terça-feira, maio 17, 2011

Dr. Pedro Passos Coelho, já conhece o patrão do Pingo Doce?




Se Soares dos Santos conseguiu explicar a Medina Carreira o que é a Iniciativa Novas Oportunidades, quem sabe se não consegue fazer o mesmo com Passos Coelho?

15 comentários :

Anónimo disse...

Interessante forma o título, quando o que diz o SS é que NA EMPRESA DELE acontece a valorização. NA EMPRESA DELE DÁ-SE IMPORTÂNCIA ÀS NO.

sejam honestos!

Farense disse...

Ficaram todos de beiço caído. O Medina ainda tentou desvalorizar...o barriga de aluguer, um tal Crespo, parecia não acreditar. Mas vindo de quem vinha, não havia como!
Mais unmas centenas de milhar de votos que voam do Coelho...SÓ disparates! E quer ele governar o País! Não seria boa altura para ele se inscrever num curso de Novas Oportunidades, na empresa do patrão do Barreto?

Anónimo disse...

O senhor das 13:58 não viu o vídeo todo. O dono do pingo doce disse que tinha trabalhadores que frequentaram as novas oportunidades na empresa e outros que o fizeram fora da empresa. Em ambas as situações a prendizagem fez-se ao abrigo das novas oportunidades.

Júlio Teixeira

transpose disse...

Participei da validação do Programa Novas Oportunidades na minha área, conheço o programa desenvolvido por empresas e centros de formação e digo-lhes senhores, fico muito admirado por existir valorização na empresa Pingo Doce....

Ao longo dos anos que cai o dinheiro da formação em portugal, as empresas privadas só quiseram saber do lucro. Lá lhes interessava os formandos ou não. Eles iam...n iam... o que interessava é que quando as folhas fossem para o ministerio estava tudo assinado. O formando recebia o dele, a empresa formadora recebia o dela... e ganhavam todos (aprender é que não aprendia ninguém)

Quanto às novas oportunidades... já agora se é assim um sucesso tão grande alguém me pode dar a percentagem de pessoas desempregradas que depois de fazerem um curso das novas oportunidades arranjaram um emprego? Penso que é um dado importanto para aquilatar do sucesso da iniciativa não?

Cumprimentos

RAFA disse...

ESTE SENHOR MEDINA CARREIRA NÃO TEM EMENDA

Anónimo disse...

Caro Transpose!
O ensino das Novas Oprotuntdades deve ser como um outro tipo de ensino qualquer. Haverá quem ensino a sério e com competencia e quem leve aquilo para ganhar algum!
Empregos? Então não andam por aí a berrar que estão à rasca e são licenciados?! E em Espanha? e na Grecia, e na Irlanda...e na Itália e por esse mundo fora? Nao existe mundo???????
O desemprego é so aqui em POrtugal?
Passe bem e aceite a sugestão: inscreva-se na Universidade de Verão, de Csstelo de Vide!

Anónimo disse...

O Sr transpose , por todas as empresas e centros de formação onde passou e onde detectou abusos do programa tinha contribuido mais pelos seus impostos denunciando as situações do que concluindo que o programa não presta.
Quanto ao emprego, tal como diz o leitor acima, algums arranjaram-no, outros continuarão á procura . Não é só o trabalhador que inventa emprego,é preciso que a parte empresarial do estado se mexa.Mas essa sim, infelizmente, é a parte preguiçosa e ignorante ( mesmo quando são diplomados por universidades).

Teofilo M. disse...

Pois eu nos meus bons velhos tempos também andei a dar cursos de formação (daqueles do FSE) e o que vi foi que havia vários tipos de pessoas a frequenta-los.
1. Formadores que lá íam para sacar o seu e se estavam a borrifar para os formandos;
2. Formadores que tentavam fazer alguma coisa pelos formandos e chegavam satisfeitos ao fim dos mini-cursos;
3. Formadores que entendiam que o tempo era curto para o que tinham de ensinar e se esfalfavam para motivar quem lá andava e ensinar o máximo que sabiam;
4. Formandos que só lá íam para se safar umas horas do emprego;
5. Formandos que só lá íam porque sabiam que no fim tinham a beneficiar económicamente com o assunto;
6. Formandos que lá íam só pelo papelinho de fim do curso;
7. Formandos que queimavam as pestanas em casa, se esforçavam e davam uma alegria enorme a este formador e ficavam felizes por terem aprendido mais alguma coisa.
Nas novas oportunidades acabaram-se com os grupos 4. e 6. pois o grau de exigência aumentou, pelo que acho muito esquisita a informação do transpose mas como não conheço a sua experiência nessa área, não me pronuncio.

transpose disse...

Anónimo que me respondeu :o não percebo o seu comentário (especialmente o ultimo paragrafo). Estamos a falar das Novas Oportunidades ou da minha pessoa?

Eu estava a falar sobre o que conheço das Novas Oportunidades... - Conheço os programas de alguns cursos que são dados por lá (muitos desadequados, tanto que aqui à uns anos umas centenas de formadores se juntaram em Lx durante dois ou tres dias para terem a formação para fazerem e validarem os programas, e muitos se recusaram porque os programas dados eram da pré-história)
- Conheco o modo de trabalhar a formação de muitas empresas privadas (onde 100% das que conheco sempre so se interessaram pelo lucro... não se interessam minimamente se o formando aprende ou não)
- Ipss também... aqui dá-se o caso de pessoas ligadas as direções das Ipss terem empresas de formação e já imagina também o nível e o zelo ;)
- Conheco como tambem as novas oportunidades são dadas em alguns Institutos de formação profissional... e desde o professor deixar fazer os exames em grupo... enfim... sem comentários...
- E por experiencia familiar. Acompanhei uma mãe que durante dois anos andou a tirar um curso de jardinagem com as disciplinas todas e ficou com equivalência ao 9º ano e sei exactamente o que ela aprendeu com as matemáticas para a vida... inglês para a vida... portugês para a vida...

