domingo, novembro 07, 2010

É difícil calcular a dimensão de uma manifestação?


Longe de mim pôr em causa a manifestação de ontem, apesar de entender que os objectivos estão desfocados. A questão é outra: saber se a estimativa da CGTP, na esteira do que vem sendo assumido em manifestações anteriores, tem alguma coisa a ver com a realidade.

Há tempos, dei conta de uma estimativa feita pelo diário El País sobre o número de pessoas presentes numa manifestação de apoio a Baltasar Gárzon. Também se fez alusão aqui a uma estimativa de uma ex-sindicalista da CGTP, responsável exactamente pela contagem das pessoas nos protestos, que revela quão diferentes são as estimativas da CGTP e a participação efectiva nas manifestações.

Como se pode ver no Público, no DN ou no CM, os media aceitam acriticamente as estimativas da CGTP. O mesmo não fez o “professor de Jornalismo Steve Doig, um norte-americano que está em Lisboa a ensinar num mestrado da Universidade Nova, [que] levou a sua turma a fazer um exercício prático de contagem de manifestantes. E chegou a números muito diferentes dos anunciados pelos organizadores. A estimativa de Steve Doig, que nos Estados Unidos se especializou na medição do número de participantes em manifestações, é a de que terão participado na manifestação entre oito a dez mil pessoas, muito menos do que as cem mil reivindicadas pelos organizadores. Doig diz ainda que cinco mil pessoas assistiram aos discursos nos Restauradores.” A análise de Steve Doing está documentada no seu blogue.

6 comentários :

eduricardo disse...

Temos então um especialista que veio dos "estates" para apostar uns números...
Trata-se, como é evidente para quem lá esteve, de números de circo pobre.
Neste caso, o palhaço limitou-se a divir por dez.

Anónimo disse...

juizes e jornaleiros é a pior escumalha que temos.

Anónimo disse...

e descontaram as reportagens, mirones & camones embrulhados no evento? podiam divulgar o numero de envolvidos com a organização, encenadores & coristas. se calhar a cambada é inversamente proporcional ao histerismo do carvalho & basófias do nojeira,

radio alzira disse...

Ontem anunciei o fiasco da manif. pelos numeros de autocarros: Porto 9 Coimbra 9 Algarve 7. fiz um favor ao Sociologo Carvalho da Silva, multipliquei 18 distritosx 9 camionetas,numero do Porto (fui generoso) dava 162x 60 pessoas (fui generoso) dava 9720.os restantes cento e tal mil,foi Lisboa toda na rua... Esta Manif. serviu para a cgtp,arranjar dinheiro no aluguer dos autocarros,para custear a do dia 24..

Anónimo disse...

oh ricardo! mostra lá as tuas contas. o gajo contou 90 pax minuto durante 1h45.

Para a Posteridade e mais Além disse...

é simples
logaritmo das sindicâncias
(versus desmotivados que ficaram em casa ou sairam do autocarro e foram jogar no Casino Lisboa)

Lg->d = 3/2 kB(Tg – Td) nd/tcoll = cambadas de gente
Tgandulos-Tdesmotivados
t(co(mparsas), líricos e ladrões

se cortassem os subsídios das juntas não havia tanto transporte de borla

ou de forma empírica
10mil (estimativa PS
100mil (sindicatos

100-10=90*2/3(factor megalómano)

30mil

para calcular manif's in França o factor é 3/2