sexta-feira, outubro 11, 2013

Nós não somos a Grécia?

— Com que então Vocelência anda a estudar as práticas gregas?

1. Nós não somos a Grécia? Bem, o Conselho das Finanças Públicas alerta, no último relatório que elaborou (vide p. 3), que a Miss Swaps está a fazer o benchmarking das melhores práticas de ocultação do défice orçamental. Com efeito, o défice comunicado pela Miss Swaps ao INE no final de Setembro, para efeitos do procedimento de défices excessivos, foi avaliado em 5,5% do PIB. Todavia, para atingir a meta combinada com a troika, a Miss Swaps teve de ocultar a injecção de capital do Estado no Banif, no valor de 700 milhões de euros.

2. Está aqui um apanhado da análise do relatório do Conselho das Finanças Públicas sobre a conta das administrações públicas no 1.º semestre. As perspectivas não são famosas. As receitas fiscais e não fiscais estão em queda, o que, somado à ocultação da injecção de capital no Banif, representa um desvio de 1.600 milhões de euros, elevando o défice real para 6,4%.

Depois de a austeridade ter queimado quase 10.000 milhões de euros em 2012 e mais 5.000 milhões em 2013, temos aqui a evidência de que a austeridade se derrota a si própria — e que a Miss Swaps, para ganhar tempo, anda a plagiar os processos que a Goldman Sachs recomendou à Grécia.

3 comentários :

Anónimo disse...

Arma-se em Berlusconi - tem um fim triste

Zé da Adega

Olimpico disse...

Estes "Senhores" não são culpados... O CULPADO de tudo o que ainda não sabemos, é do "Padrinho"... Lá teremos que ouvir mais uma vez: «« Eu avisei...»»
O Padrinho aguardo um "milagre" para saír do pesadelo em que o seu ÓDIO o meteu e meteu os POrtugueses....

Anónimo disse...

Pois é...à miss swaps permite-se mascarar o défice deixando de lado a injecção de dinheiro dos contribuintes no banif ( outro BPN ao serviço do PSD ).
Mas a Socrates exigiu-se que lá colocasse o bailout ao BPN, a que foi obrigado pelos barões do PSD que mexem nos cordelinhos de Passos Coelho...Dois pesos e duas medidas.
De quanto seria o famosos defice de 2010 sem a merda do BPN a pesar-nos a todos? Provavelmente bem abaixo dos vergonhosos defices deste governo.