domingo, junho 29, 2014

«O homem prefere afundar o navio
do que ceder o comando em luta frontal»

Miguel Sousa Tavares, ontem no Expresso:
    «(…) No Largo do Rato, as hostes do triste Seguro multiplicam os golpes baixos, as jogadas rastejantes e todas as batotas possíveis para que o seu irradiante líder possa continuar a sonhar (vá lá saber-se porquê) que o seu destino é governar-nos. O homem prefere afundar o navio do que ceder o comando em luta frontal. Queimará as bandeiras, destruirá os mastros e o leme, passará pela espada os traidores e, quando tudo estiver perdido, anos e anos de navegação cautelosa e furtiva assim tomados inúteis, sabotará o navio, com todos a bordo. Deve ser aquilo a que ele chama ser líder da oposição. E se, porventura, sair vitorioso da refrega, subirá à ponte de comando da nau destroçada e à deriva, contemplar-se-á ao espelho e perguntará, orgulhoso: "Diz-me, espelho meu, há alguém mais capaz do que eu?" (…)»

15 comentários :

Anónimo disse...

Ou Eu ou caos! - diz para consigo o rapazola amigo do Relvas, do Neto dos penicos e do aspirina da ANF! Ah, e do Zorrinho! Ah, e n gosta de memorandum, nem do PS de Guterres, de Sócrates e de...Soares...tvz! Mas n esconde que adora o Cavaco!N gosta que o desafiem na liderança de um PS que com ele se vai autodestruindo, propoe soluções internas como eleições primarias à revelia dos militantes e diz-se que é democrata!

Anónimo disse...

gostava de ver desmontada a teoria que já vai aparecendo via acólitos de AJS de que tudo isto tem mão de relvas por trás a saber, que relvas apoia Costa contra Seguro. Parece-me risível mas receio bem que faça o seu caminho no meio da desinformação que para aí anda. Aliás, quando Sócrates foi convidado pela RTP para ser comentador, também ouvi a teoria de que era obra do Relvas para mandar abaixo AJS; tudo muito estranho tendo em conta as afinidades entre AJS e Relvas que é mesmo padrinho de casamento de AJS...

Anónimo disse...

O PS está a ser desgastado por todas estas lutas fraticidas. Não se trata de uma luta entre a ala esquerda e a direita ,o que aliás seria legitima e saudável.parece ser uma luta entre dois homens que falam praticamente o mesmo.Como militanta do PS gostava que eles dissessem o que pensam sobre as declarações de um dos mais ilustres académicos do nosso País e ao nível internacional que é Prof. Ctedrático do ISEG , joão Ferreira do Amaral.

Anónimo disse...

António Costa em 2011 antes das diretas, disse de António José Seguro que apoiava Assis, quanto a Seguro " não o conheço". Haja quem me explique como é que Costa com esta opinião não avançou, tanto mais que Sócrates disse há dias que teria gostado que AC tivesse sido o seu sucessor? Devo ter pouca inteligência, para não perceber isto, mas já perguntei muitas vezes a comentadores que opinam cheios de sabedoria e nunca tive uma tentativa que integrasse António Costa na narrativa. Nestes 3 anos, vi e li em vários locais, incluído este do CC toda a qualidade de insultos e mistificações sobre AJS, por vezes destilavam ódios mesquinhos. Mas quem anda à chuva molhasse, mas facadas pelas costas é outro nível de conversa. E em 2013 o que fez Costa recuar, também ninguém dá explicação lógica? E qual é a lógica daquela palhaçada de 27/5 na homenagem organizada a MJNP. Num partido em que os militantes são supostamente solidários e se tratam por camaradas, o que foi aquilo? Uma javardice irresponsável. Não vale difundir construções estóricas que não encacham com os factos. Ainda não fomos todos recalibrados e anestesiados. Entretanto AC só diz generalidades sem conteúdo e nem `as 15 perguntas do Expresso respondeu algo de jeito. E mais pediu ao mano que lhe desse um espaço para escrever um artigo, resposta a uma pergunta que não quis ou não soube responder. Esperava mais de Acosta.

