quinta-feira, agosto 06, 2015

Mistérios do INE


Segundo a base de dados do INE, numa base mensal o valor médio do emprego no segundo trimestre de 2015 é 4485 (abril 4470, Maio 4494, Junho 4492). Segundo os dados trimestrais divulgados ontem, o valor do emprego no segundo trimestre de 2015 é 4580. 95 mil empregos de diferença! Que se passou?

6 comentários :

RC disse...

Há dois pontos que me ocorrem e que podem explicar a aparente divergência:
1º Esse valor mensal de junho não é o que terá entrado nas contas definitivas do 2º trimestre. Esse é o valor divulgado com as estimativas mensais. Um valor que na realidade resulta de uma média trimestral que inclui: final de maio, provisório de junho e previsto de julho. Entre o momento de difusão das mensais e das finais terá surgido o valor definitivo de junho (o que tendo sido uma questão de pouquíssimos dias torna tudo isto um pouco ridículo mas são as ordens do Eurostat).
2º Por outro lado, as trimestrais não são ajustadas da sazonalidade. No caso, os fatores de correção de sazonalidade dos valores mensais de emprego ajustados (de todos os meses do trimestre) estão a penalizar o volume de emprego, ou seja, os dados brutos são descontados de um efeito sazonal. Se olhares para os dados mensais brutos vês que o emprego teria sido superior (Abril 4468,6 , Maio 4510,4 , junho 4520,2) o que por si aumenta a média a cerca de 15 mil. Os restantes terão de ser explicados pela revisão de junho.

Anónimo disse...

Que se passou? É a "Verdade"... O PSD só fala a Verdade. Ai não se lembram?

Anónimo disse...

Porra!
Estou farto de jogar com a cabeça do Maçães e o máximo que consegui foram tres pontos!...

Anónimo disse...

Foi milagre! Foi milagre!

Ámen!

inconfessável disse...

Em Junho, começa o emprego sazonal e vai, em pleno, até finais de Agosto. Depois de meados de Setembro ficam todos desempregados, mas entretanto já houve eleições.

Anónimo disse...

qual emprego sazonal ,este emprego esta nos centros de formação profissional
ate os próprios formadores 90% são professores que não tem colocação ,ou seja desempregados a recibo verde proibido no estado! e tudo uma vigarice completa
pessoas de parcos recursos que ainda por cima gastam dinheiro em transportes.