domingo, outubro 16, 2011

Os pensionistas e os funcionários públicos já saíram do euro

Passos Coelho disse ontem que os funcionários públicos ganham, em média, 10 a 15% mais do que os trabalhadores do sector privado. Independentemente de discutir se isso corresponde à verdade, o líder do PSD deve esclarecer um ponto: quando é que descobriu isso, uma vez que nunca o tinha dito antes, designadamente na campanha eleitoral?

Entretanto, como salienta JM Correia Pinto, com a brutal redução das suas remunerações, os pensionistas e os funcionários públicos já saíram do euro.

4 comentários :

PGS disse...

Esta tese dos funcionários públicos ganharem mais do que os privados foi alimentada pelo Banco de Portugal, pela banca, por associações empresariais e por outra rapaziada desse tipo.

Convém no entanto não confundirmos o género humano com o Manuel Germano. Os níveis de qualificação dos recursos humanos da função pública - com ampla presença de médicos, professores, juízes e outros técnicos superiores - são, como é evidente, bastante superiores aos das empresas. Por isso, é natural que, em média, as remunerações da função pública sejam superiores às da privada. Pelos vistos, o actual Governo não descansará enquanto não colocar os dirigentes da administração pública, os médicos e os professores (universitários, do ensino básico e secundário) a ganhar ao nível de um operário têxtil ou da construção civil...

Comparando o que é comparável - ou seja, funções equiparáveis entre entidades públicas e privadas - verifica-se que os privados ganham bastante melhor, sobretudo, no caso dos dirigentes e dos técnicos superiores. Para quem se quiser dar ao trabalho, há diversos estudos do Eugénio Rosa sobre este assunto.

Anónimo disse...

Este post do PGS disse devia ser bem destacado pois é um esclarecimento que muitos ignoram ou fazem por ignorar convenientemente.

Rabino disse...

Sou trabalhador do privado. Se lembrar os trabalhadores da agricultura,pesca,texteis, comercio e outras mais,pergunto quem ganha menos do que esta gente no Estado.No privado só ganham mais os gestores, diretores de grandes empresas e todos aqueles que têm o trabalho de reduzir os impostos da empresa atraves da fuga.Quanto aos reformados do privado e do publico,então aí a diferença é abissal.No Estado com menos tempo saiam com o ultimo salario. No privado para conseguir 80% de reforma tinham que trabalhar 40 anos e com um calculo conseguido através da media dos melhores 10 anos dos ultimos 15.Contra factos não há argumentos.Isto não quer dizer que estou de acordo com esta medida "corajosa".Coragem tinha Sócrates para afrontar as corporaçoes,com a extrema esquerda o Psd e Cds na rua de braço com a cgtp a contestar.Esta é a realidade que agora estamos a pagar.Os portugueses têm a memoria muio curta...

Conde de Oeiras e Mq de Pombal disse...

Ó Rabino, deixa-te de tolices e aprende Aritmética. Só um bacoco como tu é que pode proferir este tipo de disparates! Pergunta a um qualquer profissional NAS MESMAS CONDIÇÕES de carreira que trabalhe no Privado ou no Estado, qual é que aufere mais! Conheces algum Desenhador? Pergunta-lhe. Conheces Arquitectos? Pergunta-lhes. Conheces Engenheiros? Pergunta-lhes. Conheces Cozinheiros? Pergunta-lhes. Conheces Pedreiros? Pergunta-lhes. Mas não te esqueças de que o Estado não emprega Mineiros, nem Pescadores, nem Pastores. Tenta aproveitar aí alguma nova oportunidade, ó Rabino Jacob, antes de vires para aqui pregar sermões a Padres...