sábado, março 14, 2015

Sócrates: Prisão confirma que "25 de Abril
não entrou no sistema de justiça", acusa Garcia Pereira

    «O advogado e militante do MRPP Garcia Pereira invocou este sábado o processo judicial contra José Sócrates para declarar que "o 25 de Abril nunca entrou verdadeiramente no sistema de justiça".

    "Não tenho a menor simpatia politica" por José Sócrates, que "foi um dos piores primeiros-ministros" de Portugal, mas foi detido numa operação em que os media "foram previamente convidados" e, levado pelo Ministério Público a um juiz, continua "sem ter sido confrontado com um único facto de que é acusado", insurgiu-se Garcia Pereira.

    O advogado intervinha no Congresso da Cidadania, Rutura e Utopia, organizado em Lisboa pela Associação 25 de Abril e que hoje termina, com a presença anunciada do ex-presidente da República Ramalho Eanes.

    Começando por lembrar que procuradores e juízes do Tribunal Plenário do Estado Novo puderam prosseguir as respetivas carreiras após a revolução dos Cravos, Garcia Pereira deu um salto no tempo até ao atual caso José Sócrates para assegurar que "o 25 de Abril nunca entrou verdadeiramente no sistema de justiça".

    Garcia Pereira acusou ainda, "sem receio e com total convicção", a justiça e os mecanismos policiais de estarem "ao serviço de forças da direita e da extrema-direita em Portugal", face ao que disse ser a total ausência de escrutínio ou sindicância sobre o Ministério Público e os serviços de informações.

    Com uma intervenção subordinada ao tema "É preciso mudar uma justiça que está hoje ao serviço da contra-revolução", Garcia Pereira responsabilizou os sucessivos governos de terem transformado "o Ministério Público num Estado dentro do Estado", que é "incapaz de perseguir a verdade" e que "manifesta uma impotência total" em processos como os da compra dos submarinos e das viaturas blindadas Pandur ou da ocultação da dívida pública na Madeira. (…)»

3 comentários :

Anónimo disse...

Ou incapaz de perseguir os escândalos e abusos da plutocracia financeira, fazendo vista grossa e orelhas moucas às centenas de denuncias de indícios de casos que ao longo dos anos lhes chegaram, casos de policia que se passam nos bancos e nos negócios privados com eles relacionados, defraudando o estado e pondo em risco os activos captados e o futuro dos portugueses.

Anónimo disse...

Garcia Pereira tem razão e tem coragem. Era preciso 1 deputado destes na AR.

Seria uma lufada de ar fresco.

Anónimo disse...

Se o 25 de Abril não entrou no sistema de Justiça um dos principais responsáveis é o próprio Garcia Pereira que tudo fez para sabotar esse mesmo 25 de Abril.
Agora chora lágrimas de crocodilo ou de falso arrependimento, nunca se sabe.