terça-feira, junho 23, 2015

«Em política, gosto das coisas claras»


    «Subscrevi o manifesto 'O Conhecimento como Futuro'. Estou de acordo com a nova agenda política para o ensino superior e a ciência que ele propõe. Mas tenho a fazer umas observações adicionais:
      1. Estamos a três meses de eleições legislativas. Não é possível ignorar esse facto.

      2. Como muitos académicos reconhecem, a ação do Governo, neste como em tantos outros domínios, foi absolutamente desastrosa. Portanto, não é possível realizar uma nova agenda política sem mudar de Governo.

      3. Só é possível mudar de Governo se todos os que querem mudar de Governo (a) forem votar e (b) votarem no Partido Socialista ou em partidos que se disponham a integrar ou viabilizar um Governo liderado pelo PS (o que, para vergonha da esquerda portuguesa, se resume por enquanto ao Livre). Tudo o resto significa colocar mais quatro anos no Governo Passos Coelho e Paulo Portas, isto é, perpetuar a política que o Manifesto e a generalidade dos cientistas tão justificadamente contestam.

      4. Tudo o que seja propor ou divulgar, agora, tomadas de posição que não enfrentem esta questão da alternativa de Governo arrisca-se apenas a ser voto pio, ou pior, limpeza de consciência própria. Mariano Gago, que tanto e tão bem é citado, nestes dias, sempre o soube - e tirou as consequências devidas.

      5. Não sei se isto parecerá sectarismo político. A mim parece-me clareza. Em política, gosto das coisas claras.»

18 comentários :

Anónimo disse...

Prof. Santos Silva por favor GRITE isso também ao António Costa!
O Toni e o primeiro a ter de entender isso!
Por exemplo: um MENTIROSO e um MENTIROSO !e por aí adiante !

Rosa disse...



E eu também, Professor!!

Anónimo disse...

Como hoje é dia de S. João, aqui vai a minha prece:
Oh meu rico S. João
Ilumina a nossa gente p'ra correr com esta coligação.

Anónimo disse...

A questão problemática não está no que refere o manifesto mas sim nas pessoas, ou seja, nos subscritores... Logo, falemos claro, sim!! O Costa terá de se chegar à frente e dizer-nos para que votemos sem dúvidas: é mais do mesmo ou não?
Carlos Bastos

Anónimo disse...

Mariano Gago é um personagem muito sobrevalorizadA em Portugal. Se tivesse morrido aos 27 anos, ainda lhe faziam romarias à campa. É um dos responsáveis pela precariedade dos bolseiros em Portugal. Além de ser insuportâvel e arrogante do ponto de vista pessoal. No essencial, qualquer documento que tenha a assinatura do Augusto Santos Silva é para rasgar, porque é para foder os trabalhadores. Vejam lá se o manifesto fala em direitos laborais dos investigadores. Foi directamente para a minha caixa do lixo. Vi lá assinaturas de quem nunca publicou um paper científico na puta da vida.

Anónimo disse...

Tanto faz votar PS ou PSD.

Para fazer diferença tem que se votar na esquerda - na CDU.

João.

Anónima disse...



Tanto faz votar no PSD ou na CDU.


Para fazer diferença tem que se votar no Centro-Esquerda - no PS.


Joana.

Anónimo disse...

O imbecil que aqui vem falar da precaridade dos bolseiros esquece-se que antes de Mariano Gago nem bolseiros havia. Há mesmo cães que não conhecem o dono e gente que não tem onde cair morta muito mal agradecida.
Mariano Gago, insuportavel e arrogante do ponto de vista pessoal?! Esta frase denuncia bem o facto de nunca lhe teres sequer dirigido a palavra na tua vida.
Não fazes ideia de quem era a pessoa, nem queres saber. Não era da tua cor e é quanto te basta para insultares o que não conheces.

Zé da Póvoa disse...

Votar na CDU, no Bloco ou nos múltiplos grupos ditos de esquerda é votar indirectamente na troika interna (Passos, Portas e Cavaco) e assegurar a manutenção das suas políticas de terra queimada, nomeadamente no que concerne à Saúde,à Educação, à Segurança Social e ao Estado Social. E o maior drama é que há mais de 20% de portugueses que parecem dispostos a dar o seu voto para manter, e agravar, o actual estado de coisas!

