terça-feira, outubro 07, 2014

Notícias da hecatombe

Quem ouviu o discurso do Presidente da República no 5 de Outubro não poderia imaginar o que aí vinha, pois o antigo professor de economia nem uma vaga alusão fez à situação da economia (tal como omitiu a situação nos sectores da Justiça e da Educação).

Mas o Banco de Portugal teve hoje de comunicar que o financiamento da economia está pelas ruas da amargura, tendo-se registado, em Agosto, uma forte travagem nos novos créditos concedidos, quer às empresas, quer às famílias.

No que toca às empresas, os novos empréstimos concedidos caíram 40% em relação a Julho. Este é o valor mais baixo desde que há registos. Veja-se o caso das operações de valor superior a um milhão de euros: atingiram os 749 milhões de euros, muito abaixo dos 1.731 milhões de euros concedidos um mês antes.

Em relação às famílias, observa-se igualmente uma tendência de queda abrupta no financiamento. Os bancos emprestaram, em Agosto, 481 milhões de euros a particulares, representando o valor mais baixo desde Agosto de 2013, muito longe dos 655 milhões de euros concedidos um mês antes.

Acontece que, ainda ontem, tendo já tido certamente acesso aos dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal, a Miss Swaps garantia que «a economia portuguesa está mais forte do que há um ano e significativamente mais sólida do que em 2011». E não obstante ter assegurado que, em relação ao BES, «a solução aplicada (...) demonstra que o sistema financeiro está hoje mais robusto e mais preparado», não é despropositado concluir que aqui há BES. Ainda vamos ver o Presidente da República a sugerir, de novo, o nome de António Horta Osório.

4 comentários :

Zé da Póvoa disse...

Acho sintomático que a Srª. ministra tenha vindo dizer ontem que a banca portuguesa está boa e recomenda-se e, hoje mesmo, a Moddy`s venha anunciar que vai rever em baixa o rating de 6 bancos portugueses!!! Em que ficámos?
Quando acaba a charlatanice destes (des)governantes? Melhor quando é que este governo é corrido? E já agora também o PR pode aproveitar a boleia.

Anónimo disse...

Em 3 anos, arruinaram um país... Acho que mais rápido, só mesmo uma guerra...

Corvo Negro disse...

Qual é a admiração?
Então o BCE e o Governo não quizeram que o BES falisse, "para dar o exemplo"? Esqueceram-se que o BES era o Banco das Empresas e que tinha 20% de quota de mercado global. Agora não se queixem porque ainda a processão vai no adro.

Billy Smart Circus disse...



Muito simples: o Palhaço não conhece o significado de Justiça - e Educação tem pouca ou nenhuma, mas de Economia, então, é que ele não petisca mesmo PATAVINA!