terça-feira, outubro 16, 2012

Um país sem política europeia


1. Tornou-se evidente que Vítor Gaspar, depois do investimento feito pelo país na sua “extraordinariamente cara” educação, regressou há ano e meio do estrangeiro para abrir, no Terreiro do Paço, um escritório de representação dos credores externos.

Ao contrário do que acontece (e é público) na Grécia, na Irlanda, na Espanha e na Itália, Vítor Gaspar não contesta os diktats dos credores externos, não os discute e até surpreende os oficiais de ligação (a troika) ao querer ir além do que eles julgariam poder exigir.

2. Para agravar a situação, o ministro dos Negócios Estrangeiros esgota-se nas excursões da AICEP pela América Latina. Não se lhe conhece uma declaração sobre política europeia, nem mesmo quando os responsáveis dos países do Sul atingidos pela crise do euro procuram articular posições para as poder impor em Bruxelas.

Pode ser importante para o país que Paulo Portas contribua para a promoção de produtos nacionais (como a Mariza no Rio de Janeiro), mas a verdade é que a um ministro dos Negócios Estrageiros exige-se um pouco mais — mais Europa, ou seja, mais mundo.

3. Como se isto não bastasse, o Presidente da República não consegue acertar o passo com os seus poderes. Na actual situação, com o país virado do avesso e uma Europa em convulsão, Cavaco Silva permanece encerrado na sua zona de conforto, enviando intermitentes sinais de fumo através do Facebook. Imagine-se o frémito que essas mensagens de Belém provocam por essa Europa fora.

7 comentários :

Anónimo disse...

Lembram-se quando o senhor interrompeu umas férias para fazer uma comunicação ao País e ninguém conseguia adivinhar porquê? Até se especulava se iria renunciar por estar diminuído em alguma coisa?

Será que a situação actual não justificaria bem mais uma palavrinha que não no facebook?

Anónimo disse...

Claro que Vitor Gaspar obedece a orientaçoes da Troika cegamente e a seguir tem lugar garantido numa organizaçao internacipnal, entretanto já toda a gente esqueceu o relatorio que fez na Comissao Europeia sobre a crise de 2008 nos Eua e as implicaçoes para a Europa, parece que tb não acertou, mas

Júlio de Matos disse...


O execrável mas insignificante Gaspar pertence já ao período mais ignominioso do nosso Passado.


Quando vamos finalmente começar a dedicar o nosso precioso tempo e os nossos perecíveis neurónios a pensar no Futuro, que tudo indica se inicia já amanhã?

Anónimo disse...

Gaspar é muito consistente: 90% das vezes falha.

Anónimo disse...


Ao menos nao mente nem aldraba como Teixeira dos Santos e de uma vez por todas assumam as responsabilidades dos 6 anos de assaltos da socratice a Portugal.

Anónimo disse...

Ahahahahahaa, não mente nem aldraba, ahahahahahhaa, ahahahhahaha, ai meu deus que até me doi a barriga de tanto rir...
Ele há gente que desde que tenha boa vaselina engole tudo. O leitor das 04:38 é desses.

Anti-trampa disse...



"nao mente nem aldraba", diz o maluquinho.

Pois não, apenas TEM LAPSOS COLOSSAIS.

E vai chamar trapaceira à puta que te pariu em vez de abortar, panascão.