quarta-feira, abril 22, 2015

O desnorte do partido dos pensionistas e dos contribuintes
(entre outras máscaras descartáveis)


Paulo Portas enfiou o CDS no bolso de Passos Coelho. Já não há «linhas vermelhas» nem «cismas grisalhos». Agora, toca a papaguear a cartilha da austeridade: «somos todos soldados disciplinados», canta-se em uníssono no Caldas, parafraseando o «soldado disciplinado» Pires de Lima.

O pequeno problema é que o coro do partido dos pensionistas está desafinado. Ontem, Cecília Meireles dizia que as medidas que constam do estudo Uma Década para Portugal (cenário macroeconómico) teriam um custo de três mil milhões de euros. Hoje, Pires de Lima apresentou uma factura mais em conta: 2,2 mil milhões. O rigor, para não falar na honestidade intelectual, dos vários porta-vozes do CDS está à vista.

É óbvio que o estudo em causa propõe também receitas, que o CDS se esqueceu de considerar nos «cálculos». O estudo dos economistas para o PS prevê que a aplicação das medidas propostas se traduza num agravamento do défice de apenas 460 milhões de euros em 2016 (imagem acima), sendo que, a partir de 2018, as medidas do PS reduzem o défice público mais do que o cenário de referência da Comissão Europeia (com o fim da legislatura a registar um défice público de 1%, quando a Comissão Europeia prevê um défice de 1,8%).

3 comentários :

Anónimo disse...

Toda a gente sabe como se fazem projeccoes de crescimento no PS, pelo que a contar, e melhor contar mesmo so com a despesa, e mesmo essa, e melhor multiplicar por 2...

Anónimo disse...

Já as previsoes deste desgoverno têm uma infalibilidade digna do prof bambo.

Anónimo disse...

Divida publica antes da coligação da morte PPD/CDS : 93,4%

Divida publica depois da coligação da morte PPD/CDS :130,2% do PIB

E ainda há quem praqui venha falar das projecções do PS...