domingo, janeiro 23, 2011

Eleições presidenciais: três notas

1. Cavaco é o Presidente da República que é reeleito com a menor percentagem de votos (52,9%), muito aquém de Mário Soares (70,4%) e de Jorge Sampaio (55,6%), que até teve de se confrontar com três candidatos à esquerda (António Abreu, pelo PCP, Fernando Rosas, pelo BE, e António Garcia Pereira, pelo PCTP/MRPP).

2. Cavaco teve muito menos votos do que os que obteve há cinco anos, o que revela que se mostrou incapaz de alargar a sua base de apoio, comprometendo eventuais tentações cesaristas que os espasmos com que ornamentou a sua campanha indiciam.

3. A elevada abstenção (53,4%) revela que os portugueses consideraram estas eleições como um acto de segunda ordem, à semelhança do modo como têm entendido as eleições europeias.

15 comentários :

Von disse...

Cavaco é desprezível, até pelos discursos de vencedor. Vocês são patetas por tão doutas ilações, tentando retirar responsabilidade e consequente derrota do PS nesta eleição. Uns, os do PC, nunca perdem, outros, neste caso os do PS, dizem que esta eleição não era nada com eles. Patético.

Anónimo disse...

hahahahahahahahahaha

Agredecimento disse...

Obrigado à Comunicação Social por andar a BRANQUEAR O CASO BPN.

Anónimo disse...

nojentos, intelectualmente desonestos, por isso chegámos a isto

Cristiano disse...

Tristeza tão grande a incapacidade de ter o minimo de dignidade na derrota.
O Cavaco teve mais do dobro do segundo classificado!!!
Isto (e o simplex no seu melhor com pessoas munidas do seu cartão de cidadão a não poderem votar) são as reais causas da abstenção elevada. O vergonhoso PS não foi capaz de apresentar (ou sequer apoiar) um candidato á altura de competir com cavaco. Contra Sampaio na reeleição Ferreira do Amaral teve quase 35%. Tenham vergonha da campanha que fizeram e engulam com humildade a lição democrática que os portugueses vos deram.

Anónimo disse...

A vitória de Cavaco, é para ele e os seus apoiantes um passar de esponja sobre o BPN casa na Aldeia da Coelha fuga ao fisco com a subvalorização da permuta de propriedade etc. É este país o dos Isaltinos, da Fátimas Felgueiras, dos Valentins Loureiros etc.
Alguns dos apoiantes de Cavaco são aqueles que fazem, fariam ou gostariam de poder fazer aquilo que ele fez. Depois, para Cavaco, a sua eleição é a resposta a essas questões que lhe foram colocadas durante a campanha e que ele não respondeu.
Tenho vergonhe«a de ter um presidente assim e que diz ser o presidente de todos os portugueses. Não é! É só de alguns

Sidónio

Anónimo disse...

A vitória de Sócrates, é para ele e os seus apoiantes um passar de esponja sobre o Face Oculta, Freeport etc. É este país o dos Isaltinos, da Fátimas Felgueiras, dos Valentins Loureiros etc.
Alguns dos apoiantes de Sócrates são aqueles que fazem, fariam ou gostariam de poder fazer aquilo que ele fez. Depois, para Sócrates, a sua eleição é a resposta a essas questões que lhe foram colocadas durante a campanha e que ele não respondeu.
Tenho vergonhe«a de ter um primeiro ministro assim e que diz ser o PM de todos os portugueses. Não é! É só de alguns

Anónimo disse...

Cristiano,indignidade teve-a o Cavaco quando fez o discurso que fez.Eu e muitos portugueses ficaram pasmados com ele.Foi um discurso rancoroso,duma pessoa que não admite críticas e,às quais não quiz responder.Não posso aceitar um Presidente que não tem nível.Uma vergonha.Vi um Manuel Alegre,que não é da minha simpatia,ter uma atitude digna na derrota,vi outros candidatos com a mesma postura.Só aquele que ganhou se portou vergonhosamente.É este o país que temos!Não há nada a fazer.É um país de Cristianos!!!!

Carta a Garcia disse...

Caro Miguel,

Fiz link para "A Carta a Garcia".
Obrigado.
OC

Cristiano disse...

Engraçado quando o país votou socrates o caro anónimo não criticou os eleitores. Agora que escolheram cavaco há que insultá-los. Grande espirito democrático. Quando diz que só cavaco se portou de forma vergonhosa, deduzo que não tenha ouvido as declarações do socialista Defensor Moura...
Numa coisa concordo consigo, Manuel Alegre soube manter a dignidade apesar da estrondosa derrota, o mesmo não se pode dizer de muitos socialistas, nomeadamente dos autores e muitos comentadores deste blog.

Anónimo disse...

E que dizer da votação do v/ candidato conjunto com o Bloco de Esquerda que não chegou aos 20%?
O Presidente Cavaco Silva ganhou todos em todos os distritos e Reguões Autónomas, incluindo os Açores em todos os seus concelhos.
Tenham vergonha.

Miguel Abrantes disse...

Caro Osvaldo Castro, muito obrigado.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Cristiano, o seu comentário não merece resposta.chau!

Anónimo disse...

Para os Cristianos deste país, tenho a dizer que estas eleições deram a vitória a Cavaco e ponto final.
Apenas acrescento que foi uma vitória com um sabor amargo.
Cavaco perdeu mais de meio milhão de eleitores nesta eleição. Cavaco teve 52,94% dos votos, ultrapassando a percentagem com que foi eleito há cinco anos, 50,54%. Mas não terá atingido os 2.773.431 votos de há cinco anos, ficou-se pelos 2.230.104.
Foi uma vitória de Pirro
Sidónio

Anónimo disse...

Sem dúvida Cristiano, um enorme espírito democrático...

Podem usar todas as artimanhas que entenderem para descredibilizar a sua vitória (com bem mais do dobro do segundo) mas o certo é que Cavaco Silva continuará mais 5 anos!