segunda-feira, janeiro 26, 2015

Uma nova agenda política para a Europa


• Pedro Sánchez e Thomas Piketty, Uma nova agenda política para a Europa:
    «(…) Em última instância, a solução definitiva da crise económica e política que atravessamos na Europa deve basear-se num renovado sentido de solidariedade entre os países e entre os cidadãos. Esta solidariedade deu à luz o projecto europeu, e hoje pode ajudar a contrariar as correntes nacionalistas e xenófobas, assim como assentar as bases para um novo período de crescimento e prosperidade. Se a recuperação só chegar aos mais ricos e a desigualdade continuar a crescer, o apoio ao projecto europeu pode evaporar-se rapidamente, sobretudo nos países da zona euro.

    Um foco mais gradual na consolidação das finanças públicas, que seja compatível com um crescimento da procura agregada, dando prioridade às iniciativas de reindustrialização nas regiões com níveis de desemprego mais elevado, pode ajudar a evitar que se diluam os princípios sobre os quais se constrói o projecto europeu.

    Vivemos tempos emocionantes. Os cidadãos da Europa esperam que estejamos à altura do desafio. Chegou o momento de avançar para uma união política plena na zona euro. Vamos trabalhar juntos para a fazer avançar.»

1 comentário :

Anónimo disse...

"Chegou o momento de avançar para uma união política plena na zona euro", mas isto não é o que já temos, construído pelos partidos conservadores e pelos partidos da social-democracia, tudo remando para o mesmo lado na letra dos tratados e da legislação proposta, discutida e assinada=

Euro serás e sobre ti será construída a União Europeia, como disse em tempos Guterres, o provatizador e continuador champanhante das privatizações cavaquistas e com a quatrocasas,advogados, lda e vitorino, (ou Arnaut, Zé Luís, )ajudando a legislar?