quinta-feira, dezembro 08, 2011

Do fascínio da direita por Sócrates


Curiosa, muito curiosa, esta obsessão de uma certa direita pela figura de Sócrates. Deve ser coisa mística, ou coisa sexual, ou ambas, o que é o mais certo.

A sintomatologia é típica dos quadros histéricos. Ora, parece que os histéricos só podem resolver o seu problema com a aceitação do que rejeitam, precisamente, esse obscuro objecto do desejo. Insanável contradição. São estranhos os caminhos da libido, que, quando não encontra satisfação no prazer, digamos assim, logo o descobre ou na morbidez ou na ‘santidade’…
    Afonso

11 comentários :

james disse...

Veja-se o Crespo esta noite.

arebelo disse...

O execrável Crespo,ex-porta voz da Renamo,movimento terrorista moçambicano,uma horda de assassinos que raptavam crianças que armavam e drogavam para massacres nas povoações.Tais são os antecedentes deste indivíduo que pelos vistos não o afectam e de que possivelmente se orgulha.Como orgulha quem o emprega.Salazar também apreciava subalternos com passados sombrios para melhor os controlar.Hoje,mostrou mais uma vez o nojo que é.

O rural disse...

O Sócrates põe-se a jeito e a malta da direita distrai-se.

De facto é uma perda de tempo malhar em ferro frio.

Olimpico disse...

Definitivamente!!!!Mário Crespo está DOENTE.....João Soares, percebeu e delicadamente e "suavemente" respondeu..

Ze Maria disse...

Eles sabem que as comparações hão-de chegar muito mais cedo que tarde. Há que continuar a campanha na tentativa tapar o sol com a peneira. Eles sabem, eles sabem que o futuro já não é deles!

Anónimo disse...

O parolo do crespo está em negação absoluta desde que não foi o escolhido para correspondente da RTP nos EUA. Tal como o Duque, vive num universo á parte e não adianta debater o que quer que seja com estas personagens, pois não fazem parte da realidade que conhecemos mas de uma inventada pelos próprios.

Fernando Romano disse...

É de facto um fenómeno que merece estudo.

Este Post levanta uma hipótese importante, mas demasiado científica - e sofisticada...

No meu modo de ver esta obsessão contra Sócrates foi construida na base de uma propaganda inspirada nos procedimentos da Inquisição portuguesa, sem que a Igreja actual seja para aqui chamada.

Na liderança dos ataques a J.Sócrates estiveram grupos de peso no seio da Justiça (é só recordar as várias peripécias ao longo dos últimos anos provenientes desta Instituição e ir ouvindo o que o Bastonário dos advogados lhes diz nas fuças); ora nós sabemos que aquando da criação da Inquisição, logo por uma carta de D. João III, este ordenava que os tribunais da coroa deveriam prestar toda a colaboração aos fins do "fero monstro", ao contrário do que acontecia em Espanha e em Itália(1); os magistrados dos tribunais reais esfolavam-se uns aos outros para serem nomeados para cargos de destaque naquela organização assassina - percebe-se porquê...

Todos conhecemos os métodos que usavam quando queriam confiscar os bens a uma pessoa e queimá-lo, fosse judeu ou cristão. Esta maldita organização transmitiu o seu fermento por várias gerações de juizes e magistrados até hoje.

Como diz frequentemente o Bastonário, o 25 de Abril não chegou à Justiça portuguesa e eu penso que a Revol. Liberal de 1820 também lá não chegou, facilmente essa cultura na nossa justiça levedou no Estado Novo. Como a Revol. daquela Madrugada não entrou lá....

...logo....

...branco é galinha o põe.

Foi só preciso recrutar "familiares", exemplo do Crespo, que hoje às 21 horas deu a impressão de se estar a esporrar, quando abriu a notícia com Sócrates.

Digo eu.
--------
(1)- Aconselho a ler "História das Inquisições-Portugal, Espanha e Itália - de Francisco Bettencourt.

Zé da Póvoa disse...

A verdade é que a figura de Sócrates assusta muita gente. Prova provada de que, politicamente, não está morto!

Rosa disse...

Claro que não...foi ver a cara do PM quando lhe "deram a notícia"...
Ele perturba porque foi um homem muito importante para Portugal...o Mário Soares também ,o deu a entender e disse que ele estava a "lapidar o seu francês", que era muito jovem ...enfim, tudo em aberto...
Apreciei especialmente este post do Afonso...Freud continua vivo tanto tempo depois de ter desaparecido fisicamente...
Tentarei seguir a sugestão do Fernando Romano e encontrar o tal livro. Obrigada.

Zé da minda sempre disse...

Brilhantes o post e o texto de Fernando Romano.Sócrates,é efectivamente um pesadelo para a direita, e para todos aqueles portugueses que de boa fé votaram no homem de Massama.Abriu uma vez a boca... e a tribo governativa tremeu.O PM,não conhecia a "Bomba" de Socrates,mas não teve duvidas em responder...mais uma prenda para o mentirometro.Quando não se conhece,não se comenta sr.PM.

Anónimo disse...

De como Sócrates não disse absolutamente nada de anormal ou sequer original, e o notório e venerado sábio económico-financeiro e conselheiro de estado Vítor Bento concorda em absoluto com o que ele disse sobre a conveniência de os países manterem as suas dívidas para a eternidade:

«Os agentes económicos individuais do sector das famílias têm um “ciclo de vida” assumidamente finito e, por isso, a sua capacidade de gerar rendimento regular é normalmente temporária, correspondendo, grosso modo, à sua vida activa. Por isso, não podem funcionar permanentemente em dívida (…) Com as empresas, o Estado e o País como um todo (i.e., o agregado da Economia Interna), o processo é diferente. Não existe um horizonte temporal limitado para a sua existência, pelo que o planeamento financeiro da sua vida é diferente do caso dos particulares. Desta forma, é razoável assumir a sua existência como prospectivamente infinita, pelo que é também razoável que funcionem saudavelmente com endividamento permanente, que vai sendo periodicamente renovado, e sem que haja a expectativa – temporalmente definida – de que tal endividamento venha a ser totalmente pago» (Vítor Bento, Economia, Moral e Política, 2011, pp.79-80).

O vosso blogue devia criar uma entrada com esta curta e esclarecedora citação.