domingo, junho 08, 2014

— Como é que Sá Carneiro faria, se estivesse no meu lugar?

Álvaro Beleza está a viver os seus 15 minutos de fama. Desmultiplica-se em depoimentos e entrevistas (anteontem ao Sol, ontem ao jornal i). Esta correria de Beleza pelas redacções — que parece feita em patins, sem saber manter-se em pé — leva a crer que foi investido nas funções de porta-voz de António José Seguro. Por isso, merece alguma atenção.

A entrevista ao i é deprimente. Este fundador e ex-dirigente da JSD refere-se a Mário Soares de uma forma reles, atribui a Francisco Assis a responsabilidade pelo fraco resultado das eleições europeias, vê na luta política no PS uma guerra por cadeiras na Assembleia da República, mete os pés pelas mãos relativamente à sua mudança de posição sobre as eleições primárias. De resto, as primárias configuram, em seu entender, «a maior reforma pós-25 de Abril, que é abrir os partidos à sociedade», não fosse alguém mais distraído poder procurar «a maior reforma pós-25 de Abril» na saúde, na educação ou na segurança social.

Onde se vê que «a maior reforma pós-25 de Abril» é apenas uma manobra dilatória à espera de um qualquer milagre é quando, interrogado sobre um hipotético golpe da direita que se traduziria na convocação de eleições antecipadas, Beleza responde candidamente que «[s]e hoje houvesse eleições, o candidato seria António José Seguro».

Beleza evidencia na perfeição o desnorte de Seguro. Querendo renegar o património do PS, deixa o partido desarmado — e encostado à direita. Pode uma liderança que subscreve a reforma do Código do IRC (um inaceitável bodo aos ricos como nunca acontecera desde 1974) afiançar, em simultâneo, querer ser o pólo dinamizador de uma alternativa à esquerda? Não pode. Vê-se à vista desarmada que se trata de uma estratégia postiça.

Seria de esperar outra atitude quando, sendo membro do Secretariado Nacional do PS, Álvaro Beleza afirma solenemente que uma das duas «referências» da sua «vida política» é Sá Carneiro e que, por isso, «[s]empre que há um problema político» pensa no que ele faria?

11 comentários :

Anónimo disse...

A entourage do Seguro é no geral muito fraca. Este Beleza é dos piores. Defendo que SG Costa não deve ostracizar os que estão agora com Seguro. Deve trabalhar pela união do PS, com todos. Mas vai ser difícil recrutar bons quadros na lado segurista, tal é a escassez de qualidade…

Anónimo disse...

Que faz ele, então, no PS? Enganou-se ou andou a enganar a malta do partido onde milita há anos?
Esta situação está a ser positiva , pelo menos, no sentido de que estão expostos aos olhos de todo um povo,quem são os 'esquisitos' do maior partido da Oposição.Espero que corram com eles assim que seja possível. Enganarem-se uns aos outros dentro do partido é mau mas, enganarem quem simplesmente é simpatizante e vota neles , é inadmissível.

Pandil disse...

Espero que muito mais aí venha mas, até agora, já ganhámos todos um prémio, os sonsos deixaram-se de merdas e assumem os seus ódios e preferências.
Agora só falta derrotá-los.

Anónimo disse...

Álvaro Beleza, Duarte Marques e Nuno Melo, a mesma luta!
Este seguro e sua entourage são miseráveis. Vão morrer longe!

Morgado De Basto disse...


Esta gentalha,conspurca a História do mais importante Partido Português todos os dias da sua existência!Não sendo eu militante de qualquer partido,é no PS,que mais me revejo e me sinto representado na maior parte das situações.Não neste momento,como é obvio!

Ricardo Pinto disse...

Foi pena a jornalista não lhe ter perguntado, quando ele disse que esta direcção nunca tinha feito acordos com a direita, sobre o IRC...
a parte em que fala de Mário Soares, o que deixa subentendido é um nojo e diz tudo sobre o carácter desta coisa.

Anónimo disse...

Esse Beleza, não o conheço de lado nenhum - portanto...passo

Zé da Adega...da esperança

Anónimo disse...

Seguro = Inseguro, Beleza = Estrumeira, Brilhante = Ignorante... sou só eu que vejo este padrão?

templario disse...

Da entrevista selecionei algumas frases que impõem algum respeito.

1 - "As diferenças que temos falam-se dentro do partido."
(Esotérico! Ignoremos o vulgo inculto. Para quem defende primárias... não joga a bota com a perdigota)

2 - "O poder em Portugal está nas mãos de muito poucas pessoas, que se podem reunir num restaurante em Lisboa, e isso é um sistema que vem de D. Afonso Henriques."
(Eh pá... Curiosamente, tive um professor que me disse que o nosso Afonsinho, o primeiro, fugiu de Guimarães para Coimbra para se libertar da influência de meia dúzia de famílias poderosas para se aliar à arraia miúda, estabelecendo com ela um contrato. Opiniões, cada um tem a sua)

3 - "Os comentadores da imprensa sempre levaram o António Costa ao colo."
(Esta é de cabo de esquadra. Levar ao colo...)

4 - "E como amigo do Dr. Soares e médico que sou... acho que tem que se...não quero comentar mais"
(Metê-lo num lar de idosos com acompanhamento psiquiátrico...?)

Anónimo disse...

O património de Sócrates é que encosta o partido à Direita.

Curioso que os coststas o queiram transformar em património da humanidade.

Carlos Pinheiro disse...


Jornal o Riachense 21.10.15
E agora?
De médico e de louco
…Não pensem que o que escrevo está associado a preferências partidárias. A alternativa parece não ser melhor. Diz a imprensa que aquele que seria muito provavelmente o próximo ministro da Saúde de um governo PS, Álvaro Beleza, médico imunohematologista no Hospital de Santa Maria, ganha perto de vinte mil euros por mês por se escalar a si próprio como médico de prevenção quase todos os dias. Aparentemente não é ilegal, apesar ser pouco moral… Tudo isto enquanto defende publicamente que um médico do SNS deveria ser proibido de trabalhar em medicina privada. Talvez o colega Álvaro Beleza pense que ganhamos todos o mesmo que ele.