terça-feira, janeiro 25, 2011

A cruzada das crianças dos querubins¹ [4]

Os contratos de associação foram criados com um objectivo único: permitir que nos locais onde não haja ensino público as crianças dos sectores da população mais desfavorecidos não sejam privadas do acesso à educação. O que o movimento SOS Educação (dos colégios privados) pretende é que, mesmo nas zonas onde existam escolas públicas, o Estado continue a financiar os colégios privados, proporcionando-lhes assim taxas elevadas de ocupação. Ora acontece que:
    • Não faz sentido que o Estado esteja a dar subsídios aos colégios privados para que estes tenham lucros, ainda para mais quando tem ao lado escolas públicas com equipamentos modernos que podem acolher os alunos;
    • O custo exigido por cada aluno nos colégios privados é mais elevado do que o custo de cada aluno na escola pública.
_________
¹ Em rigor, tendo em conta que o movimento SOS Educação (dos colégios privados) é animado pelo padre Querubim Silva, talvez se deva falar da cruzada dos querubins.

14 comentários :

Von disse...

Tem razão. Esses subsídios fazem falta para pagar as regalias dos administradores da REN e companhia. E para "gerir" o parque imobiliário público.

tempus fugit à pressa disse...

Bom o Bon tem uma certa razãu podia-se cortar noutros sítios

e deixar a escola privada continuar a pagar os salários de tanta gente necessitada, padre e professor do privado também tem direito a aspirar a ter um Lexus à custa dos restantes papalvos

Atão habituaram-nos mal e agora querem tirar-nos o dinheirinho
e bocês continuam a comer....
bandalhos

ou comem todos ou
como dizia Soares nos seus escritos políticos
página 133
saúdo republicano dos tempos da monarquia e da propaganda....a completa isenção sem a mácula dos interesses vis

e o próprio conselho de estado composto por membros natos e conselheiros vitalícios
página 43

é engraçado como as coisas mudam tão pouco
mesmo os interesses e discursos

Anónimo disse...

bastaria ver no registo automovél a frota de muitas escolas privadas..é só luxo e não está ao serviço dos alunos claro......

tia judite disse...

Quem quer privado que o pague do seu bolso. Não pode uma minoria previlegiada usufruir de subsidios de luxo dos impostos de todos. Esta situação é das mais justas e corretas do Governo.

Banda in barbar disse...

UM mercedes dá sempre estilo

um ministro num toyota ou num renault

nem pensar carros de ministro e secretário e de empresa pública só de AUDI para cima

em 2ªmão nem pensar

Von disse...

Frotas de automóveis? Com um estado repleto de viaturas topo de gama? Com as administrações das empresas públicas em carros topo de gama? Com o Parlamento a boiar em BMW e Mercedes? E os ex-Pres. da República? Falar em carros de luxo no ensino privado e esquecer esta realidade é muito, mesmo muito desonesto. Vivam os boys, que são tantos... e os pobres de espírito que os defendem.

Rosa disse...

Esta ajuda estatal ao ensino privado é uma coisa imcompreensível no contexto actual.
Ainda se entendia quando a escola pública não conseguia dar resposta às necessidades...
Mesmo assim, este ensino privado só floresceu em áreas onde o investimento era menor...e os cursos de Direito, humanidades...permitiram uma proliferação de profissionais que, hoje, têm sérias dificuldades em arranjar trabalho.

Anónimo disse...

como alguém sugeriu ontém, é a revolução dos tachos em marcha- atrás. só o palerma que se queixa dos carros dos ministros é que não quer perceber.

Ze Maria disse...

Reformar e ACABAR com este tipo de ensino por forma a que o publico possa chegar a todos em igualdade de condições. Haverá pais que não querem e estão no seu pleno direito. Mas, só lhes resta pagar e NA TOTALIDADE a educação dos seus rebentos.O resto é conversa da treta encenada pelos profissionais da benzedura, dos comerciantes do ensino que, secularmente, continuam a não perceber que "ganharás o pão com o suor do teu rosto". É tempo de dizer BEM ALTO que Portugal é um estado laico.

Von disse...

Revolução dos tachos em marcha-atrás? Parpública, REN, CGD, ... Marcha a quê???

Anónimo disse...

e o que é que a ren, a caixa e a parpública têm a ver com a revolta dos colégios de freiras & seminaristas?

Von disse...

Tem a ver com o dinheiro esbanjado nessas manjedouras e que ninguém aqui tem a coragem de denunciar!

Anónimo disse...

oh meu! manjedoura é onde fuçam essas associações altruístas para o bem comum, todas de iniciativa privada, que mamam do orçamento de estado. do ensino à mendicidade, passando pelos patrões beatos, estiveram todos na campanha do cavaco e agora cobram os apoios, com belém a assobiar pró lado.

Von disse...

Ah, também és daqueles que quando se fala nos abusos dos boys assobias para o lado. Pois é, os boys e as suas manjedouras não são pagos pelos teus e meus impostos. São sacos azuis vindos sabe-se lá de onde. Por causa da clubite partidária é que o país é esta choldra, do BE ao CDS.