sábado, dezembro 18, 2010

“ME diz que” num jornal de referência perto de si

“ME diz que EUA e Noruega excluíram mais alunos do PISA”, é o título de uma notícia do DN de hoje, na qual se lê ainda que a taxa de exclusão de 1,57% da alunos em Portugal "que poderiam participar nos testes... equivale a metade da média de exclusões (3,2%) da OCDE" e que "cinco países, incluindo Dinamarca, Estados Unidos, Canadá e Noruega (2.º do ranking do PISA) ultrapassaram o valor máximo de 5% de exclusões estipuladas pela organização internacional".

Isto não é o ME que tem de “dizer” — como se fosse um segredo bem guardado —, mas é um dado que é público, uma vez que a informação está disponível on-line, à distância de um clique (aqui, página 137, tabela A2.1), de onde é retirado o quadro abaixo reproduzido.



Vale a pena sublinhar que, na lista dos 34 países da OCDE (ver a quarta coluna), Portugal é o 7.º país onde a taxa de exclusão foi mais baixa, apenas atrás do México (0.56%), Coreia do Sul (0.69%), Áustria (0.81%), Turquia (1.19%), Chile (1.22%), Alemanha (1.3%).
    Contributo do Pedro T.

2 comentários :

Ana Paula Fitas disse...

Fiz link, Miguel.
Abraço.

Jaime Olivença disse...

Os interesses negros fazem o tudo por tudo para descredibilizar vitórias conseguidas por Portugal. É que nem considero isto uma vitória do Governo, considero isto uma vitória de Portugal, que é superior a todos os governos, que estão lá para servir o país.