terça-feira, fevereiro 03, 2015

Soares no DN

• Mário Soares, Portugal e o novo clima:
    «(…) Já passaram mais de dois meses desde que o ex-primeiro-ministro José Sócrates está preso, sem ser ouvido pela Justiça. O juiz responsável pela prisão, Carlos Alexandre, não conseguiu ainda encontrar - que se saiba - nada de concreto que justifique esta prisão. É extraordinário.

    Contrariamente à situação referida, nunca tantos portugueses se manifestaram em favor de Sócrates e furiosos com a prisão por ele sofrida. Não só os socialistas mas também personalidades de outros partidos.

    No recurso que foi apresentado pelos seus excelentes advogados, João Araújo e Pedro Delille, que muito estimo, para anular a prisão de Sócrates, a atuação do juiz, Carlos Alexandre, é posta em causa, sendo acusado de ter ultrapassado os seus deveres. Por isso se diz que o juiz citado foi além das suas funções, como, por exemplo, se escreve e bem no último Expresso.

    Aliás, a Senhora bastonária da Ordem dos Advogados, Elina Fraga, disse na Rádio Renascença - cito - "que é a própria investigação criminal que entrega e tem relações perigosas e promíscuas com a comunicação social". Ou seja, parece que o Ministério Público, por via de Rosário Teixeira, violou o segredo de Justiça, bem como o juiz Carlos Alexandre no caso Sócrates.

    Seja como for, a esmagadora maioria dos portugueses está indignada com a situação infame e intolerável em que se encontra José Sócrates. Nunca tantos portugueses se manifestaram em favor de José Sócrates, estando ao mesmo tempo indignados pelo que lhe aconteceu. Sintomaticamente, o Presidente Cavaco Silva não tem tido a coragem de dizer uma palavra sobre o assunto. É espantoso.

    Nesta fase final de um governo incapaz e de um Presidente da República que nunca se dignou dizer uma palavra acerca de um ex-primeiro-ministro, com o qual durante tantos anos dialogou, a indignação e a solidariedade dos portugueses para com Sócrates não podia ser maior. Como se tem visto em inúmeras visitas que, de norte a sul, lhe têm feito, com enorme carinho. Valha-nos isso. E o juiz Carlos Alexandre que se cuide... (…)»

9 comentários :

Anónimo disse...

Mais uma tentativa de moldar a realidade.

Anónimo disse...

A realidade é que há uma pessoa presa sem que tal se justifique. Numa verdadeira democracia o juiz Alexandre devia ser o defensor das liberdades e garantias dos cidadãos e, pelos vistos, até queria que a medida de coacção mais gravosa- prisão preventiva- fosse ainda mais gravosa(não sabendo nós que castigo maior quereria ele aplicar a Sócrates). Indignemo-nos com a frase do Juíz a que se refere o Pedro Marques Lopes num artigo aqui postado há dias. Admissível apenas nas piores ditaduras.

Anónimo disse...

O que escreve o grande Mário Soares acerca deste caso, eu inda consigo perceber. Segue uma posição.É claro e directo, toma partido e apresenta as suas justificações com base nos princípios e valores firmes, incluindo a apreciação que faz das leis.

Porém, a maioria das análises apresentadas na media para o caso Sócrates são uma vergonha e um caos, uma total e intencional trapalhada. Se assim continuar-mos, com artigos e comentários todos empulhados e revelações malévolas, o caso tende a isolar-se da opinião publica. Tudo pesca em águas turvas.

Uma gaivota disse...




E pure o tiro vai-lhes sair pela cloaca ...

Júlio de Matos disse...




Criaram em Portugal uma potentíssima bomba-relógio, que rebentará quando menos se esperar.

jose neves disse...

Exactamente Dr. Mário Soares,cada vez são mais os portugueses questionam;
se, como disse todo o mundo da comunicação e todo o resto, na noite de detenção, que a prisão só podia ter sido determinada sob fortes e indefensáveis indícios que se passou depois para, passados mais de dois meses, não ter sido feita ainda uma acusação formal? Ou sequer dado conhecimento aos portugueses de tais fortes indícios?
E, porque os portugueses não são parvos e vão-se apercebendo das manobras de desinformação e contra informação passadas pelos super juizes dos tablóides para disfarçarem a falta de provas, a opinião pública vai desconfiando progressivamente de quem e porquê verdadeiramente foi decretada a prisão de um político de qualidade, integridade e patriotismo como o Ex-PM Sócrates.
A guerra e, certamente o seu desfecho, está sob a influência e vitória final na batalha total em curso lançada na Comunicação Social contra Sócrates; o 'cm' sabe-o bem e por isso está bombardeando diariamente a infornação com páginas e horas sem fim de palavras feitas de mentiras numa tentativa desesperada de ganhar a batalha pelo domínio da opinião pública por meio de contra-informação, sabendo da vantagem que tem sobre a população mais intelectualmente débil.
Mas também esta pode ser esclarecida por quem entende os alibis dos manhosos e já nem mesmo cavaco tem coragem de se expor a dar opinião sobre o caso; este já se apercebeu que poucos portugueses já acreditam no que diz pelo que prefere fazer-se mula e ficar calado.
E esta guerra vai entrar ao rubro com o aproximara das eleições; Costa tem de montar uma estratégia de defesa e ataque caso contrário será embrulhado nas labaredas das "fugas de informação" estampadas nos tablóides pelos "Meletos" acusadores.

Uma resposta clara e inequívoca ao ódio dos acusadores desonestos e ao marasmo político de confusão em que tentam meter o caso seria;
António Costa, clara e inequivocamente, propor Sócrates como candidato nas próximas eleições incluído nas listas de candidatos a deputados da Nação pelo PS.
O Povo gostaria de ver Sócrates nas bancadas do Parlamento, sob impunidade parlamentar, poder defender-se livremente das acusações impostas sob prisão e boca calada.

Anónimo disse...

A maioria dos portugueses deve ser aí dos corporativos e da Fundação Soares. O 44 vai ver o sol aos quadradinhos durante muitos e bons anos.

Anónimo disse...

Oh anónimo das 06:15 da tarde, não me digas que és procurador e ou juiz para até já saberes a sentença: "muitos e bons anos" a "ver o sol aos quadradinhos"?
Isto está mesmo perigoso e o Supremo Magistrado da Nação continua desaparecido(não em combate mas na sua costumada cobardia)

Popocatepetl disse...



É.

O 44 vai mas é ser um enorme espinho cravado na garganta funda de muitos rafeiros, como tu. E se calhar PARA TODO O SEMPRE, panascão.

Vai-te rindo, enquanto podes...