- ‘Chegados aqui, é essencial perceber o que é hoje o Banco de Portugal. Já não é o "sindicato" dos bancos, como no passado. É o membro do Banco Central Europeu que tem mais de 40 mil milhões emprestados aos nossos bancos e é o interlocutor do FMI, que passa um terço do cheque da troika. É por isso que o Banco de Portugal tomou o controlo do Ministério das Finanças e, agora, da Caixa. Não é o Banco de Portugal: é a troika. Quem paga é a troika. Quem manda é a troika. E ainda bem. Porque o Governo parece, afinal, enclausurado no passado, desperdiçando a oportunidade de mudança da economia e cismando nos mesmos vícios: falta de corte de despesa, partidarização da Caixa - e falta de comando.
Chegará a hora de vermos as vantagens e as desvantagens das nacionalizações parciais da banca. De repartir culpas. Mas uma trave continua mestra: a economia precisa de uma banca forte. E isso vai, muito provavelmente, exigir uma nacionalização temporária, que mudará para sempre a propriedade e a gestão da banca em Portugal, menos alinhada com o Estado e que lute pela poupança. E mais estrangeira.
Como Sócrates dizia, o mundo mudou. E a banca, que sempre foi visionária, é quem está agora em negação. Vai ter de perder dinheiro. Vai ter de tirar as pequenas e médias empresas do espremedor. Vai ter de deixar de achar que a troika é idiota.
Eis o grande paradoxo: os liberais é que defendem a entrada temporária do Estado nos bancos. Vai ser impossível explicar, mas a ajuda do Estado aos bancos não será a ajuda aos donos dos bancos. Ao contrário do que parece, isso é que vai trazer perdas para os seus accionistas. Por isso é que eles não querem. Por isso é que a economia precisa. Como veremos nos próximos meses.’
1 comentário :
É o membro do Banco Central Europeu que tem mais de 40 mil milhões emprestados aos nossos bancos ...que emprestaram 50 mil milhões ao estado central
e ? mil milhões a empresas púbicas e autarquias e obras autárquicas
A nacionalização dum banquinho que se sabia bastante ....desde 2001
serviu para salvar depósitos e garantias várias
nomeadamente daquele gajo que emprestou 23 milhões em acções que lhe seriam recompradas em 2009 ou 2010 pelo banco
houve aqueles que perderam 10 milhões em papel da cimenteira
houve aqueles que ganharam
créditos de 124 milhões por uma cimenteira que vale quanto?
santa ecu no mia
no mia mesmo
como Sócrates dizia em 2006
vou reformar o estado
em 2011 poderia dizer fiz-lhe
uma plasticazinha de luxo
mais perdas aos accionistas?
BCP a 30 cêntimos
BPI de 2 e tal para 90 cêntimos
BES de 8 euros para 2?
os angolanos compravam hoje o BAnif por metade do valor de 2000 e tal quando houve aquela burla de 100 e tal milhões...
fraca memória
se a banca se fosse
50 mil postos de trabalho
impostos relativos aos juros
de 120 mil milhões de aplicações
com a fuga de 3 mil milhões dos certificados de aforro
promovidos pelas hábeis políticas
pois...
Enviar um comentário