sábado, agosto 13, 2011

"Estou, Paul? Daqui João Jardim. Nós precisávamos da vossa ajuda para acabar com o regabofe da despesa na Madeira"


Paul a apanhar o avião para a Madeira
em resposta ao pedido de ajuda de Alberto João


Alberto João aguarda-o com indisfarçável ansiedade


Passagem da entrevista dada ontem pelo ministro das Finanças à TVI (que pode ser vista aqui):
    Judite - "Esta receita extraordinária é justificada pela Troika pelo BPN e também pela derrapagem das contas na Madeira. O senhor acha que há desvario financeiro na Região Autónoma da Madeira?"

    Gaspar - "Mas não me deixa acabar de responder à pergunta anterior..."

    Judite - "Não, porque agora tenho que lhe colocar esta pergunta para que o senhor me possa dizer o que pensa da gestão de Alberto João Jardim na Madeira."

    Gaspar - "Repare...a operação de que está a falar, a operação de 277 M€ é uma operação contabilística que tem a ver com critérios de contabilidade nacional e que não corresponde a nenhum desembolso efectivo. Numa base de caixa, essa operação não tem relevância, não é uma operação que envolva um desembolso. É, no entanto, uma operação que, numa perspectiva de contas nacionais, que é a perspectiva que é usada pela Comissão Europeia, conduz a este efeito por aplicação das regras que estão convencionadas. E, consequentemente, essa operação em si própria...

    Judite - "Mas não me está a responder. Há ou não desvario financeiro na Região Autónoma da Madeira, conforme de resto disse o seu colega de governo, Paulo Portas? Sim ou nao, senhor ministro?"

    Gaspar - Não me cabe comentar essa questão, o que julgo que é importante dizer aqui é que sendo a nossa crise uma crise relevante para o todo nacional, eu julgo que poderá fazer sentido, se os Governos Regionais dos Açores e da Madeira considerarem útil que, à semelhança do que aconteceu com a República Portuguesa, possam, por sua própria iniciativa, pedir para que se constitua um programa que permita resolver e fasear o ajustamento nestas regiões. Mas essa questão é uma questão para os governos das Regiões Autónomas respectivas.

    Judite - "E também para o Ministro das Finanças, que tem que ter mão neles..."

    Pedro T.

8 comentários :

António Carlos disse...

E o Cavaco?

Caladinho como um rato!

Radio da Alzira disse...

Tudo vai à Madeira ao beija-mão.O fascinio é tal... que desconfio que há prostitutas de luxo à chegada ao hotel, arranjadas pelo fabricante de autoclismos...

mariana alcoforado disse...

Este gajo é um mole e um academico de meia tigela. N vale nada!

Olimpico disse...

A Culpa não é de Jardim, a culpa é dos dirigentes Nacionais. E sabem porquê?....Porque Jardim possui uma "lingua afiada" e sabe os podres dessa gente toda....Pela maioria dos Portugueses, insultado pela "lingua" de Jardim, já lhe teriam concedido a Independência e AGORA!!!!!O "Cavaquismo" e os Cavaquistas sabem de que o BOKASSA é capaz, e tremem só de o contrariar.... Até quando os POrtugueses vão aceitar esta "Possilga"...

Teófilo M. disse...

Esclarecedor estre ministro, não acham?

Anónimo disse...

A Judite tratou-o como um bebé a precisar de colo. Mas , relevante foi mesmo a resposta que se traduziu em dizer que as Regiões , se assim entenderem, deverão elas próprias pedir um programa à Troika. Por outro lado, a Judite falou-lhe apenas na Madeira e ele referiu-se também aos Açores, completamente a despropósito.Apetece-me imenso desabafar com os mesmos insultos que usavam com Sócrates ! Resta-me (ainda) a liberdade de fazê-lo em pensamento e com os amigos .

Anónimo disse...

E o sr. PR não tem nada a dizer?

Deve estar a comer o bolo rei....

E a contar os trocos que ganhou com as acções do BPN...

Anónimo disse...

a jornalista e outros... sabem nada de autotonomia política.