domingo, fevereiro 17, 2013

O país da "selecção natural"

• Teresa de Sousa, O país da "selecção natural" [hoje no Público]:
    ‘Muita gente avisou que a receita da troika destruiria sectores inteiros da economia, como a construção ou a restauração e o pequeno comércio, atirando para o desemprego milhares de pessoas que dificilmente encontrariam emprego noutros sectores. Mas esse foi um aviso que o Governo sempre ignorou, não por ser autista ou arrogante, mas porque os livros por onde estudaram os seus ministros ou a ideologia que beberam manifestamente em excesso lhes dizia que essa era a parte da economia que deveria ser rapidamente sacrificada. O destino das pessoas que trabalhavam nesses sectores, geralmente pouco qualificadas, não foi problema que valesse a pena equacionar. Na sexta-feira, para que não houvesse dúvidas, Passos Coelho explicou, com imensa candura, que já está feita a "selecção natural das empresas que podem melhor sobreviver". Não mencionou o segundo efeito dessa "selecção natural" que se traduzirá, segundo as contas do FMI, num desemprego estrutural de 14%, ou seja, na "selecção natural" das pessoas de carne e osso cujas qualificações dificilmente lhes permitirão regressar ao mercado de trabalho.’

7 comentários :

antonio disse...

"imensa candura" "por onde estudaram" "pessoas de carne e osso"...
Nunca esperei ver isto aqui.
Boa noite e que o o dia vos seja leve

Anónimo disse...

A eugenia com que afinal Hitler sempre sonhou, possivel em democracia, perante o olhar impávido e sereno da classe média.
Esquecem-se de que serão os próximos a ser sacrificados no caminho glorioso para uma sociedade á imagem e semelhança de ...Passos Coelho!

Miguel Abrantes disse...

Caro António,

Parece-me que leu demasiado depressa o que está escrito.

Anónimo disse...

Foi a "ler" como o António que o Relvas conseguiu tirar uma turbo licenciatura!

João das Regras disse...

Gentalha como o Martim Avillez Figueiredo (para não falar nos idiotas que gravitam à volta do Governo e PSD/CDS) "pensam" que esta autêntica intervenção do Estado na economia - a subida do IVA na restauração, por exemplo - será um catalisador: fecham-se os negócios inúteis e improdutivos e, por milagre e magia, os milhares e milhares de patrões e desempregados se vão transformar em quadros "modernos" e "competitivos" e renascerá das cinzas uma fénix exportadora, competitiva e por aí fora.

Questões como a formação profissional e financiamento das empresas, sem esquecer algumas de teor cultural são esquecidas por todos esses energúmenos.



Mas o importante é confiar nas previsões do Governo e bater palminhas a mais uma comissão de inquérito a Camarate.

antonio disse...

E mais: "segundo as contas do FMI". Que jeitosa!

Ao Miguel e ao Anónimo quero informar-vos de que eu sempre leio bem. Aprendi sozinho com os jornais que havia em casa de uns tios velhos que à noite chamavam os espíritos.
O tio lavava os pés numa varanda muito grande logo após a casa de banho e a cadela em seguida lambia-os.
Quase sempre havia sopa de tomate com ovos escalfados. Uma delícia.

"Não por ser autista ou arrogante". Barraqueira!

Donde vem essa selecção (natural) IRRACIONAL! UIII. Desde, pelo menos, do cavaquismo.

E vejam, basta ler.










Olimpico disse...

Oh António....Pois...."Aprendeu" com os Jornais....por isso essa confusão...digo eu.

NB:Teresa de Sousa comete um erro grave,quando acusa só de incompetência o "Gang". Este "Gang" é o executor fiel, de um GANG maior, Europeu e Mundial, que assim manda, mas fazendo passar a ideia,que não concorda com as politicas tão radicais...( Um dia concorda outros não).
Será que as Instituições do poder democrática, ( todas) estão funcionando ? RELVAS, acorrentou Passos e Cavaco, a Justiça não funciona.PCP/PEV/BE apoiaram a direita para derrubar o governo Socialista, e o povo, sente relutância em saír a rua miobilizado por eles, porque foram ENGANADOS!!!! Mas, é necessário saír desta paradoxo « reduzem as reformas dos Portugueses, para entregar ao BPN »» Não há três ou quatro milhões de Euros para fazer andar o ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO,Os Portugueses sabem e a justiça também, quem ROUBOU os Bancos, e também sabem que grande parte desse dinheiro estará seguro à ordem desses "Senhores"
Há quem saiba como se chega a esse dinheiro, de que estão à espera, a Justiça e o governo ? Penalizar mais os INOCENTES dos POrtugueses ? Isto vai acabar mal, para TODOS!!!!