Luís Lavoura disse...

o que, para vergonha da esquerda portuguesa, se resume por enquanto ao Livre

Não é verdade, há muitos outros partidos que possivelmente se aliariam ao PS. Por exemplo, o partido do Marinho Pinto, e Movimento Partido da Terra, e outros partidos que não costumam eleger deputados.

Olimpico disse...

Não foi a CDU que colocou esta direita que nos governo?

Anónimo disse...

Clareza, Santos Silva, é dizer que o PS faz parte da receita venenosa que aqui nos trouxe.

Clareza é dizer que para mudar de Governo basta votar PS.

Clareza é dizer que para mudar de políticas e de receita tem de se deitar os peçonhentos como Santos Silvas borda fora e votar no BE e na CDU.

Guia disse...

INFELIZMENTE PARA O PAÍS, AS TAIS "ESQUERDAS VERDADEIRAS" É QUE SÃO UM BRUTAL APOIO DA MISERAVEL DIREITA QUE NOS DESGOVERNA!
...OU QUEM É QUE OS PÔS NO POTE EM 2011?...E PENSAR QUE BASTAVA AO PCP, AO BE E AOS VERDES NÃO VOTAREM...!!!

Anónimo disse...

Preciso uma paciencia de corno manso para aturar os xuxas com a conversa dos infindáveis PEC que imaginavam poder continuar a apresentar.

Quem se juntou ao chumbo dos PEC foi a direita que nos três primeiros ainda aceitara a coisa como boa para as suas políticas de auteridade e privatizações e cortes de pensões e baixas salariais e cortes nos direitos laborais. Nesse quarto apenas mudou de voto por questões internas.

Depois, foi a democracia mais uma vez a funcionar nas eleições onde o agora 44 de évora, com Santos Silva e outros companheiros que conduziram o país a um muito mau estado que toda agente via perdeu para Passos Coelho.

Clarinho, clarinho, clarinho. Tão clarinho que até um catedrático cacetismo da FLUP há-de perceber.

Anónimo disse...

As hostes da esquerda revolucionária andam com o pito ainda mais aos saltos do que a direita trauliteira, a avaliar pelos comentadores que para aqui vem desaguar.
ESTAIS BEM UNS PARA OS OUTROS : PSD/CDS - PCP8BE A MESMA LUTA!

Anónimo disse...

O tolinho de qua jun 24, 11:13:00 da tarde julga ver o cisco no olho do outro, mas ignora a xulipa no seu próprio orifício.

fazia melhor em falar de como Vieira da Silva do PS piorou o código do Trabalho de Bagão Félix do CDS ou de como Guterres com o rabinho entre as pernas se demitiu, dando a palavra ao povo e ao Durão Barroso mailo Paulo Portas.

Anónimo disse...

Não.
Quem deu o poder a passos/portas foi a esquerda radical. E , a julgar pelos comentários dos que aqui a vem defender, sem ter sequer consciencia do que estava a fazer. E é gente desta que quer governar?!Gente que não tem a minima noção das consequencias das suas decisões? Irresponsáveis?

Reparem, o que podiam ter feito para salvarem a face e ao mesmo tempo terem impedido o FMI/Troika de f$%&%/ o povo que dizem adorar : abster-se na votação do PEC IV. Aguardar 4/6 meses até a coisa nos mercados acalmar. Colocar à votação uma moção de censura que o PSD/CDS votaria a favor e com gosto ( tal a sede do pote). Profit.

Sois burros e quereis muita coisa. Defender o vosso país e o vosso povo não é uma delas.Também vocês estavam com sede do pote. Correu-vos mal. Como sempre corre desde que em Portugal se implantou a democracia. Já deviam ter percebido isso.

Anónima disse...



A canalha nojenta do PCP e do Bloco nunca quis governar! Querem apenas é empochar mais alguns salários de Deputados (e Assessores) à conta dos eleitores de Esquerda. Conheço-os de gingeira...

PUTA QUE VOS PARIU A TODOS!

Sabujos do caralho.

Joana.