terça-feira, novembro 18, 2014

Da «reforma estrutural» do mercado de trabalho

Empresas pagam salários até 20% mais baixos do que antes da crise :
    «"Há cinco anos contratei um diretor financeiro a quem pago 3500 euros brutos; se fosse hoje, conseguiria uma pessoa para as mesmas funções a ganhar menos 1000 euros". A frase é de um empresário português ao Dinheiro Vivo e reflete a degradação do mercado de trabalho durante os anos da crise.

    João Vieira Lopes, presidente da Confederação do Comércio e Serviços reconhece que houve uma forte quebra salarial: "O sector privado está a contratar a salários entre 15% e 20% inferiores". A redução, diz, é resultado da saída de trabalhadores mais antigos, substituídos por novos quase sempre a salários mais baixos.»

6 comentários :

Anónimo disse...

O Proença e o sucessor Silva, ó que duas mulas.

João Santos disse...

Obrigado Proença!

Anónimo disse...

O que sucede bem podemos agradecer a esse grande representante dos trabalhadores que durante anos sempre roeu a corda. São estes fenômenos estranhos da vida política, sindical e etc . que os piores dominam o sistema porque os demais estão a ver futebol!

Anónimo disse...

Foi precisamente para isto que este governo de imbecis foi lá colocado. A austeridade e a troika em portugal foram um fracasso? Meus amigos, o sucesso foi total e ultrapassou todas as expectativas, uma vez que esta gentinha representa os interesses financeiros e não os de portugal. E nesse aspecto ganharam em toda a linha!. E fica o resto da europa a saber que é possivel aproximar-se do nivel de vida dos trabalhadores chineses ( miseravel) sem grande resistencia da parte das populações, desde que as sopas dos pobres estejam em todo o lado para manter aos trabalhadores a barriga cheia e a boca calada.
Ganharam. Em toda a linha. Enquanto a esquerda não perceber isto e não o explicar como deve ser ás pessoas nunca iremos sair deste atoleiro a bem...

Anónimo disse...

Concordo com comentário das 8:49, só lamentando ser tão acertado e tão matinal!
De facto verificou-se nos últimos 4 anos o total êxito da ideologia da culpa e da austeridade purificadora. O Governo, provou eficiência na acção e na propaganda. Abarcou a media e todas as instituições que pela sua passividade e contaminação ideológica, conseguiram domesticar toda a oposição credível e neutralizar a manifestação dos interesses esmagados. Seguros, Proenças, Silvas, etc tudo a reboque do governo e dos interesses dos oligopólios financeiros que sopram e comandam. Este Proença foi desde décadas um triste e manhoso liquidador da representação livre de interesses. Por isso a UGT só serve para palhaçadas.

Júlio de Matos disse...



É isso mesmo: para além dos níveis de Desemprego elevadíssimos, mais preocupantes ainda são os níveis atuais do EMPREGO, quando comparados com os do Portugal pré-tróica!


Muito menos remuneração e ainda maior precaridade. Por isso de nada valem as afirmações optimistas do "recuo do Desemprego", sendo como é, entre outras coisas, à custa da muito MENOR QUALIDADE do Emprego que agora é criado, faco à do Emprego que é, TODOS OS DIAS, continuamente destruído!!!


Mas alguém nos megafones mediátrcos fala deste assunto? Não, continuam a ver só números e a COMPARAR BATATAS COM ALHOS chochos...