sexta-feira, setembro 28, 2012

Agora é a eutanásia por motivos orçamentais

O Ministério da Saúde recebeu um parecer que dá luz verde para poupar na despesa com os tratamentos mais caros para doenças como cancro, sida ou doenças reumáticas. Sustenta o presidente do Conselho Nacional da Ética para as Ciências da Vida, Miguel Oliveira da Silva:
    “Vivemos numa sociedade em que, independentemente das restrições orçamentais, não é possível em termos de cuidados de saúde todos terem acesso a tudo. Será que mais dois meses de vida, independentemente dessa qualidade de vida, justifica uma terapêutica de 50 mil, 100 mil ou 200 mil euros? Tudo isso tem de ser muito transparente e muito claro, envolvendo todos os interessados”.

Quando se acredita que já bateu no fundo, o Governo teima em ir desenfreadamente mais longe.

16 comentários :

Anónimo disse...

Até o pudor já perderam. O que acho estranho é que o ministro da saúde ainda nada tenha dito sobre o assunto.

james disse...

Membros do CNECV

COMPOSIÇÃO

Composição do 4º Mandato do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida

Presidente

Miguel Oliveira da Silva
Vice-President

Michel Renaud
Conselheiros

Designados pela Assembleia da República

Agostinho Almeida Santos

Francisco Carvalho Guerra

Jorge Sequeiros

José Germano de Sousa

Maria do Céu Patrão Neves

Miguel Oliveira da Silva

Designados por Resolução do Conselho de Ministros

Isabel Santos

Jorge Reis Novais

Lígia Amâncio

Maria de Sousa

Rosalvo Almeida

Designados por outras entidades

Ana Sofia Carvalho

Carolino Monteiro

Duarte Nuno Vieira

José Lebre de Freitas

Lucília Nunes

Michel Renaud

Pedro Nunes

Raquel Seruca

****

Tantos anormais juntos? Não houve votos de vencido? Não encontro o parecer publicado...

Anónimo disse...

Eu gostava imenso de saber o que vai dizer o doente quando lhe perguntarem se quer morrer já ou dali a dois meses. Se é que o principal interessado( o doente) vai ser tido e achado na equação.
Criminosos.

Teófilo M. disse...

O parecer está aqui http://www.cnecv.pt/admin/files/data/docs/1348745574_Parecer%2064_2012%20CNECV%20Medicamentos%20SNS.pdf

REFL disse...

Costumo ler apreciar positivamente os post do CC, mas não posso deixar de vos chamar a atenção para o facto de sermos acertivos nas críticas quando não conhecemos (lemos) o que criticamos. Se lerem o parecer disponível em http://www.cnecv.pt/pareceres.php talvez mudem de opinião e não encorram no velho "emprenhar pelos ouvidos"

james disse...

Se é como diz o Dr. Refel, como explica que a relatora do parecer e o presidente do CNECV se tenham sentido obrigados a "aclarar" aspectos do mesmo?

A que se deve uma divergência entre o que foi escrito e aquilo que se quis dizer?

Se calhar quem emprenha pelos ouvidos são as burras.

james disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
james disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
james disse...

Já li o parecer na íntegra e não mudo uma vírgula, daquilo que escrevi antes, baseado nas notícias da imprensa e neste post.

E se extinguissem também este conselho que mais parece uma conselho de um país do 3.º Mundo?

São os tachos e os interesses instalados, não é?

O centrão no seu esplendor, com uma senhoras e uns senhores da pseudo-esquerda caladinhas (os) que nem ratas (os)...

Anónimo disse...

Nivelar os cuidados privados com os cuidados públicos. Cada um tem a vida (e a morte) que pode sustentar. Eu não nasci nesta civilização (estou só de passagem).

Adérito Nunes disse...

Ao REFL,

O emprenhar pelos ouvidos foi ouvir um tal de Oliveira e Silva que parece que é presidente da Comissão de Ética?

O Miguel Abrantes só reproduz o dito senhor.

Se algum outro membro da dita Comissão não se revê no significado que já toda a gente viu onde é que quer chegar - o REFL não vive neste Portugal actual? - pode vir a público dizê-lo.

