quinta-feira, junho 27, 2013

Cada macaco no seu galho


Não há como esconder. O Dr. Relvas ministro Maduro anda completamente perdido. Por muito menos que isto, já se viu gente brilhante passar ao lado de grandes carreiras.

Augusto Santos Silva, homem com um coração de ouro, decidiu ajudá-lo, explicando-lhe com uma paciência de chinês as «cinco regras» de comunicação política a que ele não pode deixar de atender. Ei-las (sendo que a lição é muito mais impressiva no vídeo):
    Primeira regra: «Cada macaco no seu galho. Não pode o Ministro dos Negócios Estrangeiros vir falar de economia ou de agricultura».

    Segunda regra: «Os galhos são diferentes. Há um primeiro-ministro, ministros e secretários de Estado. Não pode um secretário de Estado, por exemplo enquanto decorrem negociações do ministro da Educação, meter-se na seara do ministro da Educação e falar em sentido contrário. Entendam-se, há uma hierarquia no Governo».

    Terceira regra: «Convém que se fale quando se tem alguma coisa para dizer. Não há excelência da forma que consiga apagar o vazio do conteúdo».

    Quarta regra: «Quando falarem vários convém dizerem a mesma coisa, senão entram na cacofonia que é fatal para qualquer grupo ou organização, muito mais para um Governo».

    Quinta regra: «Se a má notícia expulsa a boa, convém que as más e as boas notícias não sejam dadas ao mesmo tempo, como já dizia Maquiavel».’

1 comentário :

james disse...


O Paulo Magalhães engasgado e fascinado com o discurso, praticamente, desta vez, teve uma intervenção mínima.

Santos Siva pôs e dispôs nesta entrevista/comentário e dominou por completo.

Brilhante!