Não há como esconder. O
Augusto Santos Silva, homem com um coração de ouro, decidiu ajudá-lo, explicando-lhe com uma paciência de chinês as «cinco regras» de comunicação política a que ele não pode deixar de atender. Ei-las (sendo que a lição é muito mais impressiva no vídeo):
- ‘Primeira regra: «Cada macaco no seu galho. Não pode o Ministro dos Negócios Estrangeiros vir falar de economia ou de agricultura».
Segunda regra: «Os galhos são diferentes. Há um primeiro-ministro, ministros e secretários de Estado. Não pode um secretário de Estado, por exemplo enquanto decorrem negociações do ministro da Educação, meter-se na seara do ministro da Educação e falar em sentido contrário. Entendam-se, há uma hierarquia no Governo».
Terceira regra: «Convém que se fale quando se tem alguma coisa para dizer. Não há excelência da forma que consiga apagar o vazio do conteúdo».
Quarta regra: «Quando falarem vários convém dizerem a mesma coisa, senão entram na cacofonia que é fatal para qualquer grupo ou organização, muito mais para um Governo».
Quinta regra: «Se a má notícia expulsa a boa, convém que as más e as boas notícias não sejam dadas ao mesmo tempo, como já dizia Maquiavel».’
1 comentário :
O Paulo Magalhães engasgado e fascinado com o discurso, praticamente, desta vez, teve uma intervenção mínima.
Santos Siva pôs e dispôs nesta entrevista/comentário e dominou por completo.
Brilhante!
Enviar um comentário