viria a saber das insinuações…

4 comentários :

os pulhas disse...

Em causa estão os processos avançados pelo ex-administrador da PT Rui Pedro Soares, que não perdeu nenhum.

José António Saraiva, director do jornal Sol, tem a casa e o ordena-do penhorados à ordem de dois processos judiciais da autoria de Rui Pedro Soares, o ex-administrador da PT que se viu envolvido nas escutas do processo "Face Ocul-ta". A moradia e o ordenado de José António Saraiva estão penhorados à ordem do Processo.

O grande "pulha" está a começar a lamber as feridas que criou. Toma lá. Agora falta MAmar na têta (numerario) da Cabritinha.

Anónimo disse...

Faz em breve um ano que o Diário de Noticias revelou o email sobre a notícia das escutas encomendada por Cavaco Silva ao Público.
Onde andam os protagonistas do caso (Fernando Lima, José Manuel Fernnades; Tolentino de Nóbrega e Luciano Alvarez?)
Quais foram as conclusões do inquérito interno do Público?

Anónimo disse...

Tudo isso era e é, campanha da direita, acompanhado do Anibal à guitarra

Zé da Adega

Anónimo disse...

Quem é que debateu esta porra?

Foi o Jaiminho Fernandes?

""Culminando um longo debate nacional em torno do serviço público de rádio e televisão,""

Estamos entregues à bicharada

Pirolito