terça-feira, julho 14, 2015

Censura também se faz assim

    «Ora aqui estou de novo a dar os esclarecimentos que penso dever aos espectadores de 'Os Porquês da Política':

    1. Nos termos da rescisão unilateral do contrato pela TVI, e tal como me foi explicitamente comunicado por escrito, a rubrica termina no próximo dia 28 de julho. Isto significa ser exibida hoje, 14, e nos próximos dias 21 e 28.

    2. A última confirmação do dia e da hora da rubrica de que sou autor foi-me dada ontem à noite: seria hoje, às 22h00. Em consequência, preparei-me e desloquei-me do Porto para Lisboa.

    3. Às 16h52, portanto a cerca de 6 horas do início da rubrica (que é emitida em direto), recebi um telefonema do Departamento de Agenda da TVI, comunicando-me que o programa Política Mesmo, em que a rubrica se insere, não seria exibido, sendo substituído por um debate sobre a entrevista do primeiro-ministro à SIC. Perguntei porquê, foi-me respondido que se tratava de uma decisão editorial.

    4. Deixemos por enquanto de lado a má educação de tudo isto: eu, autor de 'Os Porquês da Política', vou ser impedido de realizar o meu próprio programa, de que sou responsável nos termos de um contrato de prestação de serviços que se encontra em vigor até ao fim de julho.

    5. Isto tem um nome: censura. Censura é impedir administrativamente que alguém com direito à palavra a possa exercer, para que o conteúdo dessa palavra não seja acessível ao público. Não resta nenhuma espécie de dúvida: fui censurado pela TVI. 41 anos depois do 25 de abril, a censura está de regresso a Portugal.

12 comentários :

Anónimo disse...

Espero que o PS , depois de todos estes episódios de "censura"( pior , portanto, que a chaamada "asfixia democrática"),comece a entender que há medidas que terão de ser tomadas assim que chegue ao Governo. Monopólios de CS também têm que acabar.

Anónimo disse...

Chora-te, Augusto, das portas que ajudaste a abrir e dos buracos que ajudaste a cavar.

PMatos disse...

A TVI no caminho da excelência: a TVI24 censura hoje, e mais uma vez, o programa "Os Porquês da Política" de Augusto Santos Silva para ter dois ex-ministros a "comentar" a entrevista de Passos Coelho. Um deles, Ângelo Correia, mentor e criador do entrevistado em análise, acaba de dizer: "eu nem vi a entrevista"!
... 39 minutos depois, passaram ao que realmente preocupa o país: as transferências no mundo da bola!

Manojas disse...

Cheira-me que o anónimo das 10:16:00 é adepto de um dos quatro partidos que ajudaram a direita a subir ao poder, talvez até de um dos dois da chamada esquerda verdadeira.

Isabel Margarida Duarte disse...

Os anónimos são sempre gente covarde que não assuma o que escreve ou tem medo das consequências. Portanto, não merecem o nosso tempo. Merecem, apenas, o nosso desprezo.

Anónimo disse...

va,ass, vamos para outra. não vale a pena chover no molhado. se a humilhação continua mais vale responder com o desprezo.

Anónimo disse...

Trata-se de um acto censura de uma voz incómoda para a Direita e o seu Governo que mostra simpatias pelos tempos antigos do Salazarismo. Aliás os partidos governamentais têm nas suas bases gente com um certo nostalgismo do Salazarismo.

Anónimo disse...

Na comunicação Social dependente e de muito má qualidade que é o caso da portuguesa a censura chama-se "editor", que é um funcionário de alta confiança ao serviço dos proprietários das empresas que detêm a Comunicação Social , isto é, os grandes grupos económicos.

Juíz de Torto disse...



E agora, Augusto Santos Silva? Vai finalmente começar a perceber que este monstro já estava no ovo no... 25 de Novembro?


É que não foi só Hitler que escarneceu da Democracia, ao usá-la cinica e friamente para subir ao poder. A censura (e não só) regressa impante à ribalta, no Portugal do Séc. XXI, pela mão ingénua de muitos combatentes pela Liberdade, que não perceberam que não podiam dar de mamar a uma serpente bé-bé ferida, por compaixão idealista, e depois deixá-la descuidadamente à solta a crescer no seu pacífico terraço.


Um calhau de sete quilos e meio certeiro sobre o ovo tinha sido eventualmente chocante, mas fulminante e definitivo.


Agora vai ser tudo mais difícil, mais demorado e mais doloroso...

ignatz disse...

não me surpreende que a tvi se sinta incomodada com o santos silva e que o queira correr, o que me espanta é o fernando medina entrar no jogo e aceitar substituí-lo.

Anónimo disse...

karma is a bitch ... tudo o que fazemos volta para nós

Anónimo disse...

Portanto, se naquele dia o mundo acabar, isso será entendido como um acto de censura ao agostinho. Que bebé chorão. Vai do Porto para Lisboa e regressa na sexta? E as aulas? Já sei. Controla o tipo dos horários. Isso não será censura?

Ass: Isabel Margarida Duarte Frígida