terça-feira, dezembro 20, 2011

Um primeiro-ministro (?) que faz uma perninha como angariador de seguros

Entregar o pote da segurança social aos bancos e às seguradoras


• J. A. Vieira da Silva e Pedro Marques, O primeiro-ministro não falou verdade sobre as pensões:
    ‘Se não fosse o desgraçado convite à emigração dos professores qualificados, o que teria sobrado de mais relevante da entrevista do primeiro-ministro (PM) neste fim-de-semana seria a declaração infundada de que as pensões daqui a 20 anos serão metade das anteriores à reforma da Segurança Social.

    Uma declaração tão pouco rigorosa seria normal em algum comentador político pouco informado. Seria ainda expectável nalgum gestor de fundos de pensões, com interesse económico evidente na matéria. Já é incompreensível, e grave, tanta falta de rigor e verdade num PM.

    Senão vejamos o relatório independente, mais recente e rigoroso sobre a reforma dos sistemas de Segurança Social é o Joint Report on Pensions, da Comissão Europeia, de Dezembro de 2010. No que respeita ao valor das pensões, o indicador mais utilizado é a taxa de substituição líquida, que corresponde à relação entre último salário líquido e primeira pensão. No caso português, aquele relatório indica que a evolução será de 90% para cerca de 70% ao longo de 40 anos. Este valor de cerca de 70% é também confirmado pela OCDE, no seu relatório Pensions at a Glance 2011, colocando-nos ligeiramente acima da média da OCDE (69,2%, contra 68,8%).

    Trata-se, portanto, de uma redução de menos de metade do valor referido pelo primeiro-ministro, e isto para uma pessoa que se reforme daqui a quase 40 anos, quando o PM dava o seu exemplo pessoal, de alguém que se reformará daqui a apenas 20 anos, caso em que os valores são muito mais favoráveis.

    E ignorando também totalmente que os trabalhadores podem anular estes efeitos, prolongando a sua carreira, com um benefício de 1% por cada mês de trabalho depois dos 65 anos (o melhor incentivo no quadro europeu), ou descontando um pouco mais, para sistemas públicos ou privados de poupança individual.

    A reforma portuguesa da Segurança Social retirou Portugal do grupo de alto risco nos sistemas de pensões europeus, dando segurança as portugueses quanto às suas pensões e garantindo o seu aumento real sustentável, em função da evolução das carreiras contributivas e dos salários.’

4 comentários :

josé neves disse...

Caros,
Porque será que o governo faz um alarde enorme sobre uma reunião extraordinária ao fim de semana, com toda a comunicação plantada no local, está reunido quase 12 horas 12 e de lá não sai uma única ideia nem sequer uma explicação ao país do que trataram afinal durante 12 horas 12.
Veio o batanete-mor nº2,(ou nº1?),o fala banalidades a 100 à hora, papaguear e repetir mais umas palavras manhosas onde pelo meio lança a "lebre" para o pagode dos falsos e interesseiros comentadores darem início "à necessidade" de maais austeridade para 2012.
Da reunião não saiu coisa boa para os portugueses, pois isso seria logo propagandeado. Também a montanha não pariu uma pulga. Pariu certamente mais governo "carteirista" e dolorosas medidas sobre os portugueses que, após as Festas, começarão a aparecer às pinguinhas nos tablóides e nos comentários pré-pagos.
Pelo andar da carruagem, ainda nos vão impôr um decreto-lei com 2 alternativas: quem puder é obrigado a emigrar, quem não puder ou estiver imcapaz de o fazer fica sem vencimento e passa a alimentar-se na sopa dos pobres e veste dos usados das elites dos empresários e governantes.
Este governo no todo individualmente e em conjunto não vale um cem avos de Sócrates: e cada vez isso se nota mais e os portugueses vão concluir não tarda.

Homem do norte disse...

Há muitos anos,na minha terra ao pão cozido com chouriço,chamavamos vigaristas.Infelizmente é isto o que o nosso Primeiro é.Vivi o 25 de abril já com mais de 18 anos,confesso que até à data nunca vi,mesmo no periodo mais dificil do Prec,gente com tanta falta de pudor e honestidade intelectual.Nota: tomar medidas impopulares com maioria absoluta e pelos vistos algumas sem necessidade, não é sinonimo de coragem,bem pelo contrario é covardia perante as dificuldades que possam surgir.

Anónimo disse...

O governo esteve reunido 12 horas para avaliar como vai a população reagir, em janeiro, às medidas que vai impor ( ainda não saiu nada sobre os transportes e o IVA a 23% em força ainda não se fez sentir, entre outras) e como actuará o governo para fazer contenção social ! Acham que isto tudo não vale 12 horas de reunião ? Não que não vale!

Mário disse...

Para responder à enormidade do PM sobre as reformas daqui a 20 anos, gostei de ver o PS em conferencia de imprensa engrossar a vor e desmentir o desmiolado PM. Gostei de ver a revolta de Jerónimo e de Louça, também em conferencia de imprensa.
Nada, a não ser umas palavrinhas que as televisões fizeram o "sacrificio" de registar e divulgar.
Cambada de oposição miseravel. Não foi para isto que vos elegemos! Sois cumplices activos, pela indolência, do massacre que está a ser levado a cabo sobre o Estado Social.