sexta-feira, junho 05, 2015

«Não lançaremos a privatização
a poucos meses das eleições legislativas»
[Pires de Lima, a 19 de Julho de 2014]


• Pedro Sousa Carvalho, Quem está a ganhar com esta privatização da TAP?:
    “Não lançaremos a privatização a poucos meses das eleições legislativas.” Palavra de Pires de Lima. Uma promessa feita ao jornal Expresso no dia 19 de Julho de 2014, a propósito da venda da TAP. Estamos a poucos meses das eleições, até já se conhecem os programas eleitorais, e o Governo está a privatizar a TAP. Usando uma expressão do próprio ministro da Economia, o Governo já deu “corda aos sapatos” e nada parece travar a intenção de vender a TAP, custe o custar. Mesmo que não custe nada. Mesmo que a companhia de bandeira nacional seja vendida por um vintém.

    A pressão e a dramatização que colocou na venda da TAP é tal que o Governo deixou pouca ou nenhuma margem de recuo para abortar a operação, mesmo que as propostas de Germán Efromovich e de David Neeleman sejam más e lesivas para o interesse do Estado. Mesmo que a credibilidade de alguns dos candidatos deixe muito a desejar. Há uma pressão enorme para vender a empresa antes da viragem do ciclo político. São escritórios de advogados, são consultores, são facilitadores de negócios, todos de mão estendida à espera dos honorários, das comissões, das avenças e dos success fee. O failure fee, se o negócio for ruinoso para o Estado, ficará para os contribuintes. Até há comentadores que opinam semanalmente sobre o negócio na TAP, e os escritórios onde trabalham estão ligados aos candidatos à compra.

    (…)

    Germán Efromovich há dois anos ganhou a privatização da TAP. Assumiu o compromisso de pagar 35 milhões de euros ao Estado, injectar 300 milhões na empresa e assumir dívida de mais de mil milhões de euros. Quando chegou a altura de passar o cheque ao Estado, disse que não tinha garantias bancárias. Um mau cartão-de-visita para quem pelos vistos não tinha um grande cartão de crédito. David Neeleman, que já tentou por três vezes colocar a sua empresa em bolsa e falhou, tem passaporte americano e brasileiro e, segundo as leis europeias, não pode comprar mais de 50% do capital da TAP. Como tal, Humberto Pedrosa, presidente da Barraqueiro, é quem aparece como líder do seu consórcio com 50,1% do capital. Esta tentativa pateta e tosca de contornar as regras europeias vai passar? Um destes dois senhores será o futuro dono da TAP. (…)»

6 comentários :

Anónimo disse...

Este País esta a saque!

Júlio de Matos disse...



Mas QUEM é que ainda leva (ou alguma vez levou!) esta canalha a sério?

Anónimo disse...

O farsola lambão e o relvas doutô farão parte da administração da tap privatizada (mais alguns azul cueca), daqui a pressa. Em outubro ficam no desemprego...

Anónimo disse...

Bruxo! De perninhas no ar, a espernear, ainda tem que sacar ate ser posto a andar

Anónimo disse...

Os COMISSIONSTAS estão com os dentinhos a tremer, cheios de saliva! Ahhhiiii! HiHiiii! Dentinhos a trabalhar sedentos, como os da malta da Transilvânia! Viva a Europa!

Anónimo disse...

Todo este governo, todo o PSD , todo o caniche do PSD, é tudo uma cloaca a céu aberto.
Que gente NOJENTA.