quinta-feira, setembro 04, 2014

Até tu, Assis?

    «(…) O problema das nossas democracias, por muito contra-intuitivo que isso possa parecer, não reside numa insuficiência de transparência, num excessivo distanciamento no interior dos mecanismos de representação, num défice de sufrágio e de fiscalização públicos. Essa é a conversa dos demagogos. O problema é precisamente o contrário. Assistimos a um recuo da dimensão política, enquanto esfera autónoma da socialização humana, com dramáticas consequências. Em nome da proximidade e da transparência tem-se observado uma progressiva castração do discurso e da acção políticos, remetidos para um estatuto menor diante dos novos e velhos poderes fácticos que determinam em grande parte a vida das nossas sociedades. Por estranho que possa parecer, o populismo primário de natureza antipolítica que identifica alguma esquerda contemporânea constitui o melhor aliado de um capitalismo financeiro sem regras nem referências. Nada há de mais inconsequente que o moralismo beato que na ordem teológica não consegue passar para além dos limites estritos de uma sacristia.»

7 comentários :

ignatz disse...

assis já percebeu quem vai ganhar as primárias, no próximo artigo põe nomes.

Anónimo disse...

O Assis tem andado tresmalhado, domesticado, amaciado, sentado entre duas cadeiras. NIM! Vamos lá a ver se começa a deixar-se de ambiguidades e rodriguinhos e enfrenta os requisitos do futuro deste país que conta com ele como politico. Se houve ( e há) um perigoso recuo da dimensão politica e da representação, e se há sistemática castração da politica e dos políticos rendidos perante os (velhos) poderes fáticos, então é bom que ele se chegue à frente com coragem e determinação, para contrariar essa dimensão da antipolítica e servir.

Anónimo disse...

Não sei se a salada de frutas filosófica de Assis no Público, tem como um dos destinatários Seguro.

O que sei é que a fotografia colocada junto ao post assenta que nem uma luva ao eventual visado.

A prosa e a verborreia retórica de Assis enervam-me profundamente e se os ideólogos do PS fossem deste jaez muito mal iria o partido.

Anónimo disse...

Olha que giro: Finalmente o Assis saiu da gaiola... O verdadeiro feito é tê-lo feito dps do Tó 0! É obra...

S. Aldo disse...

Concordo que há um recuo da dimensão política: quando o PS é governo, que governe com uma marca de esquerda sem se deixar seduzir por alguns tiques neoliberais.

Morgado De Basto disse...


Meu Caro Francisco Assis,no essencial, assino de cruz tudo quanto acaba de escrever mas,Por Favor,tire as devidas consequências e coloque-se, finalmente, no lugar onde sempre devia ter estado:Na oposição,sem merdices de entremeios,à sacanagem que nos desgraça a existência e destrói qualquer presente e futuro digno de uma vida com dignidade e sentido de Comunidade.

Se vier por bem,seja muito bem vindo.

Anónimo disse...

Não gosto de Assis. Matraca falante que se vai ajeitando conforme a direção do vento.