sábado, dezembro 07, 2013

¿Por qué no te callas?


“Nunca me engano e raramente tenho dúvidas”, poderia Cavaco Silva ter repetido hoje, mas desta feita preferiu juntar outra máxima ao seu leque de citações sublimes: “falam de cátedra, mas nunca conheceram” Nelson Mandela. E num remoque final, acrescenta: “Penso que alguns nunca mexeram uma palha para tentar mudar a situação na África do Sul”.

Cavaco, ao contrário de “alguns”, mexeu uma palha: “Participei pelo menos numa dezena de Conselhos Europeus em que se discutiu a situação na África do Sul e o apelo para a libertação de Mandela e outros presos políticos. E a posição de Portugal foi sempre clara, do princípio ao fim. Nós exigimos a libertação dos presos políticos, queremos o fim do 'apartheid', mas não queremos a luta armada”.

Esquece-se Cavaco de explicar por que preferiu, nessa dezena de conselhos europeus, ficar só na companhia de Margaret Thatcher a juntar-se aos restantes países europeus. E esquece-se também de explicar por que acreditava tanto nos bons sentimentos dos vilões do apartheid. Não teria sido melhor continuar calado nas masmorras de Belém?

8 comentários :

ignatz disse...

sim, palha, é com ele, de preferência em fardos. se apertam muito com sexa, ainda nos vai confidenciar que o mandela o convidou para o funeral, de tão íntimos que eram. com timor-leste tamém fez uma fita parecida, chamou terroristas aos fretilins, emperrou o processo no que lhe foi possível e depois convidou-se para a festa da libertação, angola idem, 25 abril idem aspas. a técnica é sempre a mesma e se dependesse destes filhos da puta, o 25 de abril ainda estava por fazer, assim apropriaram-se da revolução e o resultado está à vista.

RFC disse...

... E há uma frase enigmática que passou hoje na SIC, às 20. «Poucos [portugueses? políticos portugueses ou europeus?] podem orgulhar-se, como eu, te ter conhecido o apartheid» (cito de memória). Entretanto passavam, no ecrã, imagens do casal que mandou construir a vivenda Mariani a desfrutar os prazeres *radicais* de uma viagem de barco num qualquer dia solarengo (a Mariani era o símbolo do tempo das poupanças, antes da Coelha e do BPN, e imagino que a sua construção terá aguardado o tempo *certo* para repartir atenção com as marquises que isolam termicamente a Travessa do Possolo, em LX). Muito super 8 (este pormenor é importante!), ou pareceu-me. Eis os enigmas, que são dois afinal: qual o contexto e o passado de que falava* hoje o PR? E o das imagens da SIC, de 1970/80?

* falava = espumava.

Anónimo disse...

C.R.P. - Artigo 7.º
Relações internacionais
1.
2.
3. Portugal reconhece o direito dos povos à autodeterminação e independência e ao desenvolvimento, bem como o direito à insurreição contra todas as formas de opressão.

Cavaco Silva esqueceu-se desta passagem e votou contra as resoluções da ONU e do Conselho Europeu.
Para ele, "insurreição" seria o quê?

jose neves disse...

Ignatz,
Um 'mula' da envergadura de cavaco mexe e remexe montanhas de palha e lança bosta por todo lado.

Anónimo disse...

E não é que ele esteve quase, quase a ser preso na África do Sul (na época de apartheid), porque a andava de máquina de filmar em punho? Um revolucionário, este sr silva. Sempre foi.

ana

Anónimo disse...

Pode ser que o passeio, pago por nós, lhe corra mal e a justiça que o povo tarda em fazer suja noutrs paragens, FAÇO VOTOS.

soudocontra disse...

Concordo com todos os comentários anteriores, mas não posso deixar de dizer, quando se fala desta bosta andante que é o PR cavacóide, que a bosta tem de ser mandada para os esgotos, o mais depressa possível - entretanto, repito, como se explicará a eleição desta bosta podre e mal-cheirosa para os mais altos cargos da nossa terra, 2 vezes PM e 2 vezes PR, ou seja o máximo permitido? Eça, Junqueiro, Régio, e outros, do sec. XIX, estão ainda cheios de razão... Que povo!?!?!?

RFC disse...

Adenda. Vi hoje uma segunda vez, às 13, e a SIC refere mesmo que ele andou por lá na década de 1960.* Aliás, confirma-se o que referi: se se mudar o olhar as declarações de ontem, na SIC, sobre o apartheid enquanto passam, como pano de fundo, umas imagens *radicais* do casal Mariani filmadas no super 8 nada ficam a dever às melhores sequências do Michael Moore. Se puderem ver façam-no, please.

* A famosa lua-de-mel do casal Mariani parece ter sido em 1963, mas imagine-se que na página do CEAUP existe uma frase tragicamente engraçada que o PR proferiu numa visita em 2008 (ajeitada para celebrar os 70 anos de idade da esposa com umas férias no arquipélago de Bazaruto!!). Leia-se: Cavaco Silva não receava confessar, aos jornalistas, a «emoção forte» que o unia ao país onde, em 1963-1965, cumpriu serviço militar (enquanto cursava economia), e onde passou alguns dos momentos mais marcantes da sua vida conjugal: «Quando uma pessoa passa a lua-de-mel e os dois primeiros anos de casado, como aconteceu comigo, numa terra e ainda por cima numa terra linda, nunca mais se esquece essa terra». [fim] Afinal, é verdade que o casal Mariani andava de barco com a câmara em punho (como diz o comentário das 3.04, divertido) nos intervalos da guerra colonial/de libertação, ou foi à África do Sul depois?...

Pode ler-se aqui: http://www.africanos.eu/ceaup/index.php?p=g&n=114 .