domingo, maio 01, 2011

A culpa do accionista



Silva Rodrigues, presidente da Carris, foi ao forum do PSD Mais Sociedade, "a título pessoal", denunciar que o sector dos transportes públicos está "à beira do abismo" e que isso se deve a "má gestão".
Tratando-se de alguém que nunca fez mais nada na vida que gerir empresas do sector público, esperava-se, finalmente, um lúcido momento de auto-crítica. Mas não - Silva Rodrigues considera que há má gestão, sim, mas do accionista, ou seja do Estado, ou seja dos governos: "Existe sobretudo má gestão do accionista, existe sobretudo uma grande irresponsabilidade dos responsáveis políticos."
Além de acutilante no diagnóstico, Silva Rodrigues é rigoroso quanto à receita: a Carris precisa de despedir trabalhadores.

Isto é tudo muito interessante... Mas faltam alguns ingredientes.
Silva Rodrigues foi nomeado presidente da Carris pelo governo de Durão Barroso (em 2003) e que aconteceu desde essa altura, segundo o Tribunal de Contas? "Entre 2003 e 2008, na Carris e no Metropolitano de Lisboa foram realizados investimentos que ascenderam aos 707 milhões de euros; porém, foram perdidos, por aquelas empresas públicas, 39,5 milhões de passageiros."

Pois é - nos mandatos de Silva Rodrigues, os investimentos (logo, a dívida) foram sempre a subir e o número de passageiros... sempre a descer.
Culpa do accionista?

Mas há mais.
Soube-se, ainda há um mês, que, em 2010, numa altura em que a Carris, como reconhece o seu presidente, já deveria estar "à beira do abismo", a administração decidiu investir forte e feio na renovação da frota... de carros de luxo da própria administração.
Ordens do accionista?

No forum Mais Sociedade - a avaliar pelas notícias - Silva Rodrigues não terá defendido, como esperariam os organizadores, a privatização da Carris. Percebem porquê - algum privado daria cobertura a este tipo de coisas?

5 comentários :

Jose Freire disse...

A desfaçatez deste senhor é de facto comovente. Mas será que as pessoas perderam de vez a vergonha. Como é possivel uma pessoa estar há tantos anos à frente de uma empresa e vir-se queixar do accionista. Será que para quem estava tão incomodado não deixou o cargo unicamente porque não sabia onde era a porta de saída? Um governo, mesmo de gestão, não pode agradecer os serviços distintos praticados por este senhor e mandá-lo para casa?
Este ambiente está irrespirável

Jose Freire

Dimas Pestana disse...

"Mais Sociedade" é um fórum muito interessante e Silva Rodrigues é nitidamente um independentes:
"Entre 1981 e 1982 foi Adjunto dos Ministros das Finanças e do Plano do VII e VIII Governos Constitucionais e Representante do Governo no Conselho Nacional do Plano."

Retirado do CV Disponível no site da Carris:
http://www.carris.pt/fotos/editor2/cv_pca.pdf

augusto martins disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

A melhor demonstração da falta de caracter e ética é quando se pretende atirar para os outros a culpa das nossas falhas. Tantos anos á frente dos destinos da carris e só agora se dá conta da merda que fez e mesmo assim , sem H de homem para assumir o que fez, atira as culpas para o governo actual...infelizmente, de farrapos humanos destes está a administração publica cheia. Não fazem, fazem mal e ainda tem a lata de culpar quem está a tentar mudar alguma coisa.E pior do que isso, nem se dão conta do quão pulhas são.Se alguma culpa o governo tem é de não ter ainda posto este senhor a andar.

Anónimo disse...

Isto é incrível. Este senhor da Carris devia ter sido substituído há muito.
Mas, é e foi sempre o problema do PS,confiarem nesta gente até lhes fazerem "a cama".
Disto há em todas as Administrações das empresas públicas.