domingo, março 11, 2012

A tentativa de golpe de Estado explicada às criancinhas



Aparentemente, a SIC-N teve, na sexta-feira, dificuldade em arranjar alguém, entre os seus habituais comentadores, que se prontificasse a defender Cavaco. Lá descobriu o jurista Pedro Lomba, que pertenceu à comissão política da sua candidatura à presidência da República.

Já o debate com Pedro Adão e Silva ia lançado quando, a propósito de quem deu a primeira canelada, Pedro Lomba afirma o seguinte (aos 11 minutos):
    ‘Eu acho que isso não nos leva a lado nenhum. Repare, o processo das escutas foi o que foi. Em 2009, também há o processo Face Oculta — quando é que surgiu? —, o processo Tagus Park — quando é que surgiu? Nós sabemos hoje de que maneira o governo anterior e o anterior primeiro-ministro estavam a funcionar naquele governo antes de 2009. Nada disso é separável, percebe, das relações entre o Governo e o Presidente da República e também isso condiciona o modo como o Presidente olha para o Governo. A desconfiança é mútua (…).’
Veja-se se eu percebi bem: para dizer o mínimo, nunca até hoje ninguém que tenha vagueado pelas hostes cavaquistas tinha confessado, de forma tão límpida, que o “processo das escutas” foi um golpe de Estado congeminado pela Presidência da República para destituir um Governo cuja legitimidade resultava de eleições livres e democráticas.

É isto, não é?

9 comentários :

Eleitor disse...

Em relação ao «Face Oculta», sempre achei muita graça à denominação do processo, digna de um Goebbels, mas supostamente anterior a uma qualquer «desocultação» de algum rosto personificador do mal e da corrupção!

Quem seria ele? Quem seria esse génio oculto do crime? O Dr. Moriarty? O sinistro Fu-Manchu? O irmão gémeo de Medina Carreira, roubado pelos ciganos aos 6 meses de idade?

Ou o nome do processo é desde sempre inocente de qualquer intenção... oculta mas subliminar?

Se assim fosse, seria como supor que o «Apito Dourado», por exemplo, tinha adquirido esse nome, não por dizer respeito a futebóis e corrupções, mas por simples coincidência...

De quem seria então a «face oculta» que tão desesperadamente se procurava atingir, saltitando de escuta em escuta (enquanto outros eram acusados de outras escutas, por sinal inexistentes)...?

Anónimo disse...

que coragem para dar a cara pelo cavacão !!!

Anónimo disse...

O estertor do Cavaco com o Passos, o ângelo e o Relvas a rir ...

Anónimo disse...

Nunca percebi porque é que a Assembleia da República deixou o Cavaco sobreviver a este jogo sujo tipo sul-americano. Estou a referi-me ao PC e o BE que fingiram estar a dormir.

Anónimo disse...

O Lomba é mesmo jurista?
Reparem no seu olhar com quem é
parecido? Há quem diga que é com
o Messi o goleador do Barça!
Só que desta vez estava virado
para a sua baliza!!!

Anónimo disse...

sobre este assunto só tenho uma coisa a dizer: tenho vergonha de ter cavaco silva como PR.

E, note-se, votei nele. fará se não tivesse votado.

estes fulanos todos estão a criar uma revolta e um sentimento de nojo tal nas pessoas que isto vai acabar na rua. só pode.

e quando explodir guardem os automóveis nas garagens... que a coisa não deve ser tão pacífica como foi no 15M.

simões dias disse...

Mas há alguém que tenha a cabeça no lugar que não saiba que se tratou de um golpe de Estado frustado ?

Anónimo disse...

Realmente esta socratagem ressabiada posta perante aws verdades dos factos reage com insultos esquecendo-se que o Dr Cavaco Silva venceu as eleições Presidenciais por escolha da maioria dos Portugueses. Sobre a falta de lealdade do então pm só quem fosse cego é que já não teria percebido que carácter era coisa que esse fulano nunca teve ou terá basta recordar as atitudes perante quem o efrentou de peito aberto. Chamar golpe de estado a uma constatação de facto é ridiculo e defender a socrates o pior pm da história recente do país só para quem realmente teve interesse e ganhou algum com esse fulano e a sua corja de "iluminados".

Anónimo disse...

"...só para quem realmente teve interesse e ganhou algum com esse fulano..."

Oh primo, olha que não. Olha que não.

Eu nunca ganhei nada com o Sócrates. Votei Cavaco e votei PSD e não estou a gostar nada, mesmo nada, do rumo que as coisas estão a tomar.

E mais, nunca te esqueças que o Cavaco provocou a queda de Sócrates na rua com o apoio ao 15M... mas que ele também caiu na rua na ponte 25 de Abril.

E eu, que votei nesta criatura abjecta que, a cada dia que passa, só nos prova que não está à altura de exercer o cargo mais importante e nobre da nação devo dizer-te que logo a sociedade civil se organize (e o PS perceba que nem MA nem MS são solução) eu estarei presente na rua na grande manif que vai derrubar o sr. silva.

Aliás, mesmo que o sr. silva se estivesse a portar bem... digamos que o país está demasiado alaranjado para o gosto da maioria dos portugueses. E se as laranjas ainda fossem boas, mas estão azedas, pá, estão azedas.

Já agora, para não virem dizer que eu sou socrático e socialista, eu não só votei sr silva e psd como até acreditei tanto no passos coelho que até participei na iniciativa Mais Sociedade.

Aliás, essa iniciativa da sociedade civil foi apenas um embuste pré-eleitoral. Estava a treinar...