• Pedro Nuno Santos, Dívida e pequenos aforradores:
- «Alguns defensores de uma reestruturação da dívida pública que apenas altere maturidades e taxas de juro – a que chamam de renegociação – usam argumentos, que sem perceberem, põem em causa os seus próprios objectivos. Afirmam que uma reestruturação com “haircut” no capital implicaria perdas para os portugueses. Esta afirmação comporta dois erros grosseiros que exigem clarificação: primeiro, alterar taxas de juro e maturidades da dívida detida por residentes também implica perdas a esses residentes, por exemplo, uma extensão das maturidades em 40 anos representaria uma corte (haircut) de 74% para o credor. Imagine-se o que seria para um pequeno aforrador que investiu parte das suas poupanças em Certificados de Aforro e de Tesouro receber o capital investido 10, 20 ou 40 anos depois da data inicialmente prevista? Ou passar a ser remunerado por uma taxa de juro mais baixa do que aquela que remunera depósitos a prazo? É óbvio que para um pequeno aforrador um “haircut” na taxa de juro ou um alargamento das maturidades é tão ou mais penalizador que um “haircut no capital investido; segundo, aquela afirmação confunde banca comercial portuguesa com os portugueses em geral. Quem defende uma reestruturação “a sério” exclui sempre os pequenos aforradores e a Segurança Social dessa mesma reestruturação, envolva ela taxas de juro, maturidades ou capital. (…)»
1 comentário :
Quando é que os liberais de pacotilha vão perceber que comprar dívida publica significa risco, e que se a coisa corre para o torto, quem investiu deve assumir as perdas. É assim que funciona uma economia livre , a economia de mercado que tanto idolatram.
Ahhh, mas teriamos de assumir que esta gentinha é de facto liberal, quando se passa exactamente o contrário : são apenas uma cambada de hipócritas oportunistas, levados pelo cheiro do dinheiro, que utilizam todas as manhas, inclusive a desculpa de uma ideologia que nem sabem ao certo como funciona, para desculpar a merda que andam a fazer ao povo, para proveito de alguns.
Enviar um comentário