terça-feira, janeiro 17, 2012

"Ferreira Leite não só não achou abominável como achou muito bem, porque o SNS não dá para todos e é preciso escolher"

José Vítor Malheiros, Filhos e septuagenários ou a política rasca [hoje no Público]:
    ‘(…) quando a "Dama de Ferro" nacional diz o que disse, em resposta a uma pergunta sobre o que pensava da possibilidade de restrição do acesso à hemodiálise aos indivíduos com mais de 70 anos ("Tem sempre direito, se pagar") e apenas corrige o que diz depois de uma chamada de atenção do socialista António Vitorino, é provável que tenha dito da primeira vez aquilo que queria dizer. Lembre-se, aliás, que a pergunta (dirigida a António Barreto mas a que Ferreira Leite quis responder) já trazia suficientes sinais de alarme, porque foi colocada nestes termos: "Não acha abominável que se discuta se alguém que tem 70 anos tem direito à hemodiálise ou não?" Mas Ferreira Leite não só não achou abominável como achou muito bem, porque o SNS não dá para todos e é preciso escolher.

    A resposta de Ferreira Leite foi a de uma verdadeira tecnocrata: como o SNS não pode pagar tudo e uma pessoa com mais de setenta anos possui um valor económico negativo (não produz e gasta muito), a decisão mais eficiente é deixar de pagar hemodiálise a esta pessoa - que, no entanto, se tiver meios próprios, poderá fazê-la por sua conta. A proposição, de perfil eugenista e pseudo-justificada com o habitual palavreado de gestão, vai na linha das propostas do PSD em termos de saúde, educação, segurança social e trabalho e demonstra que uma das mentiras mais descaradas da política portuguesa é a autodefinição do PSD como partido humanista.’

7 comentários :

Fernando Romano disse...

O melhor artigo que li sobre aquela desavergonhice de MFLeite.

Mas atenção...! António Barreto andou por ali aos papeis...

Esta infamante filosofia política está entranhada em todo o actual Governo, em todos os seus membros.

É óbvio que nem eles nem as máquinas do PCP e BE estão preocupados em andar à coca dos cidadãos que vão morrer por condiconalismos vários introduzidos no SNS, como o fizeram naquele famoso telefonema para uma corporação de bombeiros, que abria os telejornais...

Anónimo disse...

com a idade Manuela Ferreira Leite, deve comer menos.
reduzam-lhe as reformas a metade.

james disse...

António Barreto aos papéis no Contracorrente ?

Não podia ter sido mais descarado e desenvergonhado.

Não tenho qualquer estima inteletual por semelhante aventesma.


Dispenso senadores/merceeiros.

arebelo disse...

É evidente que a idosa dama traduziu o que é a prática da destruição do SNS do PSD e do CDS já que este se calou como rato de sarjeta que é.

Picamilho Elvas disse...

O único gajo de setenta anos que tinha direito a hemodialise,era o homem que lhe reconhecesse alguma virtude... se apaixonasse por ela e lhe cantasse "eu quero comer teu bacalhau Manela"

Anónimo disse...

pois é mas para arranjar as mamas há dinheiro tristeza.

Anónimo disse...

Este país está a ficar uma vergonha!
O que será que ainda nos falta ouvir?
Todos os dias ficamos espantados com esta gente que nos governa.