quinta-feira, janeiro 20, 2011

Fantasias e realidades do cavaquismo



1. Todos nos recordamos da mudança súbita da localização do futuro aeroporto de Lisboa e do papel crucial que Cavaco Silva teve nesta volta-face. Há dias, na tribuna de Mário Crespo, João Soares afirmou que milhares de hectares de terrenos em Alcochete, junto ao futuro aeroporto, foram adquiridos por Fernando Fantasia, através de empresas da holding SLN/BPN, em vésperas da comunicação da mudança de localização do aeroporto.

De resto, a Visão online refere que esta aquisição de milhares de hectares já havia sido aflorada na comissão parlamentar de inquérito às trafulhices do BPN.

2. Fernando Fantasia, administrador de empresas da holding SLN/BPN, é membro da comissão de honra da candidatura de Cavaco e é com uma sua empresa que Cavaco faz a “permuta” que lhe permitiu desembaraçar-se da “Vivenda Mariani” e adquirir a “Casa da Gaivota” na Aldeia da Coelha.

Cavaco recusa-se a esclarecer o negócio da Aldeia da Coelha, havendo apenas a certeza de que, quando se levanta uma pedra da calçada da Aldeia da Coelha, salta de lá alguém ligado ao banco do cavaquismo.

3. Depois do que se soube sobre as mais-valias obtidas com as acções da SLN — questão que Cavaco, num primeiro momento, tentou iludir, ao afirmar que não tinha tido acções do BPN —, só restava ao candidato-presidente uma saída: explicar tudo direitinho, não deixando de apresentar prova do meio de pagamento utilizado na aquisição das acções não cotadas em bolsa. Cavaco optou por um silêncio ensurdecedor.

4. A circunstância de Cavaco ter estado longos meses refém de Dias Loureiro, que se recusava a abandonar o Conselho de Estado para o qual fora escolhido pelo próprio Cavaco, só vem adensar o mistério das relações do candidato-presidente com o gang que dominava a holding SLN/BPN.

5. Mas nem tudo no cavaquismo são fantasias. Há uma realidade que passou entre os pingos da chuva: a inventona de Belém — o verdadeiro atentado contra o Estado de direito. Depois de algumas hesitações, o ainda Presidente da República preferiu manter Fernando Lima sob rédea curta, não fosse o diabo tecê-las.

5 comentários :

o covil disse...

A CRIAÇÃO DO PPD/PSD OBDECEU A DOIS OBJECTIVOS:
1º.- SER FORÇA POLTICA DOMINANTE, e por esta via;
2º.- OBSORVER TODOS AQUELES QUE PROJETASSEM ENRIQUECER DE FORMA ILICITA.

Porque afirmo isso? Basta ver o filme dos figurões que por lá passaram e os crimes que cometeram ao longo de decadas.

Pode-se dizer, alias, deve-se dizer, que esse partido transformou-se num COVIL de viboras que envenenam tudo por onde passam. A COBRA mais perigosa está alojada na presidencia, julgo até, face as noticias que por aí correm,ser daí que parte toda a coordenação para os desmandos que são conhecidos.

Von disse...

É lamentável. São indícios de fraude por todos os lados. Mas a questão é esta: uma notícia da compra de terrenos em Alcochete, que aparenta favorecimento no mínimo, não é investigada pelo Ministério Público, porquê? uma notícia de aparente fuga aos impostos numa permuta de terrenos, não é investigada pela Direcção Geral dos Impostos, porquê?

Rosa disse...

De facto, não há ninguém perfeito... especialmente quem tenta passar por sê-lo...
Se outra vantagem não houvesse ficou a saber-se que Cavaco não é a pessoa séria por qusm se fazia passar...
E, assim, ninguém votará nele de olhos fechados...

anonimo disse...

Li de forma rápida a entrvista de Fantasia ao jn. Acho que o jornalista,não apertou com ele o suficiente. Não acredito que a escritura não refira que o predio ou é rustico ou é urbano. O Fantasia,fantasiou. Acho que isto devia ser investigado. estou a referir-me à "permuta" de casas entre Cavaco Silva e seu amigo mais velho dois anos que Cavaco,mas que se lembra de tudo...

tia judite disse...

O MP se não investiga ele lá saberá porquê, porem existem duvidas sobre esse comportamento desinteressado, ou haverá conivencia em não investigar? Eu vou pela ultima.