quarta-feira, março 04, 2015

Ó Moita, ó Deus, foi V. Ex.ª que escreveu esta baboseira?

Principiar um artigo de opinião com incontáveis gerúndios não lembraria ao careca: «Como o profeta, Costa apeou o antigo secretário-geral prometendo multiplicar os pontos dos socialistas nas sondagens guiando-os à maioria absoluta, enterrando a austeridade, falando grosso ao governo e mudando a Europa a partir do Rato.» Não é o estilo que desperta a atenção. É a destemperada falsificação dos números.

Carlos Carreiras, vice-presidente do PSD e presidente da Câmara de Cascais, assina hoje uma prosa na qual António Costa é acusado de ter «engordado» a «dívida da câmara» (leia-se município) e de ter aumentado «a carga fiscal sobre os lisboetas com novas tarifas e taxas.»

A linguagem de rufia desqualifica quem a usa, mas o assunto morre por aí. Agora, quando se falsificam os factos é que a porca torce o rabo.

Acontece que, apesar de o Município de Lisboa ter sido obrigado a ressarcir a Bragaparques pelo negócio do Parque Mayer promovido pelos executivos camarários da direita, a verdade é que o seu passivo tem sofrido uma redução significativa. Eis dois bonecos sobre a dívida (com e sem a indemnização à Bragaparques):


Por outro lado, este insólito exercício revela alguma falta de senso (ou um indisfarçável desespero): é expor-se ao ridículo acusar Lisboa de aumento de tarifas e taxas, quando se sabe que o município da capital é o que apresenta a mais baixa fiscalidade na Área Metropolitana de Lisboa. De resto, se houver alguém que leia os artigos assinados por Carreiras, há-de interrogar-se acerca das taxas e taxinhas de Cascais. E Carlos Carreiras não fica lá muito bem na fotografia, como se vê:

2 comentários :

Anónimo disse...

ai o gerúndio, ai as exclamações, ai as reticências. conversa de crítico literário afascitado, à la xico zé viegas ou pedro correia assessorando relvas.

Lufra disse...

Tirem dai o dinheiro que o estado pagou pelos terrenos do aeroporto e depois façam as contas.