segunda-feira, fevereiro 24, 2014

Notícias do milagre económico

A forma como foram libertados os dados sobre os desempregados inscritos no IEFP revela o excelente relacionamento entre os serviços do Estado, o Governo, os partidos que o suportam e os media. O IEFP divulgou os dados no sábado à noite, mostrando assim como no Estado não se deixa de trabalhar aos fins-de-semana. Mas os media, compreendendo, com raras excepções, a necessidade de não estragar a festa laranja, aguardaram o encerramento do 35.º Congresso do PSD para divulgar os dados.

E não era caso para menos. O desemprego aumentou. Com efeito, há mais 14 mil desempregados em Janeiro em relação ao mês anterior. Inscreveram-se em Janeiro mais de 74 mil desempregados, quase o mesmo número que se verificou em Janeiro de 2013 (-0,4%). Os motivos com maior peso na inscrição de desempregados continuam a ser o “fim de trabalho não permanente” (37,4% do total), o “despedido” (13,1%) e os “ex-estudantes” (8,8%).

A principal novidade é a circunstância de a Administração Pública ter colocado mais de mil ofertas no IEFP, que aparecem registadas sob a epígrafe “administração pública, educação, actividades de saúde e apoio social”. O Estado está a contratar ou são estágios e “trabalho” a troco do RSI?

Entretanto, o número de casais com ambos os cônjuges desempregados subiu também em Janeiro.

5 comentários :

Anónimo disse...

Mas o país não está melhor? Ou...não me digam ,que o Presidente do PSD e PM mentiu?

Formando na AERLIS, em Oeiras, disse...

A propósito de «O Estado está a contratar, ou são estágios e "trabalho" a troco do RSI?»:


parece-me a mim que a maior parte serão "cursinhos de formação" - um "ramo de negócio" muito florescente para os amigos e conhecidos dos "boys" do IEFP!!! - a troco de... NÃO NOS TIRAREM O SUBSÍDIO DE DESEMPREGO (isto é-nos dito com as letras todas pelos funcionários da Seg. Social...)!


Estamos cercados em Estalinegrado, pessoal, sem mantimentos e com frio. Acudam-nos - e depressa!

Laura Diogo disse...



MENTIR, um Homenzarrão tão sério??

Tatas disse...

Como é tradicional a pasquinada não fez grande alarde do assunto. Será distracção!?

soudocontra disse...

Mas a campanha eleitoral deste energúmeno nojento não foi uma mentira gigantesca? E ainda lhe chamam PM e etc.? Dassssssss... Nunca pensei na minha vida, pós 25A74 que isto chegasse a este ponto, de crápulas e mentirosos, de animais sem carácter, a governarem esta terra e ILEGITIMAMENTE, com o apoio dum HORRENDO PR! Já sabemos que a maioria dos políticos se aproveitam do SISTEMA COM PARTE DA JUSTIÇA COMPRADA.. Mas estes? Que nojo!!!