quarta-feira, abril 22, 2015

Erro de paralaxe

Pedro Santos Guerreiro deu ontem o tom e João Pedro Henriques foi hoje atrás, dizendo que o «PS encosta à esquerda».

Há nestas posições um erro de perspectiva. O que já vinha a acontecer na década anterior, e se aprofundou nestes últimos quatro anos, foi uma transformação do PSD num partido da direita radical, abdicando até de se reclamar da «social-democracia». Para se ser rigoroso, o PSD é que nunca esteve tão longe do PS e do centro político.

O PSD aproveitou o pretexto da troika e da União Europeia para operar uma política de desvalorização do trabalho e de empobrecimento, promovendo deste modo uma enorme transferência de recursos do trabalho para o capital. Uma política de classe contra classe. Que agora se propõe continuar a dar bónus às grandes empresas (descida continuada do IRC), aos reformados com as pensões mais elevadas e às energéticas.

O documento Um Década para Portugal traz um novo equilíbrio entre políticas do lado da oferta e políticas do lado da procura — e devolve rendimento à classe média (pensionistas e funcionários) e aos sectores que foram empurrados para a pobreza por este governo (vide números hoje divulgados da pobreza infantil).

5 comentários :

Júlio de Matos disse...



Muito bem. Mas atenção: só este tipo de argumentação não chega para se obter o fundamental, que é ganhar com maioria absoluta!

Anónimo disse...

Proponho que se juntem os dois à Ana Sá Lopes, que diz o contrário, e que se entendam. Pode ser no Snob...

Anónimo disse...

O PSD é o que sempre foi.
Um partido anti-democrata e proto-fascista disfarçado por uma sigla mentirosa. Essa é alias um batalha que o PS tarda em travar. O nome não lhes pertence, é uma farsa. Uma farsa tão grande como o CDS, pretender ser um partido do centro. Desmascarar esse logro histórico devia ser uma prioridade.

Anónimo disse...

O PPD não é Social Democrata. Foram "espertalhões" que perante o vazio da palavra no léxico politico português que começando com PPD acabaram com PPD/PSD.
Hoje, mais do que nunca o PPD está transformado em CDS/PP. Qual a diferença?

Anónimo disse...

PPD e CDS, pelos caminhos que seguem, pelas barbaridades constantes que dizem, pela forma como tratam o povo que os elegeu deviam deixar-se de nomenclaturas falsas e finalmente assumir o que os seus lideres e altos quadros são e sempre foram : salazaristas.
Deveriam fundir-se e simplesmente mudar o nome para PMS : Partido do Malogrado Salazar.
Em constante PMS já eles andam...