domingo, dezembro 08, 2013

Dos pontapés de Cavaco na Constituição às causas das coisas


      “(…) e a posição de Portugal foi sempre clara do princípio ao fim: nós exigimos a libertação dos presos políticos, nós queremos o fim do apartheid, mas não queremos a luta armada (…).”

Chama um leitor a atenção, na caixa de comentários deste post, para o que estabelece a Constituição da República Portuguesa (artigo 7.º, n.º 3): “Portugal reconhece o direito dos povos à autodeterminação e independência e ao desenvolvimento, bem como o direito à insurreição contra todas as formas de opressão.” Depois, o leitor coloca a seguinte questão: para Cavaco Silva, “insurreição” seria o quê?

Se no entender de Cavaco Silva os povos não têm o direito à resistência armada para enfrentarem a opressão e a injustiça, então qual posição de Cavaco Silva em relação aos movimentos de libertação de Angola, de Moçambique e da Guiné? E em relação ao golpe militar do 25 de Abril feito pelo Movimento das Forças Armadas?

Aqui nasce o problema. O regime democrático ignora, para não se envergonhar, que teve dez anos como primeiro-ministro e, se calhar, outros tantos como Presidente da República alguém que, já homem feito, escreveu numa ficha da PIDE/DGS estar “integrado no actual regime” fascista e que não se coibiu, num espaço opcional de observações dessa ficha, de se demarcar do sogro pelo facto de este se ter casado segunda vez: “O sogro casou em segundas núpcias com Maria Mendes Vieira, com quem reside e com quem o declarante não priva.”

A História é indispensável para perceber a realidade que nos cerca.

7 comentários :

Anónimo disse...

Devia assitir a todos um sobressalto cívico para sobressaltar a consciência do dito e mudar de vez toda esta treopa que lucrou como o BPN que todos nós andamos a pagar.

Este individuo devia ter vergonha de toda a sua (in)coerência ao longo da crise...ou não tenha sido ele um dos grandes obreiros da vinda do fmi... a origem da crise do pec 4 é a maior palhaçada em que nos meteu

Anónimo disse...

Ideólogo? A coisa que mais se assemelha é tão só....IDIOTA!

Começa logo no estilo, acentua-se na pose e evidencia-se no conteúdo.

Aí ficamos logo esclarecidos... aliás, algo que só de olhar já se prenuncia.

Mas se atentarmos no tipo de gente que lhe dá guarida aí...provavelmente aí, sim...é que um idiota pode ser confundido com um ideólogo...

De facto, a IDIOTIA até que pode não ter limites e, nessa matéria, parece que estamos todos bem servidos:

Um idiota senil!
Um idota pomposo!
Alguns idiotas falantes!
Outros tantos serventuários
E mais uns quantos idiotas úteis.

É o conjunto de nulidades cuja memória em breve desaparecerá!

Anónimo disse...

Idiotia mas com uma grande dose de fp!

Anónimo disse...

Deixeimo-nos de tretas o okupa de belém é um hipócrita!É dos gajos mais rasteiros com que os Mandelas deste mundo têm que lidar.

Anónimo disse...

Este homúnculo envergonha Portugal e os portugueses. E se publico este comentário enquanto anónimo e porque além de medíocre este homúnculo e desmesuradamente vingativo

Palavras para QUÊ? disse...



Um autêntico PALHAÇO!

Anónimo disse...

Desde que foi fazer a rodagem do carro, sem qq outra intenção, até hoje, nunca parou de mostrar a cepa de que é feito.

ana