sexta-feira, fevereiro 22, 2013

Psicopatologia da direita portuguesa: o retorno do recalcado


A compulsão que leva sectores da direita portuguesa a fazerem de Sócrates o seu ‘ponto de fixação’ tem uma tal violência que só pode mesmo ser um sintoma de ‘coisa sexual’: assim uma espécie de neurose política obsessiva ou um caso raro de onanismo político.

Sabe-se, desde os estudos clássicos de Freud sobre a neurose obsessiva, que a obsessão é o sucedâneo de uma representação sexual reprimida e que nela o ‘amor’ e o ‘ódio’ coexistem com a mesma intensidade e sobre o mesmo objecto do desejo. E, como também explicou Freud no célebre caso do “homem dos ratos”, o traço da obsessão manifesta-se na necessidade de repetir ou de fazer o contrário do que se deseja – ‘eu odeio-o’ (mas só o desejo a ele), ‘eu sou limpo’ (mas lavo compulsivamente as mãos), etc.

Por conseguinte, a intensidade, a frequência e a regularidade, com que essa direita precisa de proclamar o seu ódio a Sócrates só podem ser sintomáticas da pulsão erótica reprimida que os fixa nesse objecto do desejo.

E, tal como noutros casos clássicos, só a verbalização consciente e compulsiva do ódio lhes permite suportar o desejo e o fascínio recalcados que têm pela personagem política de Sócrates.

O problema, como também explicou Freud, é mesmo o retorno do recalcado…

7 comentários :

james disse...

Este post está brilhante. Adorava tê-lo escrito.

Anónimo disse...

Não concordo.
O recalcamento não está na direita que escreve estes artigos no correio da manha .
Está em quem lê e vai para a rua repetir estas coisas, porque a direita ensinou que socrates é o diabo , é quem nos levou á ruina etc etc etc.
A direita usa este tipo de artigos para manipular uma franja de opinião publica que essa sim, têm medos, recalcamentos e pulsões muito pouco saudaveis.
Porque é preciso manter o fantasma de Socrates vivo, para tentar mascarar a incompetencia mais absoluta e vil que a este país alguma vez calhou.

Anónimo disse...

a direita esta a utilizar aqui a tactica que jardim usa na Madeira ha mais de 30 anos com o sucesso que se conhece...
com uma comunicaçao social totalmente controlada bastou-lhe criar um inimigo externo ,os cubanos, para apontar aos madeirenses os responsaveis por todo o mal da sua terra.
por ca o inimigo , o mafarrico
,a besta negra, responsavel por toda a nossa desgraça e ele ... o malvado do socrates...

Anónimo disse...

Completamente de acordo com James...Só não lamento não o ter escrito. È óbvio que estamos perante uma atracção sexual, ainda me lembro das imagens de Judith de Sousa quando o entrevistou...A Direita reprimida e conservadora tem muito disto!!!!

Anónimo disse...

A direita considera que o poder, a governação, os lugares dos conselhos de administração, etc. lhe pertence por direito. Quem não pertence ao seu ciclo e consegue chegar a um desses lugares é imediatamente atacado pelos médias que, na sua totalidade lhes pertencem. Para a direita portuguesa (só ?)alguém que não faça parte do grupo, é um usurpador.
Quanto ao facto de ex-governantes passarem a trabalhar para empresas com quem tiveram relações enquanto exerceram os seus cargos políticos o príncipio é o mesmo, esses cargos pertencem-lhes!!!
Isto não pode significar que a esquerda é inocente nestas coisas. Afinal o poder corrompe e nem sempre é fácil registir a certos privilégios.

Anónimo disse...

Sim, tenho a certeza de que em relação á farmaceutica, foi socrates que lhes deu os ajustes directos. Porque o ministro da saúde não estava lá a fazer nada, não, nem os seus secretários de estado.
Nem a empresa tinha negócios com os estado antes de Socrates, nem continuou a te-los depois...Porque o Socrates é que era o malandro, ah pois, era era.
Enfim, apontar noticias do correio da manhã como prova do que quer que seja , a única coisa que pode fazer é descredibilizar o próprio leitor. É um jornal que nem os chimpanzés lêem.

Anónimo disse...

Pois direita ou Socrates(ou PS) é tudo a mesma merda!