sexta-feira, março 13, 2015

Da Justiça


• Daniel Oliveira, ontem no Expresso Diário, reproduzido por Estátua de Sal:
    «A coisa foi publicada numa revista da imprensa cor de rosa. Infelizmente não a vi saltar ainda para a jornalismo sério, para que a devida investigação seja feita. Haverá uma página fechada de Facebook onde procuradores e juízes trocam opiniões acaloradas sobre a atualidade. E ler os excertos da coisa deixa qualquer cidadão em pânico. A propósito de José Sócrates escrevem-se coisas dignas de caixas de comentários de tablóides, fazem-se ameaças e exibe-se a ideia de que há um “nós” e um “eles”. Nesta página podem ler-se pérolas como estas:
      “Não se esqueçam que o PS vai para o governo e aí é que vamos ver... Estão ansiosos para nos por a pata no pescoço... Daí que quem estiver na ASJP ou no SMMP [sindicatos de juízes e procuradores] tem de ter a força suficiente para os bloquear.”

      “Que rodopio na cadeia de Évora... Estão todos com o rabo preso???? Dizem que quem lá vai são os entalados do regime. Se assim é, ainda a procissão vai no adro. Dizem que saem de lá todos satisfeitos. Talvez por se sentirem aliviados... por enquanto lol...”

      “Por estas e por outras eu tenho licença de uso e porte... nunca posso ter uma arma porque em dias como estes iam Claras Ferreiras Alves, Sousas Tavares e no Rato ficava só a porteira...”

    Já nem falo da boçalidade. É tenebroso pensar que pessoas que usam este estilo em comentários de facebook possam investigar e julgar pessoas. Possam ouvir as suas conversas, remexer nas suas vidas. Possam prendê-las. Vou partir do princípio que isto é uma pequena minoria de alarves que não representam uma classe. Mas havendo nestas frases, que entretanto foram tornadas públicas, sinais de crimes graves e sendo evidente ao lê-los que há magistrados sem qualquer capacidade ética para ocupar esse cargo, já foi feita, depois desta notícia sair, alguma investigação? Há processos disciplinares a correr? Podemos mesmo ser acusados ou julgados por alguém que escreve, numa página frequentada por agentes de justiça, que matava dois comentadores e todos os dirigentes de um partido? (…)»

5 comentários :

Anónimo disse...

Isto é aterrador. Espero que o PS como partido democratico que é tenha um papel regulador e faça cumprir a lei das instituições que tem a obrigação de nos defender e não deixem passar estas aberrações em claro.

Anónimo disse...

a diferença de tratamento de noticias sobre Sócrates na comunicação social é uma vergonha. tudo que for contra é empolado o que pode ser favorável é completamente ou quase ignorado. que tristeza de CS. ainda ontem no jornal da 12 do porto canal na parte das capas de jornais a jornalista fez o que eu nunca tinha visto fazer sobre outra noticiais de primeira pagina, leu a noticia inteirinha do sol sobre o primo de Sócrates.

S. Bagonha disse...

E pensar que toda esta loucura, todo este ódio contra Sócrates por parte da magistratura, começou por ele lhes ter reduzido o tempo de férias.

Anónimo disse...

Inaceitável. Inaceitável é pouco. Apenas estes? e os cromos do Camara Corporativa ficavam a rir? Eram os primeiros se eu tivesse um molotov. A bebida, claro, que eu não quero confusão. Dáva-lhes com a bebida, claro. o camara corporativa: vá arranjar um cérebro! Entretanto, vai pro caralho CC. Meteis nojo ao povo.

Anónimo disse...

O medo que eu tenho desta gente! São eles que fazem a lei, não querem saber de nada e ninguém lhes pede contas, o país é deles. E estão para durar, dali não arredam pé.

ana