quinta-feira, dezembro 04, 2014

Carta de José Sócrates publicada pelo Diário de Notícias

19 comentários :

Anónimo disse...

You'll never walk alone

Anónimo disse...

Muito a propósito a grande entrevista ontem ao Joãozinho Crava na RTP. Qual peru o Joãozinho lá ia inchando insuflado pela bajulação constante do empregado de serviço.E ele foram piscares de olho, sorrisinhos "you know what i mean" e que nada disto tinha acontecido se lhe tivessem aprovado o "Pacote" ( que ele entramelgadamente não conseguiu explicar) e que só não lho tinham aprovado porque não tinham interesse em acabar com ela ( se calhar para lucrar com ela mais tarde?)
" Cobardia de politicos", "cumplicidade de jornalistas"?

Anónimo disse...

Pior do que uma justiça conluiada com o correio da manha ou com a felícia cabrita, só uma justiça com medo do correio da manha e da felícia cabrita. Tenho dito.

Anónimo disse...

Sócrates manda mensagem ao Silva do Poço de Boliqueime,ao Alexandre justiceiro, ao Marcelo dos mergulhos no Tejo,aos que Observam lá do sítio deles, aos Manhosos da escrita e tvs,aos 'friends'da 'política e aos parolos daqueles tugas que na cabeça são como as lagostas : só têm caca.

Anónimo disse...

É preciso denunciar uma "justiça" que está podre de prepotência, arrogância, vaidade, arbitrariedade e agenda própria.

Anónimo disse...

Sócrates, com as as suas cartas do cárcere vai fazer um grande serviço à democracia e ao Estado de Direito.

Este vai ser o novo julgamento de Sócrates!

Anónimo disse...

Há muito tempo que a Justiça foi capturada pela seita dos vigaristas e dos grandes justiceiros e não há nada a fazer. Só nos resta gritar enquanto podemos.

ana

Anónimo disse...

Um silêncio cobarde sobre os atentados diarios ao estado direito. Um silencio pesado...aqui decapitado pelo grito. Que ha-de soar e fazer tombar os"arremedos" de justiça e de jornalismo prostituido e amansado que nos calhou em sorte, 40 anos depois de Abril. Afinal, é mesmo Abril que eles querem riscar do calendário! You´ll never walk alone ( citando o amigo lá do cimo)

vn disse...

Sobre a situação de Sócrates e a indiferença dos políticos, dos jornalistas, dos comentadores e da opinião pública apetece-me citar o sermão de Martin Niemöller:

Primeiro levaram os comunistas,
Mas eu não me importei
Porque não era nada comigo.

Em seguida levaram alguns operários,
Mas a mim não me afetou
Porque eu não sou operário.

Depois prenderam os sindicalistas,
Mas eu não me incomodei
Porque nunca fui sindicalista.

Logo a seguir chegou a vez
De alguns padres, mas como
Nunca fui religioso, também não liguei.

Agora levaram-me a mim
E quando percebi,
Já era tarde.

Anónimo disse...

Que belo poema. É para editar em antologia?

Von

Anónimo disse...

As 'cartas de Sócrates', esta em particular, expõem à opinião pública, aos portugueses, o verdadeiro Sócrates.
Sócrates é prepotente, egocêntrico e vingativo. Todos conhecem (ou deviam conhecer) os malefícios que desta mistura na história da humanidade. Foi, é, um erro crasso conferir poderes a personalidades desta estirpe.
Porque ecreveu a vermelho??
Os professores de Direito??
Porque dispara em (quase) todas as direções??
Porque só agora tem dores de alma relativamente a algumas situações que expõe nesta carta, quando, em altras em podia ter feito algo sobre isso, nada fez??

Espero que a consciência coletiva alvoreça neste exemplo e que haja ponderação, em qualquer quadrante político, na escolha dos líderes futuros.

Anónimo disse...

"prepotente, egocêntrico e vingativo"..., o Cavaco foi dentro?
Há que convir que nesse intervalo cabe muita gente, de Soares a Coelho. Uns escrevem a vermelho e outros a azul.

Anónimo disse...

Não, o Sócrates é que foi dentro...

E sim, concordo, cabem lá todos desde o Mário Soares ao Jorge Coelho tal como diz. Bem sei o que significa escrever a vermelho...

Guilherme Proença disse...

Mas ainda não chega como poder. Magistrados querem poder armado. http://observador.pt/2014/12/05/magistrados-e-investigadores-da-judiciaria-propoem-integracao-da-pj-no-mp/

Anónimo disse...