Anónimo disse...

Oh, James, além de anormal és analfabeto.
Já leste o parecer na íntegra e não mudas nem uma vírgula? Ou tens um problema cognitivo ou não sabes ler. Nem sequer percebeste que dos 19 membros da Comissão que citas só onze subscreveram o parecer? Não basta saber soletrar. É preciso saber ler.

james disse...

Para a cavalgadura da arrastadeira anónima de sáb Set 29, 11:14:00 a.m.:

Alguma vez Vc me ouvi de dizer que o parecer do CNECV, enfermava de vício de forma?

Alguma vez foi alegado que o parecer devia ser subscrito pelos 19 membros do CNEVC?

Onde é que VC estudou Direito Administrativo, num curso de pastéis de bacalhau ministrado pela Filipa Vancondeus?


Vá-se catar seu paneleir*.

Anónimo disse...

"Será que mais dois meses de vida, independentemente dessa qualidade de vida, justifica uma terapêutica de 50 mil, 100 mil ou 200 mil euros?"

O que esta cavalgadura acha que a vitima( o doente) lhe iria responder? A familia, o que lhe iria dizer? Aqueles que amam o doente, que poderiam dizer?
Uma pessoa que escreve uma frase destas nunca provou o sofrimento sério que é perder quem se ama.Não compreende também que só se vive uma vez.Quando se morre é para sempre.
Quem produz uma declaração destas é obviamente alguém que não sabe o que é amar nem nunca amou na vida ninguém a não ser a si próprio.
É alguém desumano. Por mais dinheiro que tenha, titulos académicos e o raio que o parta.

Ernestina Sentieiro disse...

Não li ainda o texto integral do parecer, só algumas notícias sobre o documento. E ouvi o comentário sereno de Maria de Belém Roseira. Contudo (e contra a corrente) testemunho o meu apreço por Miguel Oliveira e Silva, pelos dois ex-bastonários da Ordem dos Médicos e por pessoas como Carolino Monteiro e Maria de Sousa. Não pertencem à turma neoliberal de ataque ao SNS. É o que eu sinceramente penso.
Por outro lado, não me esqueço da péssima actuação do actual bastonário na "guerra" da coincineração em Coimbra. Foi um militante partidário a fazer coro na onda fanática e não um médico com capacidade para esclarecer as muitas asneiras que se diziam sobre o assunto.

lidiasantos almeida sousa disse...

A minha irmã morreu de cancro no dia 2 de Setembro 2012. Depois de ter passado momentos horriveis, em 2 hospitais publicos, tentei internar a minha irmã no Hospital da Luz e na CUF, mas disseram não aceitar doentes terminais. Escrevi 2 exposições no livro amarelo dos 2 hospitais e especialmente no do IPO, no dia 7 de Setembro, antes da besta da Ética ter descriminado os doentes e passo a escrever apenas a parte final: ESPERO QUE ESTA MINHA EXPOSIÇÃO CHEGUE AO CONHECIMENTO DO SENHOR MINISTRO DA SAUDE, GRANDE FINANCEIRO PARA DESTRUIR O SERVIÇO NACIONAL DE SAUDE E EM VEZ DE MARTIRIZAR OS DOENTES E ACOMPANHANTES DEVERÁ DECRETAR UMA EUTANÁSIA A PELO MENOS UM MILHAO DE VELHOS DOENTES E INCÓMODOS. POUPARÁ NAS PENSÕES E REFORMAS, NOS EXAMES E MEDICAMENTOS, MANDARÁ FECHAR HOSPITAIS, DESPEDIRÁ MÉDICOS, ENFERMEIROS, AUXILIARES ETC. E ASSIM O GOVERNO A QUE ELE PERTENCE PASSARÁ A SER DEFINITIVAMENTE O MELHOR ALUNO DA EUROPA, ULTRAPASSANDO O ANTERIOR MELHOR ALUNO CAVACO SILVA, QUE DESTRUIU OS QUADRILIÕES DE CONTOS QUE VIERAM DA CEE, MAS QUE SERVIRAM PARA ENRIQUECER OS BARÕES DO PARTIDO E AMIGOS.