O desemprego não é só por cá senhor anónimo, mas fazia sentido que uma pessoa que anda dois anos num curso das novas oportunidades soubesse alguma coisa no fim do mesmo. E isso não acontece...

Olhe e já agora eu não preciso de me inscrever na Universidade de Verão, de Csstelo de Vide!... é que felizmente tirei um bom curso, numa universidade publica, que não dava exames ao domingo, e não tenho problemas de emprego, nem preciso de me inscrever em partidos politicos para arranjar tacho. ;)

Cumprimentos

Anónimo disse...

Não falei do seu caso pessoal em termos de educação ( que não conheço)mas a carapuça serve a quem a veste...Referi-me á massa empresarial no que toca a criar emprego, preguiçosos mesmo quando detentores de educação superior ( por oposição ás novas oportunidades).
Como em tudo na vida há bons e maus profissionais, bons e maus alunos, boas e más empresas e por ai fora. Culpar um programa que na sua essencia é bem mais util e necessário que submarinos novos, pela má utilização que algums dele fizeram não me parece a melhor abordagem. E como nada nasce perfeito há que trabalhar mais para reduzir os problemas e defeitos que o programa possa ter. Agora classifica-lo como o Sr Passos Coelho o classificou é enxovalhar toda a ideia de que a educação é um bem necessário e de primeira necessidade para todo e qualquer cidadão.Quer discutir-se os problemas do programa e como melhora-los? Força nisso, nada a apontar. Classifica-lo de "mega encenação paga a peso de outro' para 'atribuir uma credenciação à ignorância'" é que me parece não só despropositado mas extremamente mal educado e descriminador de quem concluiu o programa com aproveitamento e com o orgulho de o ter concluido á custa do seu proprio trabalho.

Anónimo disse...

Os CNO nem sempre dão cursos, normalmente certificam conhecimentos e competências adquiridas ao longo da vida o que muitas vezes sucede é a necessidade de modulos de formação em algumas áreas nomeadamente TI, de modo que a pessoa certificada tenha os conhecimentos compatíveis com o nível de escolaridade que lhe é atribuído e perguntem a quem já frequentou de acham assim tanto facilitismo

transpose disse...

Caro Anónimo das 06:45 :)

Desculpe, a minha última linha foi resposta ao Anónimo das 04:07...

Quanto à sua opinião concordo totalmente. Faz sentido as Novas Oportunidade, não tenho nada a objectar, mas na minha opinião é preciso melhorar muito.
Primeiro a nível de exigência dos conteudos. Depois a nível de controlo do IEFP sobre esses conteudos e sobre as formas como são dados.E finalmenete na forma como os formandos são avaliados.

Não conhecia a expressão mas concordo.. credenciação à ignorância, mesmo. O senhor pode achar extremamente mal educado mas eu acho criminoso ver a minha mãe e todos os seus colegas que concluiram o nono ano acabarem sem leram um livro ou um texto. Foram passados a portugues... Sabe os conteudos que lhes foi ensinado?
Sabe que passado meia duzia de meses eu pedir a essas pessoas para me fazerem um texto de word com 5 linha e formatá-lo (eles parece que aprenderam e foram passados e tudo) já nenhum me sabe fazer. E o que me tem a dizer quando sabe que os exames para ver se a pessoa passa ou chumba... o professor(es) sai porta fora e fazem o exame em grupo ou então diz-lhes o exame no dia anterior. E isto não é numa empresa privada ou numa IPSS, é numa IEFP do estado...
E também lhe garanto que grande parte do trabalho é feito pelos filhos quando os formandos chegam a casa...

Mas no essencial não se fala de como melhorar isto. O que interessa é tanto de um lado politico como do outro, mandar umas bocarras... uns para dizerem que tudo está perfeito...outros para dizerem que tudo está mal... e no fim os coitados que têm frequentar estes cursos acabam e a sua vida está exactamente na mesma. Tanto a nivel intelectual como profissional.

Cumprimentos

Anónimo disse...

O Transpose andou a estudar "numa universidade publica que não dava exames ao domingo para depois de muito expremido nos dizer isto: "Faz sentido as Novas Oportunidade, não tenho nada a objectar, mas na minha opinião é preciso melhorar muito."

Como diria o Futre: "Estamos perante um génio."

A. Moura Pinto disse...

Nestas coisas temos sempre personagens muito especiais. Que sabem identificar o que, parece-me, é crime. Que viveram / conviveram com o contexto de tão abominável prática. E que fizeram? Denunciaram ou foram coniventes?
O resto… é conversa

Anónimo disse...

O Sr. Transpose é um ingnorante nesta matéria!

1º Não há Programa! Mas sim um Referencial de Competências-Chave.

2º Não há Conteudos, mas sim Temas agrupados em Nucleos Geradores.
Não são leccionados, as pessoas é que tem de demonstrar ter estes conhecimentos e competencias. São as áreas de competências-chave.

3º Não se fazem exames em grupos, porque não há exames! Mas sim um Juri composto pelos técnicos, formadores e avaliadores externos.

Poderia corrigir mais asneiras que foi dissendo, mas basta!
Vai uma grande confusão na sua cabeça!
Ou se calhar não e é só um comentador de taberna!