Acho muito bem que José Sócrates se exprima em directo,em termos de defesa inteligente e politica, pela voz que lhe resta, pelos meios directos e indirectos que tem ao dispor, os que o seu estatuto e coragem permitem. Sempre ajudando o seu advogado. Reduzindo o ruido. Coordenado com o seu advogado, que tem uma função vital e hercúlea. E ajudando-se a si mesmo visto que isto agora é entre ele e a Justiça, mediado pela media, essa terrível faca de dois gumes que ele bem conhece. Mas atenção, que não banalize essa comunicação directa, nem os temas que trata, e como os trata. Impõe-se muita justeza, muita sobriedade e a possível distancia. Impõe-se não disparar para todos os lados e direcções, como um animal ferido, que já foi feroz. E que não se ponha de fora das criticas que faz, criticas à politica praticada, criticas aos legisladores e governantes, etc. Porque ele foi o supremo governante (e grande governante, com os seus limites, como todos terão). Foi-o durante sete anos. Já la vão quatro,mas muitas questões são de fundo. Não pode criticar como se não pertencesse, pondo-se de fora. Vitima agora, mas também dos limites do seu tempo politico. Então tem de dar conta do que já via no passado e não conseguiu alterar.
Muito difícil de fazer. Um exercício de inteligência e humildade. Estar no pior momento de sua vida (quiçá) tremendamente só,? e manter distancia e ponderação. Ter a capacidade de se por no lugar de observação, no lugar dos outros, dos seus inimigos e adversários, no lugar da máquina, estar a 360º. Procurar a melhor formula e os momentos, que difere do mau passo comunicacional. Por questões de pormenor e sensibilidade. Penso em Nelson Mandela. Reconstruir a Persona. Nunca se vitimizar. Surpreender-nos moralmente em toda a sua expressão.

Anónimo disse...

Não é o Jorge pá, é o farsola do Pedro!

Baltazar Garção disse...



Ainda mais importante do que ouvir e discutir as Cartas de Sócrates, é tomar consciência de quanto António Costa deve pôr bem os olhos em tudo isto que se está a passar. E preparar-se para agir, em sintonia com a gravidade da situação.


Porque só o Futuro nos interessa!

Anónimo disse...

Eu concordo com José Sócrates. Não tenho dúvidas nenhumas de que essencialmente ele está a mandar recados para dentro do PS acima de tudo. O tal partido humanista e solidário que na hora do aperto, vê o novo lider que só o foi graças a Sócrates e à sua organização dentro do partido, que não põe os pés em Évora, não deixa que se fale do assunto no Congresso e não permite a ninguém da nova direcção a deslocação a Évora.
Sócrates, apesar de não apreciar o estilo, está a ser lentamente abandonado pelos seus, principalmente por aquele que hoje se é o lider incontestável do PS deve muito a Sócrates e ao apoio de todos aqueles que agora estão em silêncio.
Um partido de valores humanistas, onde até Guterres que se afastou nos últimos anos da política portuguesa (talvez por não seguir a linha de Sòcrates) foi até Évora dar um abraço ao seu camarada de partido que passa uma hora de afliçã vê o actual lider,
do alto da sua arrogência e oportunismo deixar uma imagem de pessoa com pouco caracter. Nem uma palavra nas tlevisões para a familia de José Sócrates como fez Ferro Rodrigues na 1ª hora.
Lamentavelmente percebemos que o oportunismo político fala mais alto na hora de contar espingardas, mas quando precisou de contar espingardas do lado socrático para afastar Seguro nem pensou no assunto.
Fica-lhe mal, a ele e a todos os que estão no seu núcleo duro, e que ainda há pouco tempo jantavam ou almoçavam em restaurantes de luxo da capital com Sócrates para definir estratégias para afastar Seguro.
Costa beneficiou do seu apoio, agora finge que nem o conhece.
Atitude lamentável de quem se diz humanista e solidário.
Como é que os portugueses olharão para isto, quando ele referir essa faceta humanista e solidária quando na hora H não esteve sequer para ir dar um abraço ao amigo?
Esta observação fica também para o Dr. Jorge Sampaio. Ficava-lhe bem ir lá. Afinal Soares, Guterres e Almeida Santos já lá foram.
Para mim esta atitude da actual direcçao é uma grande desilusão.
Sócrates tem razão. Cobardia acima de tudo.


Anónimo disse...

Lamentavelmente o anónimo das 04:50 está equivocado.
Está também apostado em denegrir a nova direcção do partido socialista de que obviamente não gosta. É tão transparente que quase parece o discurso dos avençados do Relvas...
Muda o disco que aqui topamos-te muito bem.