Miguel Abrantes disse...

"Jun 29, 08:41:00 da tarde":

«Nestes 3 anos, vi e li em vários locais, incluído este do CC toda a qualidade de insultos e mistificações sobre AJS, por vezes destilavam ódios mesquinhos.»

Pode dar um exemplo de que isso tenha sucedido no CC?

Anónimo disse...

Não fui eu que pus a questão, nem sequer voto no PS desde o último (3º) Mário Soares a PR.


Mas, Miguel Abrantes, V. tem a certeza de que não está a fazer-se de parvo ao pedir exemplos aqui no C.C. de amesquinhamentos do AJS.

São às centenas e não só desde que Costa resolveu FINALMENTE avançar. Basta dar uma voltinha no histórico. Isto anda é cheio de putas ofendidas e de pele muiiiito fininha.

Miguel Abrantes disse...

"dom Jun 29, 10:30:00 da tarde":

Renovo o convite para que dê um exemplo de "amesquinhamentos do AJS".

Anónimo disse...

"nem sequer voto no PS"

Tá explicada a retórica e o pendor para defender AJS. Convem-lhe mais ao seu partido, não é?
Isto ainda é cheio é de malta que vos topa á distancia.

Anónimo disse...

"seg Jun 30, 09:24:00 da manhã"

Se declaro o não voto no ps é por uma questão de honestidade intelectual, e saberem qual a minha distância do mesmo.

Por isso mesmo não discuto com seres cujo carácter os leva a ver joguinhos e segundas e terceiras intenções nas opiniões dos outros.

Militantes e simpatizantes incapazes de conceber uma discussão que se quer objectiva mas apenas em termos e modos do clubismos de claques e hooliganescos tornam qualquer resposta continuada uma perda de tempo.

Para rufiagem e arruaça, já basta o continuado esforço que apoiantes dos dois "candidatos"
vão faazendo.

Puta de casca grossa disse...


Quem tem defensores como o analfabeto das 20:41 de ontem, nem sequer precisa de opositores.


Mas é de "louvar" o denodado esforço, daqueles que não votam PS desde o Século passado, em puxar a desengonçada carroça do tó-zero. Força, cambada de ursos!

Ai, desculpe, se amesquinhei algo, ou alguém...

Conde de Oeiras e Mq de Pombal disse...



É isso mesmo, sem tirar nem pôr, como escreve o Miguel de Sousa Tavares.


Seguro está mesmo disposto a fazer ao PS o mesmo que Hitler fez à Pátria de Schubert, de Nietzsche e de Schiller...

Anónimo disse...

O puta da casca grossa de "seg Jun 30, 12:23:00 da tarde"

chama analfabeto ao comentador das 20h41 mas tem dificuldade em perceber que o que não vota PS não é o mesmo.


deve ter-se letrado com o Relvas, o argumentário é da mesma qualidade e nível do da Juve Leo/No Name Boys - SOU COSTA ATÉ MORRER E O SEGURO É UM LAMPIÃO/LAGARTO ASQUEROSO - e quanto às capacidades de percepção do lido não diria que são risíveis, mas antes gargalháveis.

Alternativa é que a casca grossa tenha crescido para o interior, mas espera-se que seja operável.

Puta de casca grossa disse...


Ó inteligência "superior", TU NEM TE ENXERGAS: "(...) o que vota PS não é o mesmo", hehehehe! Está tudo dito sobre o teu QI, orangotango.


"Gargalha" para aí sózinho até te engasgares e caíres para o lado, cavalgadura.


Tu é que que fundamentaste o aforismo popular "muito riso, pouco siso", mas nem deste por isso...

Anónimo disse...

Casca grossa das "seg Jun 30, 05:19:00 da tarde"

Alhos e bogalhos numa linha argumentária notoriamente convergente, relevante, com bastante siso e de sentido bué perceptível.

Recomendo-lhe o conselheiro de Estado Lobo Antunes, diz-se que ele opera disso ao menos se não for congénito.

Puta de casca grossa disse...

"opera disso ao menos se não for",

claro, já te atendo, tás na secção dos mansos...