sexta-feira, agosto 12, 2011

A culpa era do Sócrates, não era?

17 comentários :

Anónimo disse...

A culpa de falência do estado? Sim é.
A culpa de durante 4 anos de maioria absoluta não ter colocado em marcha as reformas necessárias a que Portugal resistisse à crise? Sim é.
A culpa do adiamento sucessivo do pedido de assistência externa (durante + de 1 ano), obrigando Portugal a pagar taxas de juro mais altas (milhões de euros q podiam ser poupados), apenas para tentar safar o seu couro como político? Sim é.

Anónimo disse...

E a culpa de repetir as parvoices que ouviu na TV dos comentadores de chacha é exclusivamente sua.
O défice aumentou em todo o lado, ainda para mais levou com dois assaltos da direita : BPN e submarinos.
Falencia do estado? Sabe há quantas décadas os estados ( todos ) pedem emprestado? Acha que portugal com a sua educadissima e inteligentissima classe empresária conseguiria fazer com que o pais produzisse para deficit 0?! Tenha juizo. Não houve falencia nenhuma,houve sim fecho de dinheiro a juros aceitaveis e os quais podiamos perfeitamente pagar.Porque?Porque os mercados precisam de ganhar o que perderam em 2008 e encontraram um novo brinquedo na má arquitectura do euro. Portugal pagou por tabela.O adiamento do pedido de ajuda foi para que pudessemos evitar o que estamos a passar agora.Mas quando o mercado especula fora de controlo pouco pode um pais como o nosso fazer.Alias como estamos a vêr com este novo governo, que anunciava ser apenas necessário chegar ao poder para que as coisas voltassem ao sitio.Viu-se .

Anónimo disse...

Os primeiros 6 meses de execução orçamental estiveram acima do que era esperado em termos de controlo do déficit ( apesar de andar para ai um papagaio a falar num colossal buraco que afinal é uma colossal mentira para lhe ir ao bolso).Quem o conseguiu foram precisamente os mesmos que acusa de descontrolo no déficit. Vá lêr blogs de jeito ( como este) e deixe de repetir as bacoradas da SIC e da TVI. Use a cabeça.

Anónimo disse...

A culpa do Sócrates foi uma inventona de gente que quer sacudir para debaixo do tapete o buraco/burla/enriquecimento de alguns com o BPN e para promover um ataque final dos interesses ao que ainda resta...

Tudo isto vai ficando cada vez mais à vista

Anónimo disse...

Ainda vai chegar o momento em que se há-de ouvir que a culpa das pilhagens em Inglaterra é do Sócrates n ter feito reformas em Portugal!

Anónimo disse...

O rigor das contas geridas pelo PSD http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/bpn-e-madeira-obrigam-a-pedir-600-milhoes-de-euros

Ze Maria disse...

Oh Anónimo das 09:49, acresce talvez e com a sua benevolência, dizer que antes da crise Portugal crescia e depois do (des)governo da ministra das finanças "manuela azeda o leite", laranja, a 2% e tinha o seu deficite controlado .Um pedido: não perca tempo com idiotas!

Anónimo disse...

O 1º Anónimo é um verdadeiro papagaio!

Anónimo disse...

O anonimo das 02:46 é um tolinho intoxicado! Só saliva e baba-se! N pensa.

José J.C. Serra disse...

sócrates? quem é sócrates?!

Anónimo disse...

O 1º anónimo não deve ser deste mundo. Então o Sócrates antes da crise conseguiu colocar a crescer o PIB português como não havia paralelo desde os descobrimentos. Reduziu drasticamente a divida pública, diminui todos os impostos, aumento em grande percentagem a qualidade dos serviços públicos (nomeadamente saúde e educação). Implementou politicas que levaram a uma maior competitividade no sector da energia (electricidade e combustivo). E este sr ainda tem o desplante de dizer que estamos na bancarrota por causa do sr Eng José Sócrates????? Se não fosse o chumbo do PEC 4 não era preciso a ajuda externa. Mas já agora não era o dr Teixeira dos Santos que dizia que tínhamos de pedir ajuda externa quando começássemos a pagar juros a 7% (valor atingindo alguns meses antes do chumbo do PEC). Devo estar enganado ou os juros não eram 7% nessa altura ou então foi por culpa dos ultra-liberais do PPD.

