segunda-feira, agosto 04, 2014

Uma solução engenhosa e vergonhosa

• Pedro Sousa Carvalho, Uma solução engenhosa e vergonhosa:
    «(…) ao fazer tábua rasa do património dos mais de 30 mil accionistas do BES, como se se tratasse de um grupo de malfeitores, o Banco de Portugal dá a machada final no mercado de capitais. É mais um caso, como o da PT, da Cimpor ou da Brisa, de atropelo aos direitos dos pequenos accionistas.

    Quem aplica o seu dinheiro em acções sabe naturalmente que está a correr riscos. Mas muitos portugueses compraram acções do BES ou não venderam porque confiaram na palavra dos reguladores. E perderam tudo.

    Quando no dia 10 de Julho Carlos Costa afiançou que o banco tinha uma almofada de liquidez para precaver qualquer percalço, muitos aforradores confiaram e compraram (ou não venderam) acções do BES. Duas semanas depois veio-se a saber que afinal o buraco no BES era muito maior e que afinal a almofada não chegava para nada. E quem confiou no regulador perde hoje tudo.

    E quem comprou acções porque Carlos Costa disse no dia 16 de Julho que havia investidores privados interessados no BES comprou porque confiou na palavra do governador. Confiaram tantos que nesse dia as acções dispararam 20%. Os tais investidores privados nunca apareceram. Hoje as acções não valem nada. Zero.

    Carlos Costa não terá culpa de ter sido enganado pela anterior administração do BES ou de ter contratado um auditor que demorou muito tempo a descobrir a real situação do banco. E também, imagino, não terá culpa se havia investidores interessados e que deixaram de estar. (…)»

3 comentários :

Anónimo disse...

Boa, pá, é dar gás aos pedros sousas carvalhos dos jornais. O bando que enxameia aquilo e que faz deles o lixo em que se tornaram.

É assim mesmo, estender o tapete vermelho aos rp da troika na comunicação social, aos que agora dizem oi que não disseram ontem.

Joaquim Moura disse...

Este é o artigo que coloca as perguntas certas que tem de ser respondidas:
http://blogues.publico.pt/tudomenoseconomia/2014/08/04/bes-certezas-e-riscos/

Anónimo disse...

eu, se fosse accionista do bes, procurava o gomes ferreira e, ou ele se desculpava publicamente por andar a apelar à compra de acções do bes, ou então dava-lhe uma valente bengalada. chega de jornalista a fazer bicos forçados ao passos e corja restante.