sexta-feira, setembro 10, 2010

Portagens nas SCUT: o que fica para a posteridade



1. O PSD exigiu que as portagens fossem instituídas em todas as SCUT. O Governo cedeu a esta pretensão laranja. Apanhado desprevenido, Passos Coelho dá a seguinte desculpa para não acompanhar o PS na adopção desta medida: “Tenho pena que o Governo não tenha tido um golpe de asa que, além do princípio da universalidade, tivesse permitido apresentar um sistema simples que todo o país percebesse e não fosse preciso consultar um glossário para saber quem paga e quem não paga.” Se não se desse o caso de ser um “sistema muito complicado”, “que o país não vai perceber”, Passos Coelho apoiaria a medida de braços abertos.

2. Mas o que fica para a posteridade é que, se Passos Coelho não tivesse exigido a adopção do “princípio da universalidade”, o Eng. Macário, por exemplo, poderia andar por Faro a vangloriar-se de que na Via do Infante não iria haver portagens (até estar concluída a reabilitação da EN-125). Assim, perante o comportamento errante de Passos Coelho, só resta ao presidente da Câmara de Faro dizer em voz baixa que, graças ao PS, o Algarve consegue umas isenções que atenuam o impacto imediato das portagens.

O comportamento ziguezagueante em política costuma ser fatal.

5 comentários :

José Teles disse...

O "sistema simples" é, como ouvi na televisão a um deputado eleito pelo PS (João Galamba?), que todos deviam pagar. As isenções são uma injustiça e uma trapalhada: por que carga de água os residentes em Santa Maria da Feira, com duas autoestradas ali à mão, hão-de ter descontos e os de Arouca, ao lado, com acessos sinuosos, demorados, perigosos à autoestrada, não têm?

Caty Waves disse...

José Teles:

Se vais pagar agradece ao Psd.
Se vais ter isenção agradece ao Ps.
Simples.

Anónimo disse...

Se vives a 10 km pagas X; se vives a 15 km , pagas X+Y; pagas Z as primeiras dez vezes e Z+Y daí em diante. Isto durante alguns meses, que depois é tudo alterado.
Quem vive junto a uma estrada já com portagem continua a pagar o que pagava.
Um esquema simples de entender e de controlar. Provavelmente vai justificar a admissão de mais funcionários e respectivas chefias.

Anónimo disse...

o sistema de pagamento podia ser simples se o psd não tivesse emparvalhado com o chispe. fazem merda, atiram para a ventoínha e queixam-se que também lhes cai em cima.

MFerrer disse...

Os comportamentos ziguezagueantes em auto-estrada não são só perigosos para os próprios..., costumam provocar mais vítimas...