terça-feira, agosto 28, 2012

Acerca da credibilidade externa


Uma das mais deliciosas teorias do Governo sobre a alegada recuperação da confiança dos investidores internacionais na economia portuguesa está, diz, na descida dos juros da dívida pública. Todos os dias alguém atira com esta informação para o ar como se de um foguete se tratasse. Como dizia Paulo Rangel, em entrevista ao "Diário Económico" de ontem:
Não é preciso que Paulo Rangel leia os relatórios do Banco de Portugal. Bastaria que lesse a imprensa. Assim, no passado dia 23, o Público noticiava que:
    "De acordo com os dados divulgados ontem pelo Banco de Portugal, havia em Junho apenas 276 milhões de euros no stock de dívida de curto prazo (títulos até um ano) nas mãos de investidores não-residentes. Este valor, que representa uma queda de 81% face ao final do ano passado, atirou o peso dos credores externos para o nível mais baixo de que há registo: só 2% da dívida de curto prazo está nas mãos de investidores estrangeiros. Estes números reflectem a ausência de credores externos nos leilões de curto prazo que o Estado tem vindo a realizar e também o facto de estes se terem vindo, progressivamente, a desfazer da dívida nacional no mercado secundário. E agravam os receios de que o país não seja capaz de voltar aos mercados de médio e longo prazo no segundo semestre de 2013, tal como está previsto no acordo da troika, obrigando a um prolongamento da ajuda europeia."

O gráfico que acompanha a notícia é impressionante (ver acima).

Alguém avise Paulo Rangel et al. que quem anda a comprar dívida portuguesa são os bancos nacionais - os mesmos que estão a ser salvos, quase todos, pelo Estado português.

Ah, e lembram-se o que diziam do Governo Sócrates quando este, diziam, "obrigava" a banca nacional a comprar dívida pública portuguesa para baixar os juros e com isso evitar a intervenção da troika, não se lembram? Um escândalo. Agora, consumada a intervenção, já não há problema nenhum.
    Pedro T.

2 comentários :

Rosa disse...



Excelente explicação!
Por isso é que, por vezes, não consigo entender a lógica de algumas notícias do foro económico-financeiro...estou muito mais esclarecida, agora.

Anónimo disse...

Dos melhores posts dos últimos tempos...