Francisco Maria Menezes disse...

Ó Serra e quem és tu?

Pelo que li no teu perfil não me pareces ser grande espingarda.

Anónimo disse...

Acho que é altura de aprender a ler e a escrever...
Não sei se as Novas Oportunidades ainda estão em funcionamento
...mas, para si, terá de ser qualquer coisa de mais básico...talvez os cursos para a alfabetização de adultos...

Anónimo disse...

Com então os submarinos são um assalto da direita? Eu ia jurar que o concurso para aquisição dos submarinos teve a iniciativa do governo socialista de Guterres. Que até queria 4 submarinos. E que Portas reduziu para 2.
E o BPN, também é um assalto da direita? Quem é que nacionalizou o banco? Quem é que disse que nacionalização do BPN não ia custar um euro ao bolso do contribuinte? Sim, foi Teixeira dos Santos.
É verdade que o défice aumentou "em todo lado", só que uns países tinham condições estruturais na sua economia para suportar (caso da Espanha, cujo défice representa 60% do PIB). Outros, como Portugal, tiveram um governo socialista de maioria absoluta durante 4 anos, que não tratou de avançar com reformas estruturais. O resultado? Défice de praticamente 100% do PIB.
Então agora a culpa do fraco crescimento é da classe empresária? Não são os socialistas que acreditam no investimento público e nas políticas expansionistas? Onde está o crescimento económico e a criação de emprego à custa do investimento público?
Pois é... a culpa é toda dos mercados, malandros. O que ficou por fazer pelo governo de socrático em termos de reformas estruturais não tem nada a ver com a situação actual.
O que aconteceu foi que a banca se recusou a continuar a financiar a aventura da dívida socialista e a diabolização do FMI para daí tentar retirar lucro político.
O estado não está falido? Pedimos 75 mil milhões emprestados porque sim? O fanatismo político impede até de ver as coisas mais óbvias.

Anónimo disse...

Já agora... também não havia desvio na execução orçamental pois não?

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=501283

Anónimo disse...

E já viu a quem se deve esse desvio? Dou-lhe umas pistas : BPN (PSD) e o bocaça do reino das bananas ( também PSD).
Pedimos 75 milhões emprestados porque não conseguiamos financiar-nos nos mercados a juros não lesivos para o pais. Veja se entende : todos os paises se endividam todos os trimestres para obter dinheiro para as despesas, fazem-no a juros baixos e continuam a faze-lo enquanto o mercado achar que sim ( ajudado pelos bitaites das agencias de rating que podem ser ou não correctos). Ou acha que a Itália, a França e a Espanha que estão sob o ataque dos mesmos mercados estão na mesma situação de "bancarrota" que nós? Acorde e perceba a realidade á sua volta, o governo socrates fez muita asneira sim mas mesmo com todas as asneiras e com todos os boys será sempre aquele que a seguir ao 25 de abril mais reformas estruturais fez e mais contribuiu no sentido de equilibrar contas publicas.Os problemas de 30 e tal anos não se resolvem em 6 meu caro,muito menos em 1 e este governo vai perceber isso muito em breve...

Anónimo disse...

Vejam o que a troika diz do tal desvio : "O representante do FMI na troika, Poul Thomsen, desvalorizou o desvio de um por cento do PIB nas contas públicas, atribuíndo-o ao período eleitoral e garantindo que não é preocupante."
http://economia.publico.pt/Noticia/fmi-diz-que-desvio-nas-contas-publicas-nao-e-preocupante_1507470

Se os PPDs tivessem vergonha estavam era caladinhos.Quem provocou eleições ao chumbar o PEC IV? Por causa disso já vamos no PECVII e nem se sabe quando vai parar.
Cambada de anjinhos...