quinta-feira, janeiro 22, 2015

Sempre em pé


Desde que recebeu instruções públicas de Merkel, Passos Coelho mostrou-se um adversário tenaz da aquisição de dívida por parte do BCE. O alegado primeiro-ministro chegou a sustentar que, «se o BCE tivesse por função resolver o problema dos países indisciplinados, imprimindo mais euros, pura e simplesmente esse seria um péssimo sinal». Mais, o pantomineiro-mor deixou então subentendido que a compra de dívida por parte do BCE poderia conduzir a uma III Guerra Mundial: «Na Europa isso já aconteceu há largas dezenas de anos e a Europa viveu uma guerra muito forte por causa disso».

Contrariando a posição alemã, o BCE decidiu hoje seguir os exemplos da Reserva Federal dos Estados Unidos, do Banco de Inglaterra e do Banco de Japão, adoptando um programa de compra alargada de títulos, o qual incluirá dívida pública e privada. As compras serão feitas ao ritmo de 60 mil milhões de euros por mês. A Portugal caberá uma fatia de 2,5%.

Quando se esperaria que o Governo se demarcasse da posição do BCE, assumindo uma posição do tipo «depois não digam que não vos avisámos», eis que o PSD manda um deputado de segunda linha congratular-se com esta «decisão histórica» do BCE (vide reacção de João Galamba — vídeo). Quem é que acredita que Passos Coelho se está a lixar para as eleições?

1 comentário :

Anónimo disse...

Como Nero, dedo para baixo, dedo para cima. Época longa, do mais sinistro alinhamento politico na europa democrática, em que uma mulher filha de um pastor protestante, nada e criada na sinistra RDA, formada e iniciada na vida profissional nos jogos da subserviência que dão direito ao domínio, passados 30 anos vira o polgar para baixo e quase todos obedecem! Com a sua cadeia de subservientes fanáticos, tem os dias contados.No dia da queda do muro optou por ir fazer piscinas. Em breve passa a ir à piscina com o da cadeirinha de rodas, não sem antes deixarem a europa toda corroída e devastada.