sábado, novembro 15, 2014

O homem que está sempre no sítio errado à hora errada

No site da Abreu Advogados

Quando Cavaco teve receio de enfrentar António Guterres, tendo abandonado São Bento, ele foi pedir emprego a Isaltino Morais, que o colocou na empresa que gere a Universidade Atlântica, cujo principal accionista era o Município de Oeiras. Ele tornou-se, entretanto, deputado à Assembleia da República (em regime de exclusividade) e presidente de um órgão (a Assembleia Municipal de Oeiras) que tem por função fiscalizar as empresas do município. Não poderia ser fiscalizado e fiscalizador, mas conseguiu ser.

Quando Barroso se refugiou em Bruxelas, ele pediu colo a um tal Joaquim Coimbra, que, para além de membro da comissão política de quase todos os presidentes do PSD desde os tempos de Marcelo, se dedica(va) a negócios tão variados como o outrora luminoso Sol e o BPN. Foi ao colo deste empresário que ele arriscou a vida na administração de uma das empresas a que aparece ligado, cujo planeamento fiscal deixou o fisco com um pé atrás (aqui, aqui e aqui): «Eu dou-lhe um tiro nos cornos».

Ele aparece, não raras vezes, citado quando há escândalos. Invariavelmente, ele invoca que tinha ido ver a bola. Sem ter a pretensão de querer ser exaustivo, era ele ainda presidente do PSD quando questionou a Portugal Telecom por uma matéria de que, afinal, era parte interessada. Quando se soube que o alegado primeiro-ministro tinha criado uma ONG fantasma, ele lá estava entre os fundadores. O BES dá o estoiro no Verão e descobre-se que ele é administrador da Coporgest, empresa do grupo Espírito Santo. Rebenta o caso dos vistos gold e, azar dos Távoras, ele é citado como um dos quatro sócios de uma empresa envolvida na operação Labirinto. Ele é o piolho metido nas costuras. Ele é o homem que está sempre no sítio errado à hora errada. Ele é Marques Mendes, que se tornou consultor não-se-sabe-de-quê da Abreu Advogados.

Em todo o caso, quando o vejo a perorar na televisão, não é da sua carreira que me lembro. Que se passa comigo? É que fico sempre perplexo com o facto de um homem com um pensamento tão ladino ter sido apeado da liderança do PSD por um tal Menezes. Aquele que desapareceu a citar John Wayne.

16 comentários :

Anónimo disse...

Já se está mesmo a ver que as campanhas negras contra o Sócrates - em que os cartazes da jotinha era só uma pequena amostra com assinatura - tinha um propósito claro de desviar as atenções desse grande viveiro de burlões em que se transformou o partido do POTE

Rosa disse...




Comentário desastroso, nervoso e absolutamente inadequado...o homem está, mesmo, atrapalhado...

Guilherme Proença disse...

Marques Mendes vive ainda do heroísmo de ter bloqueado o novo aeroporto de Lisboa. É claro que nunca ninguém fez o cálculo do dinheiro perdido em estudos sobre o assunto, nascido de um consenso entre PSD e PS ao longo de muitos anos, e do quanto foi dado a ganhar e a perder, e a quem, em especulação imobiliária. Pessoalmente, não me interessa de todo ouvir os seus comentários "políticos", bastam-me as réplicas dos outros comentadores — e parece que toda a gente acha inconcebível este tipo de bufos do conselho de estado e de ministros, mas continuam a dar-lhe tempo de antena. Espero que as audições no parlamento sirvam ao menos para fazer esta pequena limpeza mediática.

Anónimo disse...

o piolho metido as costuras... eh eh eh

Anónimo disse...

Um verdadeiro "pintelho" falante.

Fernando Romano disse...

Tem razão Rosa. Este "piolho metido nas costuras" (genial!) é um desavergonhado. Não tem o mínimo respeito pelas pessoas que o ouvem, toma-as por tolas. Sente-se protegido pela imprensa oficial e oficiosa. Ser sócio da empresa e dizer o que disse sobre as suas relações com ela desde 2011 é próprio de um vigarista chapado e de um cobarde. Um ascoroso abridor de portas dos gabinetes oficiais, cujas recompensas são habitualmente dadas em envelope fechado por debaixo da mesa do restaurante. De maneira acintosa ainda lançou lama sobre um seu amigo. Devia ter vergonha e renunciar ao seu espaço televisivo. Descarado aldrabão.

Anónimo disse...

Estranha forma esta de certas personagens que vêm dizer que eram sócios das empresas, mas até nem sabem bem o que é que as suas empresas fazem....

Isto já se está a tornar um padrão.

Eram ,mas afinal não eram, ou se eram....

Conversas da treta há muitas...

Anónimo disse...

Nunca teve um contacto, uma diligência, nada, nadica de nada...
só não se percebe bem é como é que foi lá parar, interesse não tinha nenhum, amor também não devia ser...
se calhar era só mesmo próqueéqueé...

Um artista português

Anónimo disse...

"tempo de antena"

Frase certa.
Não alimentemos este sistema em estado de decomposição.
A televisão faz parte do sistema. Se assim não fosse, não dava tempo de antena ao "profeta" do governo. Afinal quem dá as notícias, a comunicação social ou o MM, o profeta?

Para se saber o que realmente se passa aqui em Portugal e no mundo, não é necessário ligá-la.




Evaristo Ferreira disse...

O Marques Mentes ontem estava com cara de borrado, tremiam-lhe as mãos, os dedos, as orelhas. Na sua linguagem gestual deixou transparecer o inferno que o atormentava. Ganda Nóia! Em vez de explicar, ponto por ponto, dedo por dedo (como é seu hábito), ontem recolhia as mãos nas suas próprias mãos, tremelicando, para não denunciar o seu nervosismo. O videirinho vai pelo mesmo caminho do professor Marcelo.

Anónimo disse...

O gajo extinguia não sei quantas fundações e mais não sei quantos organismos, metendo os pés pelas mãos e as mãos pelos pés....

Esqueceu-se só de extinguir aquela empresa de que era sócio e afinal até nem sabe bem para quê...

Anónimo disse...

Este caga-tacos do Marques Mendes revela o que Portugal tem de pior.

Anónimo disse...

Fui só eu que reparei que no comentário semanal da SIC, Marques Mendes tremia como varas verdes, enquanto dizia não ter qualquer relação com os Vistos Gold?

Se fizerem favor, vejam novamente esse direto de Moçambique (deviam estar 30 e tal graus) e observem o tremor de Marques Mendes!

Anónimo disse...

Comentei precisamente o mesmo...nunca o tinha visto a gaguejar e a tremer tanto como desta vez.....se calhar era da humidade em Moçambique.

Anónimo disse...

O fanfarrão, o mafarrico, o Marques MENTES. Coitado! meteu dó! Nem conseguia colocar a habitual voz grave (Tipo Leão), + parecia um puto de 13 anos na mudança de voz... tremia que nem varas verdes. Em Maputo, nos últimos dias esgotaram-se as fraldas

Anónimo disse...

Adoro estes artigos de opinião pouco partidários... e os subsequentes comentários! É incrível ler como algumas pessoas ainda se acreditam cegamente no que um bando de corruptos lhe coloca à frente. Mais Marques Mendes menos Ferro Rodrigues continuamos com a corja de incompetentes que adoram "governar-se". Quando estes saírem do poder seguir-se-ão outros de outra cor mas que (sejamos sinceros) farão EXACTAMENTE o mesmo. Temos crise e passamos mal? Depois de ler isto a resposta é clara: é porque merecemos. Votos de muita austeridade e sacrifícios a todos. :)